TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro: ENGAJAMENTO TOTAL

Por:   •  2/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

 INSTITUTO NORDESTE CIDADANIA – INEC

ALEXSANDRO DE SOUZA DAMASCENO

Resumo do Livro

ENGAJAMENTO TOTAL!

Engajando-se para vencer

Alexsandro de Souza Damasceno

Eunápolis – BA 02 de maio de 2017

Introdução:

O livro engajamento total, apresenta os motivo pelo qual vale apena engajar-se, traz relatos e dados que comprovam que profissionais engajados são, hoje, um sonho de toda empresa, com base em uma pesquisa feita pelo Gallup, onde no demonstrativo dessa pesquisa apresenta as campeãs de engajamento ostentam uma taxa de turnover de 25% inferior (nas empresas de alta rotatividade) e 65% menor (nas de baixa rotatividade), além de definições, origens e conceitos do engajamento, relações entre engajamento e bem-estar no trabalho, satisfação com o trabalho, bem como uma definição como engajamento total é uma conexão física, emocional, cognitiva e social, um dos pontos fundamentais do livro é a diferença entre engajamento e comprometimento.

O livro engajamento total cita nas suas definições, origens e conceito, um guia básico para entender o engajamento. Nas suas definições o engajamento diz respeito ao quanto você esta disposto a investir, voluntariamente, em seu trabalho e em sua organização, observamos que engajamento e satisfação não são a mesma coisa, embora formem uma relação orbicular, segundo o auto o engajamento aumenta a satisfação com o trabalho, e a satisfação com  trabalho, por sua vez, pode ser considerada um entre vários fatores capazes de estimular o engajamento. Colaboradores felizes não estão necessariamente engajados, os engajados são aqueles que dão mais duro, ficam por mais tempo e apresentam uma performance melhor. O livro relata que no ambiente corporativo, o engajamento pode ser definido como um estado mental positivo e gratificante relacionado ao trabalho, caracterizado pelo vigor, dedicação e absorção. Um dos questionamentos que o livro cita é afinal qual a diferença entre engajamento e comprometimento, os colaboradores que se sentem mais engajados com seus trabalhos e suas empresas apresentam níveis mais elevados de comprometimento afetivo e normativo, outro questionamento do livro é como é possível, para um líder ou para uma organização, operacionalizar um processo que promova o engajamento total? Dentro deste questionamento ele nos apresenta o engajamento envolvendo quatro dimensões sendo elas

O físico, que se refere ao vigor e a energia que você dispensa àquilo que você está fazendo.

O emocional, que diz respeito à dedicação, a colocar “o coração” no trabalho ou tarefa a ser realizado e ao sentimento de orgulho que isso gera.

O social, que trata da qualidade das relações que você mantém, e que se reflete na colaboração necessária para fazer as coisas que você não pode fazer sozinho – ou que gerariam resultados melhores se você as fizesse com o apoio de outras pessoas.

O cognitivo, que alude à absorção, ao foco e à concentração direcionados à atividade que você está executando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com