TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

[Filme] Análise - Paradise or Oblivion

Por:   •  4/10/2016  •  Resenha  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE FILME/DOCUMENTÁRIO

  1. IDENTIFICAÇÃO FILME/DOCUMENTÁRIO:

Paradise or Oblivion (2012)

  1. SÍNTESE OU SINOPSE:

Paradise or Oblivion faz uma reflexão sobre como o planeta seria caso nunca existisse a escassez de recursos, questionando se as pessoas iriam colaborar umas com as outras em escala mundial, onde todos contribuiriam para uma vida em sociedade agradável, sem ambições ou buscas por poder. O filme aborda em como devemos utilizar a tecnologia, cada vez mais se desenvolve e apresenta resultados mais sustentáveis, e a ciência, para desenvolver um modelo de vida no qual as necessidades de todas as pessoas do mundo pudessem ser supridas, erradicado o problema de escassez. Isso resultaria em uma condição de coexistência entre o homem, a natureza e a tecnologia, fazendo com que necessidades sejam atendidas e recursos estejam sempre disponíveis.

  1. IDEIA OU MENSAGEM CENTRAL:

A mensagem central do filme consiste em pensar um modelo eficiente de política e direito no qual toda a população mundial praticasse ajuda mútua e contribuísse para extinguir a escassez de produtos, recursos naturais, mantimentos, etc. Além disso, existe um foco muito forte na questão da sustentabilidade, pois ao trazer um modelo de vida voltado para a existência de benefícios entre o homem e a natureza, é preciso preocupar-se em como desenvolver meios para que esse modelo se torne realidade.

  1. CENAS OU SITUAÇÕES PASSÍVEIS DE ASSOCIAÇÃO A ADMINISTRAÇÃO:

O documentário aborda sobre uma sociedade modelo, onde todas as pessoas buscariam o bem comum e usariam suas habilidades para tal. Então, qual seria o papel de um administrador na sociedade modelo? Como o administrador poderia agir? O profissional de administração poderia ser o responsável por gerir os recursos, organizar a produção, administrar materiais e cuidar da divisão adequada entre os membros da sua localidade e de tantas outras. Isso coloca em foco que o papel que o administrador poderia desenvolver nessa sociedade modelo vai muito além de garantir o lucro, e sim, preservar recursos e garantir sustentabilidade.

Outro ponto de associação se dá justamente pela questão da sustentabilidade. Na sociedade modelo apresentada no documentário, homem, tecnologia e natureza existem em equilíbrio. É preciso refletir em como administradores podem fazer com que, em sociedades que não funcionem em condições ideias, a coexistência entre esses elementos seja possível. A natureza é um pressuposto para a existência humana e não deve ser ignorada, algo a ser internalizado desde a formação do administrador.

  1. ASSOCIAÇÕES COM OS TEXTOS E ASSUNTOS DA UNIDADE:

O filme traz uma reflexão a respeito de como alcançar uma sociedade na qual as pessoas do mundo inteiro se ajudassem e vivessem de maneira sustentável, eliminando a escassez de recursos e mudando o foco do raciocínio da sociedade atual, onde o lucro vem antes do bem estar social. Paradise or Oblivion nos faz refletir sobre o motivo de estarmos cursando uma escola de nível superior, o que traz à tona o texto “A busca do perfil ideal para os administradores nas organizações”, onde são abordadas razões que variam desde o reconhecimento social, busca por um emprego que propicie melhores salários ou o impacto que aquele curso vai fazer no seu desenvolvimento, tanto no âmbito pessoal, acadêmico ou profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (33.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com