TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Sistemas de Informação

Por:   •  21/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas de Informação

[pic 1]

DISCIPLINA

Fundamentos de Sistemas de Informação – EAD  

PERÍODO

1º Sistemas de Informação

DATA:

27/03/2018

VALOR:

PROFESSOR

Marília Costa Machado

ALUNO(a)

Arthur Dias Millen

Questões

  1. Quais os propósitos da Teoria Geral dos Sistemas? RESPOSTA: A T.G.S. não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica. Os pressupostos básicos da T.G.S. são: 1- existe uma nítida tendência para a integração entre as ciências naturais e sociais; 2- essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas; 3- essa teoria de sistemas pode ser uma maneira mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico, especialmente as ciências sociais; 4- essa teoria de sistemas, ao desenvolver princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, aproxima-nos do objetivo da unidade da ciência; 5- isso pode levar a uma integração muito necessária da educação científica.

  1. Qual o Conceito de Sistemas? RESPOSTA: sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.
  1. Qual a diferença entre sistemas abertos e sistemas fechados? RESPOSTA: O SISTEMA ABERTO tem uma variedade enorme de entradas e de saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas. Por essa razão, o sistema aberto é também chamado sistema orgânico. O melhor exemplo de sistemas abertos são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem. Já o SISTEMA FECHADO tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas são bem conhecidas e guardam entre si uma relação de causa e efeito: a uma determinada entrada (causa) ocorre sempre uma determinada saída (efeito). Por esta razão, o sistema fechado é também chamado sistema mecânico ou determinístico. O melhor exemplo de sistemas fechados são as máquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem.
  1. Veja o seguinte cenário e responda:

CENÁRIO 1: Você está andando num shopping e alguém lhe pergunta: Que dia é hoje ? A sua resposta, para essa pessoa, é um dado ou informação? RESPOSTA: é um dado.

CENÁRIO 2: Uma pessoa fica em coma por 10 anos, e ao acordar pergunta: Que dia é hoje ? A sua resposta, para essa pessoa, é um dado ou informação? RESPOSTA: a princípio seria somente um dado, mas como o indivíduo questionado não irá responder a data de maneira avulsa, haja vista que o indivíduo que estava em coma perdeu a consciência e automaticamente a noção do tempo, a resposta será dada com um posicionamento pessoal do indivíduo questionado. Provavelmente ele dará detalhes de quanto tempo tem que o outro estava em coma, deve falar o ano em que o coma iniciou e o ano em que eles estão atualmente, ou seja, dará parâmetros para que o homem que estava em coma retome o conhecimento do “espaço-tempo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (145.5 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com