TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de Implantação ERP

Por:   •  29/5/2017  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

Formas de Implantação

        Tanto para o sistema SAS, como para qualquer outro sistema ERP a ser implantado em uma organização, o primeiro passo a ser dado é a escolha do pacote a ser implantado e seus respectivos módulos. Logo após finalizar esta escolha, deve-se determinar o modo pelo qual se dará o início de operação do sistema, e esta fase é decisiva para todo o projeto, pois influencia inúmeros aspectos, como por exemplo: prazos, recursos e requisitos de gerenciamento.

        Existem duas formas de implantar um sistema em uma organização, e são eles: em fases ou small-bang, e big-bang. O método do small-bang é escolhido pela maior parte das empresas, pois fornece maior segurança permitindo que a empresa ganhe experiência com o novo projeto antes de implantá-lo em todos os processos e áreas.

        O small-bang consiste em, inicialmente implantar o novo sistema somente em uma localidade da empresa, ou então implantar somente um módulo, e assim ganhar experiência com o novo projeto e testar sua efetividade antes de disseminá-lo por toda a organização, podendo assim conhecer possíveis falhas antes que estas possam trazer grandes prejuízos para a organização, e revertê-las a tempo. Desta forma, após realizar as primeiras experiências e adequar o que for necessário, é possível implantar os próximos módulos, ou os mesmo módulos em novas localidades, dependendo dos pacotes escolhidos pela empresa, de acordo com sua necessidade.

        Para esta forma de implantação existem duas estratégias para iniciar a operação do sistema. São elas: abrangência funcional ou geográfica. A abrangência geográfica relaciona-se com o número de localidades que a empresa possui, enquanto a abrangência funcional diz respeito ao número de módulos que serão implantados, ou seja, relaciona-se com o número de processos realizados pela organização e a necessidade de diferentes módulos para cada um deles.

Com isso, esta forma de implantação apresenta maior segurança, porém também possui pontos negativos, pois exige a construção de diversas interfaces entre o novo sistema e o antigo, para que os dados permaneçam confiáveis e seguros antes da implantação completa. O desenvolvimento desta interface é uma tarefa que consome recursos financeiros, e os produtos desenvolvidos serão necessariamente descartados no final do projeto, podendo trazer gastos desnecessários para a organização.

        Já o big-bang consiste em implantar todos os módulos adquiridos, em todas as localidades, simultaneamente. Ou seja, em uma data pré-determinada toda a empresa passará a utilizar o novo sistema, sem realizar nenhum tipo de interface com o sistema antigo. Diferente do small-bang, esta forma de implantação não necessita de gastos adicionais para desenvolvimento de interface entre o sistema novo e o antigo, porém possui margem de segurança diminuída, visto que todos os processos da empresa passarão a utilizar o novo sistema de uma só vez, e este pode ter problemas com sua funcionalidade em um primeiro momento, prejudicando processos importantes e essenciais para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (162 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com