TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da administração

Por:   •  10/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  18.222 Visualizações

Página 1 de 9

Exercícios – Fundamentos da Administração

1 – Analise as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa adequada:

I. A habilidade humana é a capacidade do administrador em trabalhar em equipe, compreendendo e motivando as pessoas, criando com estas um ambiente de alta interação.

II. A habilidade conceitual envolve a capacidade de compreender e lidar com situações complexas que envolvem a organização como um todo e suas inter-relações. Pode ser exemplificado pela capacidade do diretor em resolver os conflitos interpessoais entre sua equipe e os demais funcionários da empresa.

III. A habilidade técnica está relacionada com a atividade específica do gerente, quando aplica o seu conhecimento especializado e sua experiência para a solução de problemas e escolha de alternativas.

Resposta: Todas as afirmações estão corretas. Pois, mostram que as habilidades do administrador estão sendo exercidas em diversos níveis de decisões.

______________________________________________________________________________

2 - Analise as afirmativas abaixo e em seguida assinale a alternativa certa:

I - O cenário mundial apesar de incerto e repleto de desafios não oferece risco para a boa gestão organizacional.

II – Um dos papéis do administrador é obter informações para contribuir no processo de tomada de decisões.

III – Toda organização deve servir à sociedade, pois refletem valores e necessidades culturalmente aceitos.

Resposta:  As afirmações II e III estão corretas. Pois os administradores assumem diversos papéis enquanto responsáveis pelos resultados das organizações, tendo um comportamento que vai variar de acordo com a sua posição dentro da estrutura organizacional. Lembrando que a organização é uma entidade constituída de recursos e pessoas com objetivos semelhantes, desta forma se faz necessário ter uma estrutura voltada para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.

______________________________________________________________________________

3 - A fábrica Pettinati Brinquedos e Lazer Associados foi obrigada a reduzir seu pessoal em função da perda de um importante cliente que passou a comprar produtos de uma empresa da China. O cliente alegou que a empresa chinesa tinha preços e condições melhores e era mais flexível em suas negociações que a nacional Pettinati, apesar de estar do outro lado do planeta. Em reunião com o conselho administrativo, o  presidente da Pettinati explicou que a empresa só poderá sobreviver se puder se adaptar a um ambiente mutável e heterogêneo. Em termos de desenho organizacional, isso significa que será necessário:        

Resposta: Ter uma estrutura mais achatada que melhore a comunicação entre os diferentes níveis da organização tornando-a mais rápida e flexível na tomada de decisões. Desta forma, é possível planejar, organizar, liderar e controlar os diversos recursos organizacionais, buscando atingir objetivos previamente definidos, atendendo os interesses das organizações e de seus colaboradores.

______________________________________________________________________________

4 - Sabemos que a abordagem clássica da administração tem duas principais vertentes que foram estruturadas por Frederick Taylor e Henri Fayol. Qual é a abordagem que define as funções do administrador da seguinte forma: planejar, organizar, comandar e controlar?

Resposta: Teoria Clássica. Segundo Fayol, tais ações são universais pois, " a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos".

______________________________________________________________________________

5 - (ENADE 2009) Cada uma das teorias administrativas surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época.  Sobre as Teorias de Administração, considere as afirmativas a seguir:

I. A Teoria da Burocracia de Weber procurou utilizar métodos quantitativos na busca de soluções para problemas complexos.

II. A Visão Sistêmica da Administração considerou a organização como um sistema fechado, sem necessidade de interação com o ambiente, o qual é estável e previsível.

III. A Escola das Relações Humanas apresentou a existência da organização informal e das necessidades sociais das pessoas na organização.

IV. A Administração Científica de Taylor buscou aumentar a eficiência operacional das empresas por meio da ausência de desperdícios e da divisão do trabalho.

Estão CORRETAS somente as afirmativas.

Resposta: III e IV.

______________________________________________________________________________

6 - Em uma faixa afixada na parede do saguão principal de uma grande revendedora de automóveis, que vem superando suas metas de vendas, pode-se ler o seguinte: “Satisfação 100% garantida ou seu dinheiro de volta para todos os carros comprados aqui com até um mês de uso”. Certo dia, um cliente adentra o saguão da revendedora, entrega as chaves de seu automóvel recém-adquirido ao sorridente vendedor e anuncia: “Comprei meu carro aqui na semana passada. Não estou satisfeito. Quero meu dinheiro de volta”. Surpreso, o vendedor afirma que essa situação nunca acontecera, mesmo com a faixa afixada há vários meses na loja. Ele explica que a devolução do dinheiro pago pelo carro dependerá de uma entrevista do cliente com o gerente comercial da revendedora, de uma perícia minuciosa no automóvel para apurar eventuais problemas devidos ao mau uso do veículo e do preenchimento, pelo cliente, de sete formulários diferentes detalhando suas razões para a devolução. Informa ainda que, cumpridas essas etapas, depois de uma análise por parte do setor financeiro da loja, o dinheiro do cliente poderá ser devolvido em dez parcelas mensais de igual valor. Com base no caso exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. O excesso de burocracia na revendedora de automóveis constitui obstáculo para que a empresa seja eficaz em seus objetivos comerciais.

II. A atitude do vendedor revela falhas no treinamento oferecido pela empresa, pois ele foi incapaz de cumprir a promessa contida na faixa afixada na loja.

III. Há evidências de disfunção burocrática caracterizada pela dificuldade de atendimento aos clientes frente a demandas não usuais.

É correto o que se afirma em:

Resposta:

______________________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com