TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Administração

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

      Capa

     

Resumo

Introdução

Fundamentos de Administração

      Descrição da Organização

      1.1 Denominação e forma de constituição

A empresa recebe a denominação MADEFERRO PRAIA GRANDE LTDA, constituída em regime de sociedade limitada, onde dois sócios integralizaram o capital social da empresa.

1.2- Dados relevantes da origem da organização

Até 2008, a empresa atuava em 80% das suas vendas como comércio atacadista de ferro, representando produtos da Gerdau, atendendo principalmente pequenas e médias construtoras. Mas a partir desse ano, resolveram diversificar os produtos, como uma estratégia para melhorar as vendas, e hoje, a situação é invertida, produtos de ferragem representam apenas 20% das vendas.

      1.3 Natureza e ramo de atuação

A empresa atua nos ramos de comércio varejista e vendas de materiais de construção, com foco em vendas de materiais para acabamentos.

      1.4 Informação sobre o porte da empresa

Empresa de pequeno porte (EPP) constituída em sociedade limitada, com uma única sede, instalada em município com aproximadamente trezentos mil habitantes.

1.6 Número de funcionários

Em seu quadro funcional encontram-se trinta e seis (36) colaboradores, sendo: 1 diretor, 1 gerente de vendas, 7 vendedores (1 deles afastado pelo INSS por motivo de doença), 1 comprador, 1 encarregado de expedição, 1 assistente de expedição, 1 encarregado operacional, 4 motoristas, 14 funcionários operacionais, 1 operador de empilhadeira, 2 faxineiras, 1 gerente administrativa, 3 auxiliares de escritório.

Formas de Gestão

Em nosso trabalho de coleta de dados na empresa, pudemos observar o processo PODC muito presente na empresa. Estivemos com o diretor, com a gerência e alguns subordinados, e em todas as funções existiam os princípios de Fayol. O diretor mencionou o planejamento anual de metas de vendas, de melhorias e administrativas da empresa. O pessoal do administrativo mostrou uma quantidade bastante grande de seus processos que está muito ligado com organização e controle. Praticamente tudo o que as gerências mencionaram está ligado a comando, pois a equipe sob suas orientações e a responsabilidade com os resultados, está ligado diretamente a comando.

Ações de Sustentabilidade

A empresa tem um pequeno espaço onde guarda papelão, plástico e sucata de ferro das embalagens, e quando o espaço fica cheio, esse material é vendido para centros de reciclagem. A verba arrecadada com esse material é revertida em benfeitoria para funcionários. TVs foram compradas para o refeitório, tapetes especiais para os bancos dos motoristas nos caminhões e treinamentos de alta performance e auto-conhecimento, para o pessoal de vendas e administrativo são algumas das benfeitorias.

1.13 Organograma: quem faz parte da alta direção e os diferentes elementos da estrutura

Comunicação Empresarial

Uma das estratégias da empresa na comunicação interna é a agilidade na comunicação; por isso, empresa utiliza o watsapp. O watsapp auxilia principalmente na comunicação entre o setor de vendas e expedição, que organiza o processo de entrega, podendo dar ao cliente externo uma precisão exata na data da entrega. Também sobre comunicação interna, a empresa adota um quadro de avisos sobre o relógio de ponto, disponibilizando informações sobre as decisões da gerência, avisos sobre EPI e mensagens de motivação. A empresa também adota uma cartilha como manual de Conduta e de Ética usada para direcionar o comportamento no ambiente da empresa. A Madeferro adota a política de levar seus funcionários para treinamentos de imersão e auto-conhecimento (citado em Fundamentos de Administração). Essa atitude da empresa gera um ambiente bastante saudável e de muita confiança nos gestores.

A comunicação estratégica com clientes externos é feita através de jornal de ofertas, onde uma vez por ano, um tablóide com 10.000 exemplares é distribuído em Praia Grande, Santos e São Vicente, nos bairros onde tem mais construções sendo realizadas; além de comerciais em TV aberta e TV por assinatura, site e mídias sociais.

Sobre a cultura organizacional da empresa, pudemos criar junto com a diretoria, os conceitos abaixo:

Missão

Fornecer aos seus clientes materiais do básico ao acabamento, atendendo suas necessidades com produtos de qualidade e preço justo.

 Visão

Ser um meio de tornar possível o sonho da casa própria aos clientes, colaboradores e parceiros, oferecendo atendimento de qualidade e viabilizando maneiras para que isso se realize, tornando esse sonho das pessoas possível.Ter um relacionamento de transparência e compromisso com seus colaboradores e fornecedores.

Valores

A Madeferro cresceu e se desenvolveu acreditando que o capital humano é uma das maiores riquezas que a empresa possui, e acredita que juntos, podemos fazer um mundo melhor, valorizando seu relacionamento com colaboradores, clientes e fornecedores, incentivando o desenvolvimento pessoal de cada um.

Recursos Materiais e Patrimoniais

Uma das estratégias empresariais hoje adotadas pela Madeferro, é o investimento na sazonalidade do estoque. Por exemplo: dezembro é o mês de vender tintas. O começo do ano é a época de vender material básico. Em outubro eles fazem o Feirão, onde vendem muito piso e acabamento. O estoque precisa estar adequado para atender essas demandas de sazonalidade, então a empresa tem o hábito de negociar as compras pelo volume comprado, conseguindo assim bonificações em produtos, melhor prazo para pagamento, treinamento técnico da marca para funcionários e assistência técnica ampliada aos produtos.

A empresa acaba de adquirir mais uma empilhadeira, pois a organização e armazenagem do estoque não conseguia mais ser atendida por uma empilhadeira apenas.

1.5 Principais Equipamentos

Os equipamentos da Madeferro são: computadores, terminais PDV, 01 servidor datacenter, 02 empilhadeiras, 03 caminhões, 01 carro e 01 moto.

1.7 Principais Produtos

São inúmeros a quantidade de itens, mas citaremos aqui pisos, revestimentos, cimento e argamassas, tocadores, louças, torneiras, esquadrias, etc.

1.8 Principais fornecedores, principais insumos, matérias primas e serviços por eles fornecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com