TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento sobre o livro : Sistemas de Informação de Manuel Meireles

Por:   •  15/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal da Grande Dourados        

Beatriz Dias Couto Crepalde        

Janeiro, 2018

Fichamento sobre o livro Sistemas de Informação de Manuel Meireles Cap 2, 3 e 4.

Referência

MEIRELES, Manuel. 1949- Sistemas de Informação: quesitos de excelência dos sistemas de informações operativos e estratégicos. Volume 1 da Série: Indicadores Gerenciais / Manuel António Meireles da Costa; MEIRELES, Manuel. São Paulo: Arte & Ciência, 2001. p. 29-81

Palavras-chave

 p. 29-81

Objetivo

CAP 2: Perceber a importância da informação como vantagem competitiva da organização;.

CAP 3: Definir um conceito de informação estratégica, considerando os vários aspectos relevantes para a vantagem competitiva.

CAP 4: Compreender sobre a evolução dos sistemas integrados de gestão;

[Fichamento de Resumo]

CAP 2

Uma informação estratégica é fundamental para facilitar a criação e manutenção de uma vantagem competitiva sobre a concorrência. Zaccarelli (1996) define a vantagem competitiva como um algo em relação ao produto ou serviço de uma empresa que pode ser facilmente identificado pelos clientes como um diferenciador positivo em relação aos demais. Portanto, a vantagem competitiva “reside” no produto ou no serviço que a empresa oferece.

O sistema de informação da empresa é contém indicadores que instigam a estratégia na organização em toda a organização. São próprios para a tomada de decisão e para acompanhar o desenvolvimento das metas, entre outros.  Por isso, um sistema de informações competitivas deve ser definido baseado na vantagem competitiva que a empresa possui. O sistema de informações será princípio de vantagem competitiva se apoiar o aperfeiçoamento das características da vantagem competitiva que a empresa busca.

 Por isso, no caso de ter uma vantagem que a empresa aspira, é preciso ter fonte ou armas apropriadas para obter tal vantagem competitiva. As informações inerentes as armas da competição devem ser essencialmente estratégicas e consideráveis para o sucesso da organização.

CAP 3

A informação estratégica está vinculada e resultante das estratégias compreendidas na visão de futuro da organização.  Pode-se entender visão de futuro como um perfil organizacional, um futuro que a empresa almeja. As estratégias são os meios possíveis de atingir uma meta e esses meios podem ser implementados   constituindo as estratégias escolhidas.

 Três tipos fundamentais de estratégias podem ser considerados: a Estratégia corporativa; a Estratégia de posicionamento; e a Estratégia competitiva. Sendo que a estratégia corporativa tem responsabilidade de criar condições para viabilizar vantagens competitivas no longo prazo, a estratégia de posicionamento no setor é responsável por tentar adquirir uma diferenciação de produto ou de mercado, e por fim a estratégia competitiva é responsável por empenhar-se pela valorização da empresa junto aos consumidores.

CAP 4

Um sistema de informações deve regular informação de cunho estratégico e de cunho operacional. Sistemas assim disponibilizam informações para todos os níveis organizacionais são conhecidos como sistemas de informações gerenciais (SIG). O sistema de processamento de dados é a primeira parte do SIG, nesse componente do SIG não envolve a tomada de decisão.

O sistema de relatórios gerenciais (SRG) tem a finalidade de atender decisões rotineiras que se repetem dentro da organização. No caso de decisões não-rotineiras existe um sistema de apoio a decisões (SAD). Existe, ainda, os (ST) Sistemas Transacionais, (SE) Sistemas Especialistas e/ou (SAE) Sistema de Apoio aos Executivos. Sistema integrados podem ser aplicados em qualquer empresa desde que sejam realziadas pequenas adaptações específicas.

A vantagem de custo sobre as soluções desenvolvidas para cada empresa é resultante do ganho de escala.  Os sistemas integrados são preparados para integrar toda a gestão da empresa, acelerando o processo de tomada de decisão.

O ERP (Planejamento dos Recursos Empresariais), é uma ferramenta de trabalho e consiste em um sistema de computador (software) composto de vários módulos que se integram com o objetivo de tratar ou processar os dados transformando-os em informações decorrentes. O ERP é como um reforço para a alinhar os esforços da empresa para obter as armas adequadas nos campos de competição.

Considerando o planejamento estratégico da empresa, é necessário fazer planejamento estratégico de informação, reforçando a análise das áreas de negócios inicialmente e integrando todas elas, depois. Os analistas de sistemas elaboram o projeto do sistema e em seguida concebem o sistema, para depois implantar e poder ser alimentado de dados, além disso o mesmo demanda manutenção contínua.

[Fichamento de Citações]

[Comentários]

“O sistema de informações não é - nem nunca poderá ser -
para as empresas uma vantagem competitiva, mas sim, fonte desvantagem competitiva, origem de vantagem competitiva. Mas o sistema de informações só será fonte de vantagem competitiva se contribuir para aprimorar as características da vantagem competitiva. ”
[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com