TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes de conflito

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  3.211 Visualizações

Página 1 de 5

FONTES DE CONFLITO

Ao descrevermos as formas básicas de conflito dentro da organização, diversas fontes de conflito surgiram. Examinaremos em detalhe as principais fontes de conflito.

Diferenças nas metas

         A alta administração determina metas políticas da empresa e estrutura essas metas em termos iguais. A administração de nível médio escolhe as metas estratégicas e táticas e os gerentes de supervisão ou de nível superior ou nível inferior supervisionam as operações diárias conforme as metas são implementadas. Dentro de um nível organizacional não há incompatibilidade de metas. Esta situação quase nunca existe; de fato a incompatibilidade de metas é citada como a causa mais comum de conflito organizacional. Isso acontece por duas razoes principais.

1 Os gerentes não são neutros nesse processo, eles tem metas próprias que muitas vezes se chocam ou pelo menos influenciam a oportunidade e a realização final das metas da organização;

2 Existem diferenças das subunidades da organização as divisões não tem as mesmas metas, os mesmos prazos para suas realizações e desempenho. Diferenças entre as subunidades são as fontes de conflitos entre as unidades. Para cada teste de um trabalho tem um ponto de vista e metas de desempenho válidos como resultado final e que as próprias metas das unidades estão em conflitos, exemplo disso foi o Ford ao possibilitar que grupos diversificados de engenharia chegassem a uma solução unificada, mas sem conflitos, de projeto destinado a produzir um meio termo inviável, como aconteceu no caso do jato militar com um rádio instalado sobre o acento do piloto.

Considerando outro exemplo o presidente de uma grande loja resolve fazer uma liquidação do tipo pague 1 e leve 2. O gerente porém tem como meta vender o maior número de calçados possíveis porque seus vendedores são comissionados e dependem do valor total de vendas e ao saber da liquidação  fica espantado e, depois, muito furioso. Essa raiva decorre das diferenças entre as metas do gerente e as metas do presidente.

Competição pelos recursos

Outra fonte de conflito dentro da organização é encontrada na competição pelos limitados recursos disponíveis. A tarefa enfrentada pela alta administração é colocar os recursos disponíveis entre os departamentos e as subunidades da organização. A medida que as empresas criam departamento de serviços que oferecem um recurso comum, porem limitado, existe competição em torno desse recuso. Um exemplo desse tipo de competição interdepartamental são as demandas em torno da instalação de processamento de dados. Via de regras surgem conflitos em torno de recursos organizacionais como: financiamentos de projetos; espaço no escritório; tempo de consultoria; uso de instalações, ferramentas equipamentos e outas; oportunidades de projetos e instalações de processamentos de dados.

Entre vários pretendentes organizacionais em competição, pode haver aqueles que acreditam que foram preteridos e não receberam sua cota justa. Provavelmente eles não vão agir de modo francamente agressivo, poderão agir de um modo passivamente agressivo. Os que acreditam que não recebeu parte merecida tem o poder de perturbar a conduta sistemática e eficaz das atividades da empresa.

Falha na comunicação e mà interpretação de informações

Uma organização de departamentos e indivíduos provavelmente não vão dispor das mesmas informações. O departamento faz com que grupos diferentes disponham de informações diferentes, grande parte consiste na troca de informações, que são utilizadas na tomada de decisões, e sendo que as informações de um departamento pode não ser conhecido, por outro departamento, as decisões tomadas por um, muitas vezes não serão ententidas pelo o outro, isso pode levar a sérios desentendimentos entre os departamentos.Além disso os departamentos tendo as mesmas informações podem ter ponto de vista diferentes.

Desacordo quanto aos padrões de desempenho

Os departamentos de uma grande organização contemporânea podem estar muito inter-relacionados já que cada uma das subunidades dá e recebe informações. Uma vez que o desempenho de uma divisão pode influir no desempenho de outra, é importante que as duas tenham desempenhos compatíveis. Se existir incompatibilidade isso poderá ter reflexos negativos em um ou ambos os departamentos. Sendo assim, as diferenças entre os padrões de desempenho provavelmente levarão a um conflito direto entre os dois departamentos. As divergências quanto aos padrões de desempenho pode também se manifestar no nível do individuo.

Incongruências da estrutura organizacional

A estrutura organizacional também pode ser uma fonte de conflito. Os funcionários de assessoria obtêm poder do valor que a organização atribui a seus talentos e know-bow únicos. Os funcionários de linha tem seu poder atribuído pela organização, simbolizado pelo seu poder atribuído pela organização, pelo organograma hierárquico e lhes são delegados autoridades e responsabilidade. Os funcionários de assessoria, fazendo uso de sua especialização, aconselham funcionários de linha que tomam decisões, mas muitas das vezes gera conflito quando a opinião da assessoria é ignorada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com