TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Administração

Por:   •  5/4/2017  •  Resenha  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos da Administração

Administração – do latim “Ad” (direção, tendência) e” minister” (subordinação ou obediência ). Aquele que presta um serviço a outro.[pic 1]

          “ É um conjunto de princípios, normas e funções que tem por fim ordenar os recursos, controlando a produtividade e buscando a eficiência para obter resultados esperados.” PETER DRUCKER.

  • O que é Empreendedorismo?   -> disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios. Ver o negócio como seu.[pic 2]

           Intraempreendedorismo : administras e planejar o crescimento do negócio.

  • O que uma pessoa abre uma empresa o que ela busca? E como isso deve ser feito? Perenidade/ Longevidade. Deve administrar adequadamente um negócio.
  • E o que é administrar adequadamente um negócio? -> Alocar os recursos da maneira mais assertiva possível.
  • Quais são os recursos de uma empresa? -> Pessoas, materiais, financeiros, informação, espaço, tempo.[pic 3]

                          Com isto vem a divisão de trabalho e o processo de transformação e por fim os objetivos da empresa (serviços, produtos).

  • Que meios as organizações oferecem  para atender  as necessidades das pessoas? -> Serviços de saúde, água, energia elétrica, segurança pública, controle da poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis.
  • Qual o papel do Administrador ? -> Assegurar a eficiência e eficácia das organizações.

Terminologias

Modelo de gestão: Conjunto de técnicas e doutrinas de um processo administrativo.

Eficiência: atingir os objetivos propostos com a máxima economia dos recursos da entidade.

Eficácia: atingir os objetivos propostos sem a preocupação direta com os custos envolvidos.

Nos anos 30, foi o início da humanização “do processo mecânico” de produção.  Passou a observar o funcionário e a linha de produção percebendo que poderia aumentar o rendimento observando o  funcionário mais eficaz e aplicando nos de mais.

  • Qual a diferença entre concorrencial e competição? -> Concorrencial é aquele que te copia e competição é aquele que copia, mas faz melhor.

Escola da Administração.

 1° paradigma: Racionalização da produção; divisão das tarefas; supervisão; obediência Hierarquica.

  •  O que é Administração Científica? Uma área de estudos que possui corpo teórico próprio. A administração possui um conjunto de ciências : sociologia, economia, história, psicologia e estatística.

1903- FREDERICK TAYLOR (EUA) -> Tempo e movimento -> Superespecialização da mão de obra-> Passou a observar o chão de fábrica-> A busca da máxima produção ao mínimo custo -> Trabalho cansativo/repetitivo.

A busca da máxima produção ao mínimo custo: 1° Seleção científica do trabalhador; 2° Controle de produtividade (Tempo-padrão); 3°Plano de incentivo salarial; 4° Trabalho em conjunto;5° Cada um na sua função; 6° Divisão de trabalho;7° Supervisão; 8° Ênfase na eficiência.

Críticas (Taylor): Enfoque mecanicista do ser humano; Homo economicus; Abordagem fechada ao mercado; Superespecialização do operário; Exploração dos empregados.

1908 -> HENRY FORD (EUA) -> AUSTRUISTA ->  Fundou a Ford Motor Company -> lançou o modelo T -> Ele observou a produção e percebeu que o trajeto linear pouparia tempo , assim organizou a sua produção e criou a linha de montagem->  Padronização do equipamento utilizado -> Gestão dos Recursos Humanos -> Economicidade ( redução de estoques e agilização da produção).

1916-> HENRI FAYOL (INGLATERRA) -> Processo administrativo -> Visão sistêmica -> Observa Ford e Taylor na visão da gestão -> Processo Gerenciar.

FUNÇÕES PRIMÁRIAS DOS GERENTES: 1° PLANEJAR; 2° COMANDAR; 3° ORGANIZAR; 4° CONTROLAR; 5° COORDENAR.[pic 4]

                     Principal preocupação era de organizar a empresa, criando uma estrutura.

  • Quais são as divisões da empresa? -> Comercial, financeira,  administração; segurança, contabilidade e técnica.

Processos Administrativos: Planejamento, organização, comando e controle.

  • Como se forma o conhecimento administrativo ? -> Através da OBSERVAÇÃO. Análise crítica de experiências. Fontes do conhecimento, experiência próprio e/ ou métodos científicos.

TEORIA DA MOTIVAÇÃO – MASLOW

AUTO REALIZAÇÃO

AUTO-ESTIMA

SOCIAIS

SEGURANÇA

FISIOLÓGICAS

ESCOLA COMPORTAMENTAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com