TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Administração

Por:   •  13/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.955 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da escola à competitividade na economia globalizada. 2ª edição. São Paul: Atlas. 2000. (pág 23 -51)

FICHAMENTO

CONCEITO

Administração é o processo de tomar e colocar em pratica decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo de administrar está ligado a qualquer situação onde pessoas utilizam recursos para atingir objetivos. Garantir a realização desses objetivos, aplicando os recursos disponíveis, é a finalidade ultima do processo de administrar.

Decisões = fazer escolhas. O processo administrativo inclui quatro principais modalidades delas, sendo:

                Planejamento – tomar decisões sobre objetivos e recursos necessários para realiza-los;

                Organização – tomar decisões sobre a divisão de autoridade e responsabilidades de pessoas e sobre a divisão dos recursos;

                Direção – decisões que iniciam processos, pessoas e recursos, para realizar tarefas e alcançar os objetivos;

                Controle – assegurar a realização dos objetivos.

Recursos – classificam-se em seis tipos principais: instalações, espaço, tempo, dinheiro, informações e pessoas.

Objetivos – são os resultados ou fins que as organizações procuram atingir, através do uso dos recursos. Eficaz é aquela empresa que atinge seus objetivos e eficiente é aquela em que o objetivo é alcançado com melhor uso dos recursos.

Pessoas – principais agentes do processo administrativo e, por isso, estão no cerne desse processo.

Administradores – são as pessoas que tomam as decisões de administração, aquelas que administram recursos, sistemas e objetivos.

Importância Social

A principal razão de estudar administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações, sendo o principal motivo da existência delas é que alguns objetivos só podem ser alcançados através de ação coordenada de grupos e pessoas.

A qualidade de administração é de suma importância, visto que muitos problemas que vivemos e enfrentamos hoje, decorrem da ineficiência ou inexistência de algum tipo de organização. A predominância das organizações e sua importância para a sociedade em que vivemos, além da necessidade de administradores capazes e competentes, justificam e fundamentam o desenvolvimento e estudo da Teoria Geral da Administração.

TEORIA ADMINISTRATIVA

Teoria é uma representação abstrata do que se percebe como realidade. É o conjunto de afirmações ou regras feitas para enquadrar alguma parte do mundo real.

Compreendem dois tipos de conhecimentos ou teorias, a saber:

        Descritivos – aquelas que propõe explicar um evento ou fenômeno real. Dificilmente existe consenso entre os autores, pois muitas teorias explicam de forma diferente as mesmas coisas. Tais divergências são benéficas, pois estimulam a duvida e a curiosidade, além de ampliarem o leque de novas explicações.

        Prescritivos – são aqueles que propõem recomendações, soluções ou decisões que devem ser tomadas em certas ocasiões. Dividem-se em dois grupos:

Doutrinas (princípio ou preceitos) – recomendam como agir e contem valores implícitos ou explícitos. Procura embasar os julgamentos e decisões dos administradores a respeito de inúmeros aspectos de seu trabalho.

Técnicas – são soluções para problemas específicos.

Há que se distinguir de forma precisa as técnicas dos princípios, sendo esses, mais importantes e tem utilidade genérica, explicando porque e como as técnicas, em geral transitórias, devem ser empregadas.

FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO

        São produzidos pela observação da experiência pratica de diversas organizações e de seus administradores, possuindo duas principais fontes: a própria experiência e os métodos científicos.

Experiência: faz parte da cultura coletiva, sendo produto da transmissão dos conhecimentos práticos.

Métodos científicos: aplicação da ciência à observação das organizações e seus administradores. Há cinco métodos mais comuns usados em pesquisa de administração, a saber:

        Experimento – é o método cientifico por excelência, e consiste em medir as consequências de uma alteração produzida em uma situação.

        Levantamento Simples – é feito usando questionários, entrevistas, observação direta e outras técnicas semelhantes. Identifica simplesmente as características de algum fenômeno administrativo, entender algo que esteja ocorrendo num grupo de organizações ou analisar a frequência que determinada técnica este disseminada.

        Levantamento Correlacional – identifica as relações de causa e efeito entre determinados processos ou variáveis. Procura identificar o efeito de um tipo de variável sobre outra (independentes sobre a dependentes; causa sobre efeitos). Sua principal diferença entre o levantamento simples está no fato daquela utilizar pelo menos duas classes de variáveis, contrastantes entre si.

        Método do caso – relato ou narrativa de uma situação real. Deve conter informações que permitam desenvolver habilidades de analise ou resolução de problemas, a serem aplicadas em situações semelhantes. Possui três objetivos específicos: apresentar uma situação em que uma decisão já foi tomada e deve ser analisada; uma situação em que há um problema, exigindo uma solução e; apresentar uma situação em que não há problema apenas descrição de fatos que podem evoluir para ameaças ou oportunidades.

        Incidente Crítico – variante do método de caso. É uma situação muito rápida que exemplifica situações semelhantes e que se usa para deduzir princípios gerais.

OBJETIVOS E CAMPOS DE APLICAÇÃO

        Preparação de administradores para todos os tipos de organização. Os objetivos principais da Teoria Geral são: entender e explicar as organizações; entender e explicar o papel da administração e dos administradores nas organizações; e identificar e propor diretrizes e técnicas para administrar as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com