TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da administração

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 4

No capítulo 2, do livro, administração-teoria e prática no contexto brasileiro, Felipe Sobral. Analisa a evolução do pensamento na administração, frisando as principais teorias que a caracterizam, e assim fortificando a disciplina e a sua prática.

Em 1881, na warton school, foi desenvolvida o primeiro curso de administração nos EUA. Ao passo que no Brasil a fundação Getúlio Vargas é a pioneira nesse curso, em 1938.

As principais escolas administrativas analisadas são:

  • Escola clássica de administração
  • Enfoque contemporâneo
  • Abordagem quantitativa
  • Teoria dos sistemas
  • Enfoque contingencial

Administração vem do latim AD (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), administração é designada para o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo.

A administração vem sendo praticada há milhares de anos, há vários exemplos como:

  • Registros escritos que eram utilizados pelos sumérios, pirâmides egípcias e a grande muralha da china são exemplos de projetos de grande amplitude que contou com a ajuda de milhares de pessoas e que contaram com práticas e técnicas administrativas.

Até hoje são adotados modelos das práticas administrativas praticadas há milhares de anos que com o passar do tempo ganharam durabilidade e persistência. Existem técnicas usadas até hoje nas organizações que evoluíram dessas práticas seculares.

A escola clássica de administração pode ser dividida em três correntes:

I - Administração científica

II - Gestão administrativa

III - Teoria burocrática

I - Administração científica desenvolveu uma ciência com normas rígidas para cada elemento do trabalho individual, e o aperfeiçoamento e a padronização de todas as ferramentas e condições de trabalho.

Selecionar, treinar- ensinar cuidadosamente o trabalhador. Remunerar e articular todo trabalhador com os princípios da ciência desenvolvida.

II - Gestão administrativa abordou os princípios gerais de administração. Henri Fayol foi o principal representante dessa corrente. Com base na experiência de Fayol divide as operações empresariais em 6 grupos inter-relacionados:

I - Operações técnicas: produção, fabricação

II - Operações financeiras: gerência capitais

III - Operações de segurança: Segurança de pessoas e propriedades

IV - Operações de contabilidades

V - Operações de administração

VI - Operações comerciais: compras, vendas, produtos, inventários, registros, balanças, licenças.

III - Teoria da burocracia

O termo “ burocracia “ é um termo híbrido composto dos termos francês brureau, que significa “ escritório “, sufixo grego kratia, que significa ao poder, à regra. Logo, burocracia significa “poder do escritório”. O desenvolvimento dessa forma de organização estava presente em todos os setores: Igrejas, Estado, partidos políticos e empresas.

Sendo assim, a escola clássica de administração tem como princípios, a criação de normas rígidas para o elemento individual do trabalho, a gestão administrativa das operações empresariais inter-relacionadas e a teoria da burocracia que demonstra o poder do escritório nas instituições.

Enfoque Comportamental

O enfoque comportamental refere- se ao conjunto das contribuições teóricas que buscam analisar o comportamento humano nas organizações. O enfoque comportamental está presente de forma marcante em teorias e pesquisas da área de administração e organizações. Procura compreender o indivíduo como um ser complexo que tem outras necessidades ligadas ao seu ego, desenvolvimento pessoal, auto- realização e autonomia de pensamento.

  • Enfoque comportamental tem como fundamento a preocupação com a parte humana nas organizações, busca compreender o indivíduo e enxergar suas necessidades.

Abordagem Quantitativa

O surgimento da abordagem quantitativa, foi influenciado pelo impacto da segunda guerra mundial e das associações de disseminação da informação para gerentes.

O fim da segunda guerra mundial caracteriza se pelo desenvolvimento de um conjunto de ciências, como teoria da informação, cibernética, análise de sistemas e ciências da análise de sistemas complexos.

A abordagem quantitativa, também chamada pesquisa operacional, refere-se ao uso das técnicas matemáticas e quantitativas para a criação e a análise de modelos complexos, que possam facilitar a solução de problemas administrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com