TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores que influenciam a Demanda de Mercado

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  12.741 Visualizações

Página 1 de 6

Fatores que Influenciam a demanda de Mercado

O Preço do Produto. O preço de um produto ou serviço é quase sempre um fator determinante de sua demanda. Mantidos constantes todos os demais fatores, a quantidade demandada de um produto varia inversamente a seu preço—os compradores estarão mais dispostos e serão mais capazes de comprar um bem ou serviço a preços mais baixos do que a preços mais altos.

Os Atributos de um Bem. Os consumidores estão tipicamente interessados nos atributos de um bem, especialmente em comparação com as demais marcas concorrentes e demais bens substitutos.

Preferências e Gostos do Consumidor. A relevância dos gostos e preferências do consumidor na determinação da demanda por um bem ou serviço é bastante óbvia. Quando a preferência do consumidor por um bem ou serviço se enfraquece, então a demanda de mercado por esse bem ou serviço também se enfraquece.

Renda do Consumidor. Já é notório que a renda dos consumidores tem um forte impacto sobre a demanda de mercado. O desejo de comprar é por si insuficiente: os consumidores devem ser capazes de pagar pelos bens que desejam. Tipicamente, quanto maior a renda do consumidor, maior será a demanda de mercado por bens em geral ou por um bem em particular.

Preços de Bens Relacionados. Os preços de bens relacionados são importantes para a determinação da demanda por um bem, dada a inter-relação que existe entre o consumo de produtos diversos.

Expectativas dos Consumidores. As expectativas dos consumidores sobre os níveis futuros de preço, os níveis futuros de rendimento e a disponibilidade futura de bens tendem a influenciar o comportamento corrente das compras.

Alguns Determinantes Adicionais da Demanda

Enquanto os fatores precedentes são normalmente reconhecidos como os principais determinantes da demanda, outras variáveis também podem ser levadas em consideração. Embora tais percepções a respeito de um item seja função do estilo individual de vida, as demandas de bens de luxo e de bens essenciais tendem a ser diferentes em suas respostas às variações de preço, condições recessivas, taxas de juro, disponibilidade de crédito e frequência das compras.

A demanda limitada por itens que possuem altos índices de saturação tem levado alguns produtores de bens duráveis a adotar uma política de “obsolescência programada”, na qual os produtos são redesenhados periodicamente, novas características são adicionadas, e os consumidores são induzidos a aumentar a frequência com a qual repõem os modelos “antiquados” e “ultrapassados”.

O Conceito de Função Demanda

A utilização da notação funcional para representar a relação entre a quantidade demandada de um produto em particular e as variáveis específicas que influenciam sua demanda é uma forma mais especifica e precisa de representar a demanda de um produto do que a simples representação gráfica das relações preço- quantidade sob a forma de curvas de demanda.

Elasticidade de Demanda

O conceito de elasticidade tem um papel muito importante na análise da demanda de consumo. Refere-se à sensibilidades da quantidade demandada de um produto a uma variação em alguns dos fatores que determinam sua demanda. Mais especificamente, a elasticidade de um produto causada pela variação percentual em alguma das variáveis de demanda.

A Elasticidade Preço da Demanda

A relação entre o preço de um produto e o volume de vendas é uma variável de grande interesse para as firmas, porque serve de base para sua política de preços, estratégia de vendas e atendimento dos objetivos de lucro e participação no mercado.

Existem duas formas distintas de se calcular a elasticidade preço: o método da elasticidade no arco e o método da elasticidade no ponto. A elasticidade no arco é uma medida das sensibilidades da quantidade demandada entre dois pontos separados sobre uma curva de demanda. A elasticidade no ponto é uma medida da sensibilidade da quantidade demandada em um único ponto sobre a curva de demanda.

A Elasticidade Preço e a Inclinação da Curva de Demanda

Os conceitos de elasticidade e de inclinação são frequentemente confundidos. Algumas vezes se considera que quanto menos inclinada a curva da demanda, maior a elasticidade; e que quanto mais inclinada a curva de demanda, menor sua elasticidade. Essa afirmação é incorreta, o que pode ser comprovado pela própria definição dos termos. A inclinação da curva de demanda depende inteiramente do tamanho da mudança absoluta de preço quando comparada ao tamanho da mudança absoluta na quantidade demanda.

Elasticidade Preço e Curva de Demanda Linear

Embora a lei da demanda exija apenas que a curva de demanda seja negativamente inclinada à direita, é conveniente, para fins de ilustração e exposição, apresentar a curva de demanda no seu formato mais simples- uma linha reta. Logo, é importante que nos familiarizemos com as propriedades de elasticidade de uma curva de demanda linear.

Não é correto, portanto, descrever as curvas de demanda lineares como elásticas ou inelásticas; em vez disso, deve-se dizer que a parte superior da curva de demanda é elástica e a parte inferior é inelástica. Deve-se falar da elasticidade preço da curva de demanda em um dado ponto ou entre dois pontos, mas não é apropriado falar da elasticidade preço da curva de demanda como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com