TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação economica brasileira ad1 cederj

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Conhecido por pacto colonial, o acordo de exclusividade tendia a favorecer somente a metrópole já que a colônia tinha a obrigação de consumir os importados somente de Portugal. Sem concorrentes estrangeiros não havia disputas de preços e a metrópole podia virtualmente cobrar quanto achasse necessário. Somava-se à isso o fato de que o Brasil não podia produzir nada que a capital produzisse e somente poderia negociar com ela, o que gerava novamente a falta de disputa de preços e assim a colônia era obrigada a vender por preços irrisórios suas produções.

2 – Os imigrantes vindos de outros países buscavam aqui um recomeço fugindo da crise européia. Vinham com a promessa de salário razoável e mais um pequeno pedaço de terra para cultivar por conta própria. Como o latifundiário bancava a passagem de vinda para o Brasil, se contraia uma divida com ele. O latifundiário prendia o trabalhador através do endividamento, obrigando-o a por exemplo comprar apenas no seu próprio comércio. Ao fim do contrato de trabalho, os imigrantes se sentindo mal tratados saíam em busca de oportunidades melhores em outras áreas do Brasil e até da América latina.

3 – Sempre que o preço do café caía no mercado internacional, o governo desvalorizava o real para valorizar o café. Campos Sales tomou como medidas: aumentar a tarifa dos produtos importados com o objetivo de aumentar a receita do governo em moeda estrangeira e arcar com os custos da dívida externa; retirada de circulação de papel moeda afim de frear o consumo e combater a inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com