TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da administração

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamento Administração

  1. De acordo com o texto e o conversado em sala, qual a real importância do administrador nas pequenas, médias e grandes empresas nos dias de hoje?

Com a mudança de estruturas econômicas e com a globalização crescente movida pela tecnologia, o novo milênio trouxe um processo de valorização do conhecimento como principal qualidade de um profissional e para as empresas, com isso, o papel do administrador de empresas hoje é se tornar um capital intelectual, participar dos processos da empresa, transformando-se no principal agente de transformação da organização, provocando uma mudança de mentalidade em todos os atores organizacionais. Ainda, levar o aprendizado para o ambiente organizacional, onde a participação, o comprometimento, o trabalho em equipe e as visões compartilhadas serão peças fundamentais para as empresas.

  1. Quais as características mais importantes um administrador deve ter para enfrentar as adversidades do mercado globalizado dos dias de hoje?

O mercado atual requer muito mais dos profissionais. A competitividade crescente e a evolução da tecnologia fazem com que os administradores tenham que se atualizar dos processos tecnológicos, assim também como buscar sempre conhecimento técnico-científico, levando a um desenvolvimento interdisciplinar; com uma visão sistêmica, capaz de integrar as diversas áreas funcionais e os conhecimentos dos indivíduos para gerar novos conhecimentos, correlacionando fatos com repercussões para a empresa. Ele será um desenvolvedor de pessoas, com uma visão estratégica, antecipando ameaças e oportunidades, se transformando em um elemento sinérgico.

  1. Na opinião do grupo, quais as atitudes devem ser tomadas para que o capital intelectual das empresas seja mantido dentro da organização.

Através do conhecimento, da informação, a experiência e as habilidades dos trabalhadores, que constituem o capital intelectual de uma empresa, o administrador deve trabalhar para que essas características sejam potencializadas nos profissionais de sua empresa e assim tragam resultados para a organização, sejam a médio ou longo prazo. Esse capital intelectual pode ser mantido através de valorização do capital humano, desenvolvimento dos recursos humanos e aumento da capacidade de aprendizagem e inovação de todos os níveis da empresa.

  1. O que o autor quer dizer quando diz que “a única fonte segura de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento.”?

Pois o conhecimento é um bem intangível pertencentes não somente a cada profissional que o detem mas que também compartilha desse conhecimento com sua empresa ou organização. E como o conhecimento é o fator mais importante desse milênio, onde quanto maior o conhecimento, maior o poder, fica claro que investir em conhecimento sempre levará as empresas a desenvolverem melhores resultados, produtos inovadores, uma posição melhor no mercado e portanto se tornando um bem durável e de maior competitividade no mercado.

  1. Qual a diferença entre formação técnico-científica e formação humanística e interdisciplinar?

A formação técnico-científica consiste em um conhecimento técnico sobre determinada área de atuação profissional, sendo muito importante para um profissional essa habilidade pois saberá dos processos técnicos de sua profissão. A formação humanística não se limita ao simples acúmulo de conhecimento, mas principalmente à capacidade de interpretar sistemicamente as relações humanas. Esse tipo de formação liga-se também à inteligência emocional, que ajuda a distinguir as boas das más paixões, e dessa forma pode orientar a compreensão do direito para a dignificação da pessoa humana. E a formação interdisciplinar consiste em o profissional conhecer as relações entre o natural e a sociedade, a maneira como se comporta uma sociedade, as relações individuo/sociedade e os processos de interação do conhecimento racional e conhecimento sensível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com