TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da gestão financeira. Contabilidade. Estatística aplicada

Por:   •  12/3/2018  •  Monografia  •  5.451 Palavras (22 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

O presente projeto multidisciplinar apresenta como objetivo, traçar um paralelo entre o conhecimento teórico, adquirido por meio de pesquisas e das disciplinas aprendidas ao longo do semestre, e conhecimentos técnico-práticos, que visam oferecer um panorama que possibilita ao profissional o reconhecimento do cenário-problema de uma empresa, identificando seus pontos fortes e vulnerabilidades e detectando quais são as ações a tomar a fim de obter êxito na solução de possíveis problemas e ameaças e identificação de oportunidades. De modo que foi possível traçar este panorama sobre a empresa Magazine Luiza e lançar neste cenário a ótica da gestão financeira. A fim de adquirir o conhecimento necessário para a realização desse projeto, propõe-se o reconhecimento da situação econômico-financeira dessa empresa do segmento de varejo já consolidada no mercado brasileiro.

Palavras-chave: Fundamentos da gestão financeira. Contabilidade. Estatística aplicada.

SUMÁRIO

Sumário 00

1 Introdução 00

2 00

2.1 00

2.2 00

2.3 00

2.4 00

3 00

Conclusão 00

Referências Bibliográficas 00

1. INTRODUÇÃO

O mercado atual, devido ao seu status altamente globalizado, encontra necessidade de que as organizações mantenham suas vantagens competitivas em alta, já que a demanda da concorrência neste cenário é inúmera. Neste contexto faz-se necessário também que as empresas encontrem inovações estratégicas, além de mudanças em seu modelo de gestão. Isto ocorre porque o âmbito mercadológico está mais exigente com relação aos modelos de gestão implantados pelas empresas, portanto, as organizações que se recusam a abandonar os métodos retrógrados acabam perdendo espaço neste mercado.

Em vista desse cenário, o presente projeto multidisciplinar conta com a possibilidade de traçar um paralelo entre a realidade empresarial e suas problemáticas inerentes, a fim de identifica-las e encontrar modo de solucioná-las, fazendo uso dos conhecimentos obtidos por meio das disciplinas estudadas ao longo do semestre. Para isso, será avaliada a teoria relacionada às disciplinas e as práticas econômico-financeiras de uma empresa real, no caso o Magazine Luiza pareceu adequado às propostas desse estudo.

Foi eleito como procedimento de pesquisa a aplicação de estudo de caso, que como explica Yin (2015) consiste em um dos métodos de pesquisa mais desafiadores para as ciências sociais. Sendo que, com frequência direciona o pesquisador a fenômenos contemporâneos, cujos servirão como objeto de análise. Assim, o autor explica o estudo de caso como uma das diversas maneiras de realização de pesquisa em estudos das ciências sociais.

1.1 Identificação da empresa

O Magazine Luiza fui fundado em 1957, por Pelegrino José Donato e Luiza Trajano, que adquiriram uma pequena loja no centro de Franca, cidade do interior do estado de São Paulo. Até o final dos anos 1990 a empresa já tinha alcançado um crescimento significativo, o que ocorreu, sobretudo, devido à aquisição de pequenas cadeias perto de sua matriz. Crescendo de forma gradativa ao longo do tempo, a empresa ocupa, na contemporaneidade, lugar de destaque entre as principais empresas de varejo no Brasil, sendo, portanto, esse o seu segmento de atuação.

No momento atual, o Magazine Luiza toma como principais concorrentes o Grupo Pão de Açúcar, que é composto por redes de varejo como Casas Bahia e Ponto Frio. Isso porque, sobretudo as Casas Bahia, possuem público-alvo semelhante ao que é almejado pelo Magazine Luiza, cuja fatia de mercado objetiva alcançar pessoas de todas as classes, mas, especialmente das classes C e D, que possuem grande potencial de consumo. Um público que é igualmente explorado pelas Casas Bahia. Considerando o mercado de atuação dessas empresas, é possível entender que a indústria de varejo é sensível às flutuações das taxas de juros e à expansão e contração do crédito ao consumidor.

Sendo assim, em relação aos 4Ps da empresa, é possível entender que: produto – variedade em comércio varejista de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos; preço – formado considerando os concorrentes diretos no mercado e a renda das classes C e D, que são o público-alvo específico da empresa; praça – mulheres, entre 30 e 65 anos de idade, ativas no mercado de trabalho ou aposentadas, com renda própria e nível de escolaridade entre ensino fundamental incompleto e ensino médio completo; e, promoção – campanhas de alta visibilidade e amplamente divulgadas pelos meios de comunicação de massa (TV, rádio e internet), um exemplo é a “liquidação fantástica”, um dia em que a empresa oferece descontos de até 70% das 5 às 11 horas da manhã nas maiores lojas do Magazine Luiza. O êxito dessas ações em anos anteriores foi tamanho, que as filas formadas nas portas das lojas, tinham até 20 mil clientes aguardando.

• Missão: Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada que visa sempre o bem-estar comum.

• Visão: Ser o grupo mais inovador do varejo nacional, oferecendo diversas linhas de produtos e serviços para a família brasileira. Estar presente onde, quando e como o cliente desejar, seja em lojas físicas, virtuais ou online. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos.

• Valores e Princípios: Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento: nós colocamos as pessoas em primeiro lugar. Elas são a força e a vitalidade da nossa organização; Ética: nossas ações e relações são baseadas na verdade, integridade, honestidade, transparência, justiça e bem comum; Simplicidade e Liberdade de Expressão: buscamos a simplicidade nas nossas relações e processos, respeitamos as opiniões de todos e estamos abertos a ouvi-las, independentemente da posição que ocupam na empresa; Inovação e Ousadia: cultivamos o empreendedorismo na busca de fazer diferente, por meio de iniciativas inovadoras e ousadas; Crença: acreditamos em um Ser Supremo, independentemente de religião, bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (170.2 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com