TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas de Qualidade

Por:   •  18/11/2016  •  Bibliografia  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

Ferramentas de Qualidade

Existe várias ferramentas de qualidade, todas elas são bons métodos aplicados para melhoria e desempenho de um sistema. São boas não só para identificar, mas sim analisar e propor melhores soluções, facilitando muito na correção de problemas. Para entender as ferramentas primeiro é bom saber onde são aplicadas.

[pic 1]

              [pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Como identificar cada um dos tópicos citados no sistema?

Usando as ferramentas de qualidade, podemos não só identificar e entender cada aspecto do problema, mas também propor a melhor solução que possa trazer mais eficiência e eficácia.

Matriz GUT

Pode ser usada para priorizar causas, problemas e soluções, é um método simples e exige um trabalho em equipe. É formado por uma tabela aonde se aplica os critérios e faz uma votação de 0 a 5, após isso multiplica os votos é analisa o total, depois classifica o problema ou causa a ser resolvido primeiro colocando sempre em primeiro o maior valor total.

Um exemplo para priorizar problemas colocando a Gravidade, Urgência e Tendência. Qual o problema mais grave? Qual o de mais Urgência? Qual a Tendência do problema?

Problemas

Gravidade

Urgência

Tendência

Total

Classificação

A

5

5

5

125

1

B

3

2

5

30

3

C

4

5

1

20

4

D

5

5

5

125

2

Depois de ver o total de cada um dos problemas você deve classificar em qual resolver primeiro. Se por acaso houver um empate como no caso dos problemas A e D você deve fazer uma reunião para resolver em qual deve ser resolvido primeiro.

Como essa ferramenta melhoria o processo?

A Matriz GUT é muito útil para priorizar os problemas com maiores impactos no sistema, fazendo assim um foco maior para tal situação, identificando isso, o sistema pode ver o que está afetando no resultado. Priorizando as causas dos problemas facilita o acesso a várias soluções. O método também pode ser feito para as soluções, que por meio da ferramenta pode trazer a melhor solução.

Fluxograma

O fluxograma é utilizado para entender melhor os processos, identificando os processos da empresa também identificamos os problemas. O fluxograma é um mapa aonde você tem todos os passos de um processo e seus subsistemas.

[pic 11]

Como pode ver no exemplo você vê cada passo do processo, conhecendo assim seu desempenho e também a interação entre todos os departamentos.

Como essa ferramenta melhoria o processo?

Por ser uma ferramenta que mostra mais detalhes do sistema, ele é útil para entender o Processo da empresa, conhecendo esse processo você vai ver com mais profundidade aonde está o problema e as causas, entender o problema sem entender o processo, dificulta muito a procurar uma solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (130.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com