TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme: O óleo de Lorenzo

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  1.224 Visualizações

Página 1 de 4

Respostas

1) No momento em que Lorenzo é diagnosticado com uma doença genética raríssima e incurável chamada Adrenoleucodistrofia (ALD), que é causada pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa, porém o médico diz que ainda não existem estudos aprofundados sobre a doneça, que ela existe há uns 10 anos e que não sabem ao certo como a doença funciona, porém, sabe-se que ela atinge as células do cérebro,  destrói a bainha de mielina, uma camada que protege os neurônios responsáveis por transmitir estímulos nervosos, mas para que os pais entendam melhor, o médico cita um exemplo onde diz que a doença descasca/corrói o plástco dos fios e que, algo semelhante, acontece no cérebro das crianças diagnosticadas com essa doença.

2) Após juntamente com o médco, os pais de Lorenzo decidirem iniciar uma dieta elminando todo almento com gorduras que gerassem uma cadeia longa de ácidos graxos, ou seja, os ácidos C24 e C26, mas eles percebem que essa dieta não surte efeito, pois a gordura que ele não ingeria era superproduzida pelo organismo, então o pai de Lorenzo  se lembra que ao visitar as Ilhas Comoris, eles tiveram que conhecer o país, e para isso estudaram a língua, as leis, a geografia, então ele propõe tratar a doença de Lorenzo da mesma forma, onde ele e a esposa procuram estudar, aprender e dominar as várias dimensões da ALD, ou seja, a genética, bioquimica, neurologia, microbriologia entre outras.

3) Quando a mãe de Lorenzo, descobre por acaso, um artigo sobre um estudo feito com ratos poloneses, onde os mesmo possuem uma doença de armazenagem de ácidos graxos, ela mostra que quando os ratos são privados de uma certa gordura, a biosintese (o organsmo) compensa essa privação com superprodução de gordura, com isso ela  mostra a manpulação dos ácidos graxos, onde o organismo dos ratos param de produzir uma certa gordura prejudicial, quando outra gordura é inserida na dieta e ela propõe a busca por outra gordura para o organismo de Lorenzo parar de produzir a C24 e C26. Quando os pais de Lorenzo aplicaram na dieta o outro óleo, resultando numa queda das gorduras prejudiciais, fazendo com que os níveis de gorduras se estabilizassem em pouco mais de 50%.

1- O conhecimento científico trascende aos fatos;

2- O conhecimento científico é analítico;

3- O conhecimento científico é comunicável;

4- O conhecimento científico é verificácel;

5- O conhecimento científico depende de investigações metódicas;

6- O conhecimento científico busca e aplica leis.

4) a) Quando o pai de Lorenzo percebeu que tudo partia da observação, que atráves do estudo e da observação deles eles conseguiram resultados, mesmo não sendo o esperado. Encontraram base para prosseguir com as pesquisas na biblioteca da cidade onde moravam. Após se perguntar “porque uma enzima produz uma cadeia de gorduras mais rápido enquanto a outra produz lentamente se são enzimas independentes?” ele sonhou com a ‘produção’ de gordura da enzima sendo feitas por Lorenzo e viu que era somente uma enzima que produzia as duas cadeias de gosdura, as monosaturadas e as saturadas. O pai de Lorenzo usou clipes de papel de diferentes tamanhos, para simular a produção de gordura pelas enzima.

b) Após chegar à conclusão de que era a mesma enzima que produzia as duas cadeias de gorduras, eles descobrem que o processo de inibição competitiva pode fazer com que a enzima produza igualmente as duas cadeias, e mesmo com toda dificuldade, eles contnuaram suas pesquisas e seus estudos e chegaram à uma mistura de dois ácidos graxos insaturados, o C18 (acido oléico) e o C20 (acido erúcico), que se sobrepõe aos saturados evitando o acumulo de gorduras. Para isso, foi necessário o uso de um óleo que era nocivo aos ratos, levando-os à morte, porém a tia de Lorenzo se voluntariou para ser cobaia desse experimento, e através do acompnahamento por exames sanguíneos foi verificado que o nível de gorduras saturadas diminuiram, sem causar efeitos colaterais negativo, porém eles não sabiam qual qunantidade usar na dieta de Lorenzo,  mas optaram por usar 8 gramas do óleo, o que resultou numa estabilização incrível e rápida dos níveis de gordura no organisma de Lorenzo. Segundo os diagnósticos médicos da época, o portador da doença viveria somente 2 anos após a manifestação e o diagnóstico da doença, mas graças à persistência dos pais e ajuda de várias pessoas, incluindo alguns cientistas, com a criação do óleo, Lorenzo viveu até os 30 anos de idade. Lorenzo morreu no dia 30 de maio de 2008, segundo seu pai, a causa da morte não foi a ALD mas sim uma broncopneumonia, causada  pelo acumulo de alimentos aspirados pelo pulmão. Os estudos e a descoberta científica dos pais de Lorenzo ajudaram e ainda ajudam muita gente que sofre da mesma doença, fazendo com que tenham longos dias de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com