TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos do Comportamento em Grupo

Por:   •  2/4/2019  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Capítulo 9 Fundamentos do comportamento em grupo

Há várias razões para formação de um grupo. As pessoas podem se reunir em grupos por comando, tarefa, interesse ou amizade.

A formação dos grupos segue uma sequência aparentemente regular, exceto os grupos formados para que se realize alguma tarefa particular. O modelo de cinco estratégias apresenta essa sequência:1) Formação: há uma grande incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e liderança; 2) Tormenta: há conflitos quanto aos limites impostos à individualidade e sobre quem controlará o grupo; 3) Normatização: quando o grupo passa a demonstrar coesão; 4) Desempenho: os esforços são voltados ao grupo, e buscam o desempenho da tarefa proposta; 5) Interrupção: esse é um estágio exclusivo dos grupos temporários: aqui o grupo se prepara para seu fim, com reações diversas entre os membros do grupo.

É apresentado também um modelo alternativo para grupos temporários com prazos definidos. Esses grupos parecem seguir um outro modelo; o de equilíbrio pontual. Suas fases são: determinação da direção do grupo; fase de inércia; transição; mudanças; inércia e atividades aceleradas. Esses grupos apresentam períodos compridos de inércia e alguns momentos de revolução, impulsionados pela consciência da limitação do tempo.

O comportamento e o desempenho dos indivíduos em grupo podem ser explicados e previstos em boa parte. Isso devido a variáveis estruturais. Quanto aos papéis, grupos diferentes impõem exigências de papéis diferentes aos indivíduos, seja em casa, no trabalho, no esporte, na Igreja etc. O papel pode ter uma identidade. Ou seja, o papel pode mudar se a situação e seus requisitos exigirem mudanças. Temos visões diferentes de acordo a como acreditamos que devemos agir de acordo com a situação, e isso é a percepção do papel. Os estímulos que nos rodeiam são as fontes dessas percepções (livros, amigos etc.). Já a maneira que outras pessoas acreditam que devemos agir de acordo com a circunstância é a chamada expectativa do papel. Sua forma de se comportar é, muitas vezes, causada pelo papel que se tem no contexto corrente. Diferente expectativas ao papel que o indivíduo desempenha geram conflitos de papel. Quando um papel torna difícil o desempenho de outro, há o conflito. Pode haver, inclusive, contradição de papeis.

Normas são outras variáveis estrutural. Todos os grupos estabelecem padrões de comportamento a todos os seus membros. As normas servem para influenciar o comportamento dos indivíduos com um mínimo de controle externo.

Os estudos de Hawthorne contribuíram para compreensão da importância das normas no comportamento dos indivíduos. Apesar de cada grupo ter suas normas, algumas delas são comuns à maioria dos grupos: normas de desempenho, de aparência, de organização social, e de alocação de recursos (exemplo: remuneração). A conformidade existe uma vez que grupos exercem grande influência sobre os indivíduos para que eles mudem e se adaptem aos padrões estabelecidos, e, como alguém que busca aceitação, se conforma. Claro que as pessoas não se submetem a todas as pressões exercidas pelo grupo. As pessoas se submetem aos grupos mais importantes a que pertencem ou querem pertencer, ou seja, aos grupos de referência. Desvios de comportamentos no ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com