TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Governança Corporativa e Etica Empresarial

Por:   •  29/4/2019  •  Resenha  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de caso:

-Governança Corporativa e ética empresarial

FRAUDE CONTÁBIL NA WORLDCOM.

Referência:KAPLAN, Robert S; KIRON, David, Fraude Contábil na WorldCom, Havard Business School, REV: 14 de Setembro de 2007.

Robert S. Kaplan era um professor da Fundação Baker na Harvard Business School, doutor em Administração de Empresas pela mesma Harvard e um dos criadores do BSC, além de ter inúmeras publicações nessa mesma área. Já David Kiron é PHD em Filosofia pela Rochester, diretor executivo da Innovation Hubs do MIT Sloan Management Review e pesquisador senior da Harvard Busines School.

A história da fraude na Worldcom é impressionante, causando estragos a acionistas, funcionáriose ao governo. Seus efeitos causaram efeitos no varejo, na Seguridade Social, no controle de tráfego aéreo, departamentos de defesa, casas do congresso e ao escritório geral da contabilidade. Nesse contexto seguem a história da incrivel ascensão da empresa.

Segundo os autores, o sistema de telecomunicações era dominado por empresas locais(curta duração) e na de longa duração pelas empresas AT&T e LDDS, sendo essa a precursora da WorldCom. Nesse mercado existia a MCI, emrpesa consolidada que possuia pouca representatividade no sul dos Estados Unidos, aproveitando-se desse fato a LDDS apareceu ofertando esse serviço que a MCI cobria(chamadas de longa duração), mas para isso contratava os serviços das empresas de pequeno porte, o que gerava um alto custo da operação.

A empresa, já em seu inicio, apresentava prejuizo financeiro, mas com a entrada de um novo investidor, Bernie J. começou a consolidar a jovem LDDS através de aquisições de empresas regionais agregando-as a empresas de longa distância de terceiro nivel, proporcionando assim ganho em escala, e expandindo suas operações para outros continentes. Nessa série de aquisições, em 1997 a empresa agregou a MCI, que era na época a empresa com 2ª maior representatividade nas ligações de longa duração, porém em 1999 foi impedida a fazer mais uma pelo departamento de justiça americano, foi quando a empresa começou seu declinio.

No decorrer do texto verrifica-se que a empresa sofria um sério problema com a descentralização de suas operações, sendo que partes importantes que deverias se comunicar ficava geograficamente muito distantes, além disso não existia um canal aberto de comunicação entre superiores e colaboradores, fato que gerava ameaças e demissões e impossibilitava um fluxo de opiniões para análises.

O foco no aumento de valor de mercado estava engessado em gastos de longo prazo e que não gerava retorno imediato. No inicio dos anos 2000, com o estouro das ponto.com, a empresa possuia uma relação Despesa/Receita de 42% e pretendia manter essa relação no trimestre seguinte, e como essa meta não podia ser atendida, o CEO Sullivan se utilizou da manipulação de dados contabeis para conseguir: 1)Reversão de provisionamento 2)Capitalização das despesas com linhas em 2001 e 2002. na contabilidade da World.Com os custos das linhas vinha meses depois e também eram pagos meses depois. Para isso era colocado no passivo para futuro pagamento ao proprietário da linha, caso as contas fossem menores a empresa poderia reverter o provisionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com