TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Estudo de Caso de Harvard: Amazon, Apple, Facebook e Google

Por:   •  26/4/2019  •  Resenha  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM CONSULTORIA EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Charlise Weber Guerra

Trabalho da disciplina: Consultoria Empresarial

                                                 Tutor: Prof. Jonas da Silva Abreu

                                        Santa Maria- RS

2019

Estudo de Caso de Harvard: Amazon, Apple, Facebook e Google

Referência: JOHN DEIGHTON N, LEONORA KORN FELD, Harvard Business School, 51 4- P07, 12 de dezembro de 2013.

        Começou-se a falar em internet na década de 1950, quando a mesma surgiu para ser um projeto de defesa, e não como uma ferramenta de comunicação. Nesse projeto de defesa o intuito era utilizá-la para criar-se um sistema de alerta par as bombas nucleares. A mesma evoluiu para projetos de pesquisas do departamento de defesa e só em 1995 quando o governo a privatizou que começou-se a falar em inovação para marketing, para o compartilhamento da informação.

        Naquele cenário, a empresa Google estava dominando a propaganda, a empresa Amazon líder de varejo, as redes sociais lideradas pelo Facebook e Apple abrilhantando o mundo dos dispositivos.  

        Com o avanço dos recursos da internet, essas empresas começaram a disputar mercado, Google Play, uma ferramenta da Google em compra de aplicativos começou a desafiar a Amazon em indicativos de vendas. Apple e Google cresciam desapontadamente o mercado dos smartphones.

        No começo de 2013 a Amazon se destacou no mercado, pois sua receita anual já era de U$57 bilhões, tornando a empresa cada vez mais lucrativa devido aos seus principais lançamentos de navegação, Nescape e Yahoo!. Não contente com esse crescimento, foi pioneira em fazer uma parceria com seus fornecedores, lançando a rede de propagandas =, que consistia em uma ferramenta que o usuário se navegasse no seu site e mostrasse interesse sob algum determinado produto e não efetuava a compra do mesmo, seu navegador seria marcado com um cookie para que em outro momento o produto apareceria e continha uma oportunidade de compra.

        Com o crescimento da plataforma de buscas Yahoo! que apresentava e-mail e notícias,  portais e anúncios, a Google foi escolhida pela Yahoo! Para se tornar seu mecanismo de pesquisa mais utilizado, com novos dados, maior fluxo de buscas, vender propagandas a um nicho específico de consumidores e também palavras-chaves. A Google inovou em seus serviços e passou a oferecer ferramentas de e-mail ( Gmail), de foto (Picasa), de organização ( Google Agenda), e também a grande sacada, a compra do Youtube.  Posterior a essas aquisições, lançou o sistema operacional para telefone móvel, o chamado sistema Android presente até hoje em todos os smartphones do mundo, exceto os que são da marca Apple.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com