TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da administraçao

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Fundamentos da Administração – “Tempos e Movimentos”

O estudo de Tempos e Movimentos foi feito por Taylor em seu primeiro período, onde mostrou as técnicas de racionalização do trabalho do operário pela primeira vez, seguido de seu segundo momento onde concluiu que para a aplicação de seus princípios seria necessária uma estruturação geral da empresa.

Para chegar ao objetivo, Taylor tratou a Administração como Ciência, aplicando elementos fundamentais para essa estruturação: Eliminação de todo o desperdício de esforço humano; Treinamento, Especialização e Adaptação do operário à tarefa; Estabelecimento de normas de execução do trabalho; Padronização de máquinas e materiais; Planejamento de cargos e tarefas, etc.

Além da racionalização e estruturação também é importante falar sobre a Organização Racional do Trabalho que idealiza substituir os métodos desorganizados e rudimentares por métodos científicos.

Para ilustrar toda a teoria proposta, estudamos a empresa Sandálias Fio de Ouro, para entendermos se a teoria “Tempos e Movimentos” é aplicada e diagnosticar o que pode ser melhorado.

A empresa Sandálias Fio de Ouro produz rasteirinhas e está no mercado há 10 anos. Hoje possui em média 250 funcionários e produz cerca de 3500 pares de rasteirinhas por dia. Visitamos a empresa para conhecer seu processo de produção diário, que segue: Primeiro, os pedidos que chegam ao sistema são processados e é gerado um número total de pares, separados por referência, cor, numeração, etc. O talão de produção gerado é encaminhado ao almoxarifado, onde todo o material necessário é separado e encaminhado para cada setor. O setor de corte faz os cortes do sintético de acordo com cada numeração demandada, modelo, cor e suas quantidades, e segue para o setor de pesponto que separa o que foi cortado de acordo com o que será necessário para cada par, e em seguida é encaminhado para as costureiras. Ao mesmo tempo, a banca de bordado prepara as peças que serão aplicadas no cabedal feito pelas costureiras. No primeiro galpão, o último momento é onde o bordado é aplicado no cabedal.

Em seguida, são separados todos os cabedais iguais, todos os modelos da mesma referência, numeração e cor. O próximo passo é na esteira no segundo galpão, onde a rasteirinha e colada e montada à palminha e ao solado. Ela é prensada em uma máquina de calor e no final da esteira é feita a conferência da numeração e possíveis defeitos pelo expedidor. O ultimo momento é quando a sandália é embalada primeiro em uma caixa unitária e em seguida em caixas coletivas e separadas de acordo com o pedido de cada cliente.

Depois de feito todo o processo e toda a fábrica apresentada, observamos e confirmamos com o Administrador que nenhum processo da produção já foi alguma vez cronometrado, e portanto, a empresa não sabe o tempo gasto na realização de todos as etapas do processo, porém na parte do pesponto houve uma melhoria. Anteriormente, as funcionárias deste setor ficavam em pé, em algumas mesas em volta das costureiras, e muito tempo era perdido transitando entre uma mesa e outra para levar as peças já separadas. Hoje as mesas foram substituídas por uma esteira, onde as funcionárias ficam lado a lado, e mesmo não havendo um controle do tempo economizado, ficou claro que houve uma melhoria neste setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com