TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Estratégia e Administração Gestão Empresarial

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

1) Os gerentes tem ritmo de carga de trabalho implacáveis pois o seu cargo na empresa exige extrema diversidade de tarefas e atividades em que os gerentes são interrompidos a todo momento e correm de um lado para outro o tempo todo. E carregam a responsabiliade da sua unidade e sempre precisa continuar sem nunca ter certeza que o sucesso está garantido.

2) Os gerentes gostam ou tem a necessidade de saber de tudo o tempo todo, e a interrupção mostra que isso está acontecendo, a todo o momento estão chegando informações até ele, mesmo que seja por meio de problemas a serem resolvidos. Essa característica mostra o quanto o trabalho do gerente é interminável, sempre terá algo que precisam fazer, pois a carga de trabalho é sempre alta. Além disso, com a interrupção é possível perceber que os gerentes desenvolvem o entendimento da importância do custo de oportunidade, podendo priorizar algumas coisas em certos momentos e o benefício que essa prioridade pode trazer.

3) Ele expõe alguns fatos bem relevantes: Inúmeros estudos demonstram que os gerentes trabalham em um ritmo implacável; Suas atividades geralmente se caracterizam por breviedade, variedade, fragmentação e descontinuidade; São fortemente orientadas para a ação. Ou seja, pelo ritmo de trabalho insano, dificilmente o gerente ficara planejando demais alguma atividade. Seu tempo é utilizado na maioria das vezes para ação, atividades variadas e breves, não prolongando uma reflexão mais demorada e especifica de um determinado problema/assunto.

4) Os gerentes trabalham com informações formais e informais em seu dia a dia, por meio de telefonemas, emails, discussões informais e reuniões, memorandos, documentos formais. Porem é preferido meios de informações informais, como a comunicação oral que segundo Mintzberg a gestão é de 60% a 90% oral. Pois os gerentes preferem a conversa presencial e alem de trazer resultados mais rápidos proporcionam maior confiança.

5) A gestão em geral de acordo com Mintzberg é de fato tratada como relações laterais com amigos e socios tanto quanto superior e subordinado. Tal fato se deve à gerentes passarem metade do tempo com fornecedores, clientes, socios entre outros. Em um estudo, Mintzberg retrata Executivos-Chefes no qual passavam 48% de seu tempo em reuniões e telefones para obter informações exclusivas e oportunidades que poderiam aparecer. Além disso, mantinham contato com advogados, consultores e corretores para receber conselhos especializados.

6) Mintzberg cita alguns textos como o de Peter Drucker em seu livro clássico de 1954, The Practice of Management:

Uma analogia [para o gerente] é a do regente de uma orquestra sinfônica, cujos esforços, visão e lideranças fazem com que partes instrumentais individuais, apenas barulho quando sozinhas, tornem uma música viva e completa. Mas o maestro possui a partitura do compositor: ele é apenas um intérprete. O gerente é compositor e maestro ao mesmo. (pp. 341-342)

e de Sune Carlson:

Antes de realizarmos o estudo, sempre pensei no executivo-chefe como o maestro de uma orquestra, sozinho e distante em seu pedestal. Agora em certo sentido, penso nele como a marionete em um teatrinho, com centenas de pessoas puxando as cordinhas e forçando-o a agir dessa ou daquela maneira.

Mas finaliza dizendo que o gerente não é maestro nem marionete o controle, até o possível, tende a ser mais implícito do explícito, pelo estabelecimento de algumas obrigações que deva cumprir posteriormente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com