TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Administração – Descrição da Organização

Por:   •  4/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.014 Palavras (25 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2]


[pic 3][pic 4]


[pic 5][pic 6]


[pic 7][pic 8]

        

        


  1. Fundamentos de Administração – Descrição da Organização:[pic 9]
  1. Denominação e forma de constituição

Denominada como uma organização sem fins lucrativos, a empresa ACP, (Associação Comunitária Profissionalizante), está localizada na Av General Alípio dos Santos, nº 273 no bairro Olavo Oliveira, na cidade de Fortaleza, no estado do Ceara.

Foi fundada as 15:00 horas do dia 18 de maio do ano de 2009, conforme edital de convocação publicado neste mesmo ano e data, assimfoi nomeada como presidente por meio de votação dos associados a Senhora Anna Gabriele Silveira da Silva. Sua constituição foi através de uma assembleia geral e ordináriapelo atual presidente, apresentando para aprovação o relatório de atividades e balanço financeiro da gestão 20/08/2009.

O relatório de atividades e das contas da diretoria executiva foi apresentado e aprovado pelos respectivos associados presentes. Em seguida foi realizada a eleição da diretoria executiva, do conselho de administração e do conselho fiscal do exercício do mandato pelo período de 01.01.2010 à 01.01.212. Para tanto, considerando a inscrição da chapa única que foi a mesma.

Assim foram constituídos os seguintes membros:A Senhora Anna Gabriele Silveira da Silva, residente na Rua Raimundo Pinheiro Bastos, nº 185, no Bairro Quintino Cunha, tendo como profissão Auxiliar Administrativo, doravante, sendo a mesma na ACP, como Presidente e Fundadora; O Senhor Daniel Martins, residente na Avenida BR 116, Km 06, nº 1976, no Bairro da Messejana, tendo como profissão Estudante, sendo na ACP, como Vice-Presidente; na Recepção, a Senhora Patrícia da Silva Batista, residente na Avenida BR 116, Km 06, nº 1976, no Bairro da Messejana, e pôr fim a Senhora Ana Carla Bezerra, residente na Rua Antônio Divino, nº 81 Bairro Alta da Paz, assumindo o cargo na ACP de Diretora Financeira.

  1. Fundamentos de Administração – Descrição da Organização:
  1. Dados e fatos relevantes da origem da organização

Criada no ano de 2007 é uma organização de natureza social, sem fins lucrativos,que não visam lucro, mas contabilizam seus resultados sob o ponto de vista social e pelo “bem” que realiza para a sociedade.

Foi formalizada em 2009.Iniciou-se no mercado com cursos em diversas áreas, tais como: costureira, informática, cabeleireira, manicure, etc.

Para atuar de forma distinta baseado em um planejamento estratégicointerno, surgiuànecessidadedeexpandir a prestação de serviços emconjunto com a comunidade. Com projetos não-governamentais, adequada na Lei da Aprendizagem, Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, publicada no D.O.U (Diário Oficial da União), sancionada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso.

AACP, assim conhecida, foicriada com o objetivo de qualificar e oportunizar aos aprendizes devulnerabilidade social, o desenvolvimento das competências comportamentais, técnicas e habilidades pessoais para auxiliá-lo na sua inserção e permanência no mercado de trabalho. Com isso, proporcionar geração de renda e a sua participação na sociedade, visando exercício pleno de sua cidadania, colaborando com a construção do seu projeto de vida.

 Foi necessário seguir com rigor os parâmetros exigidos pelos órgãos competentes que fiscalizam essas atividades. Com registro no CMDCA(CONSELHO DOS DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE), que fiscaliza as entidades nos cursos de aprendizagem no Estado do Ceará, oferecidos pela instituição e validados pelo MTE, com seus respectivos termos de compromisso, seu cadastro pode ser encontrado no Cadastro Nacional de Aprendizagem (CNAP), acessando o site: www.juventudeweb.gov.br.

  1. Fundamentos de Administração – Descrição da Organização:
  1. Natureza e Ramo de Atuação

De natureza civil para prestar apoio e orientação profissional, tem como objetivo de executar serviços na área de Cursos Profissionalizantes, análogo, formação humana, dentre outros, o que consistirá principalmente em:

  1. Beneficiar a comunidade com oportunidades a difusão de idéias, oferecerem mecanismos a formação e integração da comunidade, estimulada o lazer, a cultura e o convívio social.
  2. Prestar serviços de utilidade pública integrando-se aos serviços profissionalizantes;
  3. Contribuir para o aperfeiçoamento profissional, de conformidade com a legislação profissional vigente;
  4. Permitir a capacitação de pessoas, jovens e adolescentes no exercício do direito de expressão da forma mais acessível possível.
  5. Contribuir com a capacitação profissional de cada pessoa, jovem ou adolescente participante da A.C.P- Associação Comunitária de Profissionalização
  6. Respeitar e atender aos seguintes princípios:Promoção das atividades profissionalizantes, informativas em benefício do desenvolvimento geral e integração dos membros da comunidade, em especial de jovens e adolescentes; Respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família, favorecendo a integração dos membros da comunidade atendida; Não discriminação de raça, religião, sexo, preferências sexuais, convicção político ideológico partidário e condição social nas relações comunitárias.

Art. 4º do Estatuto da ACP:

Na consecução de tais objetivos poderá efetivar trabalhos de atendimento, ensino pesquisa e publicações, bem como participar na formação de pessoal técnico relacionados com seus finsem ofertar programas na modalidade de aprendizagemprofissional deverá proceder ao registro eletrônico no Cadastro Nacionalde Aprendizagem do Ministério do Trabalho e consta em seu banco de talentos uma média de 300 alunos, cadastrados na instituição com idade entre 16 a 24 anos.

  1. Fundamentos de Administração – Descrição da Organização:
  1. Informações sobre o porte de empresa.

Uma Empresa de médio porte no Brasil, segundo o IBGE é caracterizada pela quantidade de funcionários que ela possui, assim como a citada neste projeto a ACP, não possui sede própria, e chega a desembolsar mensalmente de aluguel o valor de R$ 450,00 (Quatrocentos e Cinquenta Reais), a previsão média anual é estimado em R$ 5.400,00 (Cinco Mil e Quatrocentos Reais). Para o conforto dos colaboradores, fornecedores e alunos, passou recentemente por reforma de uma 01 sala climatizada, com 12 computadores de última geração que serão usados para ocurso de informática básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (680.3 Kb)   docx (481.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com