TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feedback no Processo Seletivo

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente o termo Feedback (retorno) tornou-se de extrema importância nas organizações. Ele tem a finalidade de contribuir para o crescimento pessoal e profissional do ser humano apontando soluções e correções, desde que seja aplicado de maneira correta. O Feedback está particularmente inserido no setor de Gestão de Pessoas. O objetivo do projeto é oferecer soluções para a falta de feedback nas entrevistas de empregos que ocorrem em empresas de pequeno porte da região Bragantina e como expectativa de resultado busca-se sugerir ás empresas um método eficiente de retorno para todos os candidatos a uma vaga de emprego, desde o recrutamento até o final do processo seletivo, sendo que esse método será usado somente quando houver vagas em aberto. A empresa deve informar ao candidato de forma clara e eficiente o seu comportamento e desenvolvimento. Para isso, criamos alguns modelos de envio de feedback mais adequado para cada etapa do processo seletivo, pois percebe-se que existe uma grande deficiência nessa área.

No decorrer da história, os seres humanos sempre lançaram mão de ações planejadas para desenvolverem suas atividades, das mais simples as mais complexas. Na antiguidade podemos citar a construção de diversos empreendimentos públicos realizados na Grécia, Egito, China, Suméria, etc.

Em meados do século XVIII, com a ocorrência da Revolução Industrial, e o crescente desenvolvimento de máquinas, torna-se notório a necessidade dos homens de se organizarem para juntos atingirem um objetivo comum. As indústrias primeiramente com as tecelagens e seus rústicos teares necessitam de mão de obra para as fábricas e essas de produção em quantidade para seus empregadores. A revolução industrial muda o cenário nas inter-relações humanas, a visão de administração e o processo produtivo.

A revolução Industrial ocorreu entre os séculos XVIII e XIX e é no século XIX que as indústrias começam a aprimorar seus conceitos e visão sobre ações administrativas, é nele que surgem alguns termos, como Recursos Humanos, Gestão de pessoas, Seleção e Recrutamento entre outros, hoje parte imprescindível nas rotinas administrativas.

A Teoria das relações humanas só foi possível após conclusões originadas dos estudos na fábrica Western Eletric Company, em Chicago, que ficou conhecida como a experiência de Hawthorne, onde foi concluído que o grau de produção não é estabelecido pela capacidade física do empregado, mas pelas normas sociais e as expectativas do grupo a que o mesmo se agrupa. O colaborador desajustado socialmente não terá eficiência e os aspectos psicológicos, sociológicos, e emocionais são mais importantes que os técnicos. Quanto maior a integração que o grupo tiver no trabalho, maior será a força de vontade para produzir.

Há muito tempo, como é observado na evolução da história da administração, tem-se a preocupação com a produtividade de uma empresa e isso era atrelado à mão de obra, que operavam os equipamentos e máquinas nas fábricas, exigindo desta rapidez no trabalho por longas horas e poucas condições indignas de trabalho. Atualmente houve o entendimento da importância da mão de obra, técnicas e estratégias de valorização desta são criadas para que cada organização tenha sua produtividade e bons resultados.

Como se trata de um processo ainda em evolução, muitas estratégias ainda surgirão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com