TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Food Trucks: Importância da Administração Nesta Nova Forma de Comércio

Por:   •  1/10/2018  •  Artigo  •  5.794 Palavras (24 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 24

Um breve panorama do Food Truck como unidade de negócio em Natal – RN

A brief overview of Food Truck as a business unit in Natal – RN

Jean Regis de Castro Junior[1]

RESUMO

O objetivo geral da presente pesquisa é apresentar apresentação de conceitos e características de novos negócios que possibilitem a compreensão do cenário das empresas de Food Trucks na cidade de Natal-RN, ao passo que os objetivos específicos são: Conceituar a gestão de marketing segundo autores renomados da área, atrelando a prática de inserção de novos negócios; apresentar conceitos e características de um novo segmento de negócio do setor gastronômico; conceituar o Mercado de Food Truck e comparar os resultados da pesquisa sobre um novo segmento de negócio do ramo alimentício com o mercado de Food Trucks em Natal-RN. Metodologicamente, esta pesquisa caracterizou-se como uma revisão bibiliográfica. O estudo foi desenvolvido no município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, entre os meses de junho de 2016 e abril de 2015. Para executar a inclusão de publicações no referencial teórico, foram estabelecidos os seguintes critérios: artigos de revistas científicas e capítulos de livros; publicações em português e inglês, realizadas entre os anos de 1995 e 2016. Efetuou-se uma revisão bibliográfica, realizada a partir de artigos selecionados, livros e publicações, tratando sobre temas que abarcam Administração, Marketing e Gestão. Concluiu-se que a prática de ações que realmente venham a surtir resultados positivos no ramo de Food Trucks locais depende muito da realidade na qual é aplicada, pois sabe-se que a população busca alta qualidade associada a baixos preços, sendo necessário que o administrador tenha capacidade para efetuar uma gestão capaz de oferecer ao seu público a equalização de ambos os fatores.

Palavras chave: Marketing. Food Trucks. Gestão. Administração.

ABSTRACT

The general objective of the present research is to present concepts and characteristics of new businesses that make possible the understanding of the scenario of the Food Trucks companies in the city of Natal-RN, while the specific objectives are: To conceptualize marketing management by renowned authors Of the area, linking the practice of insertion of new businesses; Present concepts and characteristics of a new business segment of the gastronomic sector; Conceptualize the Food Truck Market and compare the results of the research on a new segment of the food business with the Food Trucks market in Natal-RN. Methodologically, this research was characterized as a bibiliographic review. The study was carried out in the city of Natal, in the state of Rio Grande do Norte between June 2016 and April 2015. To implement the inclusion of publications in the theoretical framework, the following criteria were established: articles of scientific journals and chapters of books; Publications in Portuguese and English, carried out between 1995 and 2016. A bibliographic review was carried out, based on selected articles, books and publications, dealing with topics that cover Administration, Marketing and Management. It was concluded that the practice of actions that really will have positive results in the local Food Trucks branch depends very much on the reality in which it is applied, since it is known that the population seeks high quality associated with low prices, being necessary that the administrator Has the capacity to carry out a management capable of offering to its public the equalization of both factors.

Keywords: Marketing. Food Trucks. Management. Management.

INTRODUÇÃO

Muitas são as indagações voltadas a prática de novos negócios, principalmente quando o segmento ainda é pouco explorado. Os Food Trucks como são chamados os carros adaptados que servem refeições, teve sua origem no Estados Unidos por volta de 1866, quando Charles Goodnight começou a transportar alimentos e utensílios em um caminhão militar adaptado, servindo refeições a funcionários de fazendas que viajavam milhas remanejando o gado.

Ainda no século XIX, nas grandes cidades esse tipo de negócio começava a crescer e ganhar destaque para os trabalhadores, como opção de comida rápida, a um preço acessível. Com o passar dos anos o mercado foi crescendo e outras alternativas foram surgindo, entretanto com poucas mudanças significativas. O foco se manteve em alimentos prontos ou de fácil finalização (pipoca, churros etc) e a maioria dos carros ainda se moviam sobre tração humana.

Até o início dos anos 2000, esse tipo de negócio ainda trazia consigo o estigma de comida barata e de má qualidade. Com o passar dos anos essa barreira foi sendo quebrada, o mercado foi se reinventando e ganhando um ar de comida mais sofisticada. Em 2008, com a crise nos Estados Unidos, muitos restaurantes fecharam as portas, e os chefes passaram a ver os Food Trucks como uma opção de servir comida de boa qualidade, a um baixo custo, ganhando assim um conceito de comida gourmet.

Acompanhando esta tendência, os Food Trucks se expandiram por todo o mundo, chegando ao Brasil nos últimos anos, como mais uma opção de negócio para os empresários do ramo gastronômico. Pois, além de oferecer comida de boa qualidade a um preço baixo, também é visto como forma de lazer e entretenimento.  

No Brasil, a cidade de São Paulo foi a precursora do negócio, se inspirando nos modelos de sucesso das grandes cidades Norte Americanas. O up grade dos trucks se deu após a regulamentação da atividade ocorrida inicialmente em São Paulo no ano de 2013, se expandindo logo após para outros estados como: Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. Este mercado vem crescendo gradativamente e a tendência é que continue nesse mesmo patamar, segundo a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação).

Partindo dessa premissa de boas perspectivas para o segmento, os empreendedores que desejam se aventurar neste mercado precisam tomar algumas cautelas antes de investir os seus recursos e tempo com o Food Truck. O investimento inicial, mercado, localização, exigências legais, estrutura, capital de giro e os custos são alguns dos cuidados que os investidores devem se atentar ao iniciar o projeto, cada ponto citado acima será abordado no desenvolver deste trabalho.

Assim, considerando-se os principais elementos do cenário até aqui apresentado, estabelece-se como questão central de investigação do referido trabalho: que conceitos e características de um novo segmento de negócio nos remete a compreender o mercado de Food Truck na cidade de Natal-RN?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (241.7 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com