TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramenta de Qualidade

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Dentre os meios para alcançar a Qualidade, temos ferramentas que auxiliam este processo. O histograma é uma das ferramentas da Qualidade que permite a observação de variáveis ao longo de um determinado período, permitindo uma identificação compreensível e descomplicada dos resultados.

De forma geral, esta ferramenta busca colaborar, com suas funcionalidades, o processo da qualidade. Com isso, temos um auxílio desta ferramenta contribuindo para que os resultados esperados se concretizem, fazendo parte integrante do tema Qualidade.

Ao longo desta pesquisa, veremos um apanhado geral da ferramenta Histograma.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A origem do histograma

O histograma é um modelo de gráfico que mostra a variação sobre uma faixa específica. Esse modelo foi criado por Guerry em 1833, que ajudou ele a descrever suas pesquisas de dados sobre crime. Essa ferramenta mede a distribuição das frequências e permiti ter uma visão geral da variação de um conjunto determinado de dados. O histograma descreve os dados nas mais diferentes áreas.

O histograma é uma das ferramentas básicas da qualidade, ela é utilizada quando for preciso o uso das ferramentas gerenciais. Por meio desta ferramenta é possível mostrar a distribuição de dados por uma função normal, ele é feito por barras verticais.

2.2 O histograma como ferramenta de qualidade

Quando falamos em qualidade, observamos vários autores que abordaram o tema, cada um, de maneira a explicar o fenômeno que descreve o alcance, seja produzindo algo ou realizando algum serviço, do êxito esperado, também o êxito futuro e com aproveitamento total.

Juran disse que qualidade é “adequação ao uso”, onde o produto possa suprir a necessidade dos clientes e a satisfação dos mesmos se dá pela realização de suas expectativas (JURAN, 1992).

Já Feigenbaum trouxe o conceito do “Controle da qualidade Total”, tornando o processo do aperfeiçoamento da qualidade possível, eficaz e efetivo (FEIGENBAUM,1994)

Também, vários outros “gurus” da administração trouxeram importantes contribuições para o estudo da qualidade, que acresceram para o desenvolvimento da gestão organizacional, que rege o presente tempo.

O tema Qualidade envolve muitas variáveis para a sua concretização. Sem os processos, estudos, aperfeiçoamentos, padrões, técnicas e ferramentas, não seriam possíveis o seu alcance. E dado o assunto principal proposto para a pesquisa neste trabalho, temos uma importante ferramenta para destacar: o Histograma.

Não menos importante, o Histograma, faz parte de uma série de ferramentas, conjuntamente com outras, que ajudam e integram o processo da Qualidade. Faz-se necessário para a comparação das alternâncias de variáveis em determinado cenário ou período. É umas das partes que auxiliam o processo de Qualidade.

2.3 Tipos de histograma

Simétrico ou normal: o pico dos dados fica localizado no centro do histograma e suas variações vão diminuindo nos dois lados. É o tipo de histograma mais comum de encontrarmos, apresenta processos estáveis e padronizados.

Figura 1 - histograma simétrico ou normal

Fonte: http://www.ferramentasdaqualidade.org/histograma/

Assimétrico: seu pico é localizado em um dos lados e os dados que estejam fora de padrão decrescem para o lado oposto. Ocorre quando a característica de qualidade tem somente um limite de especificação.

Figura 2 - histograma assimétrico

Fonte: http://www.ferramentasdaqualidade.org/histograma/

Dois picos (bimodal): a frequência é baixa no centro e o gráfico possui um pico do lado direito e outro do lado esquerdo. Acontece quando há mistura de dados diferentes para comparação.

Figura 3 - histograma dois picos

Fonte: http://www.ferramentasdaqualidade.org/histograma/

Achatado (platô): as barras dos gráficos possuem praticamente a mesma altura, com exceção das extremidades. Ele é aplicado quando há diversas misturas de distribuições com médias diferentes.

Figura 4 - histograma achatado

Fonte: http://www.ferramentasdaqualidade.org/histograma/

Pico isolado ou ilhas isoladas: algumas barras do gráfico ficam isoladas da grande maioria, gerando pequenos agrupamentos separados. Ocorre quando há anormalidades no processo.

Figura 5 - histograma pico isolado

Fonte: http://www.ferramentasdaqualidade.org/histograma/

Pente (multimodal): o gráfico possui frequências altas e baixas alternadamente. Geralmente quando há uma tendência exclusiva no modo de arredondamento dos dados.

Figura 6 - histograma pente

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABfgMAJ/ferramentas-gestao-qualidade-histograma

2.4 Vantagens e desvantagens do histograma

Vantagens

- Interpretação rápida de análise comparativa de uma sequência de elementos;

- Rápido na realização, tanto como manual ou com o uso de software;

- Simplifica a solução de problemas, especialmente quando se identifica numa serie história a evolução e a tendência de um determinado processo.

Desvantagens

- Não é fácil identificar quando se necessita a comparação de várias sequencias ao mesmo tempo;

- Quanto maior o tamanho de (N) maior será o custo de amostragem o teste;

- Para um grupo de informações é essencial à elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com