TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos do estudo do comportamento organizacional

Artigo: Fundamentos do estudo do comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Artigo  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Devido à necessidade contínua de se manter líder de mercado, galgar posições no ranking, ou simplesmente sobreviver, as organizações têm com foco principal aprimorar os valores subjetivos, intrínsecos de cada ser humano, na busca de um diferencial que já não se consegue mais somente trabalhando com objetos materiais, com uma análise fria dos números que a contabilidade demonstra, ou obter como resultado, apenas valores mensuráveis fornecidos pelo financeiro.

A capacidade de conviver com as mudanças, como se elas fizessem parte do seu cotidiano, transformando os antigos empregados em colaboradores, extraindo deles sua capacidade de criação, os qualificando para que se tornem o capital mais rentável da corporação, transformando-os, de forma prática, em parceiros da organização a que pertence, traduz, como resultados desejados: produção eficiente e eficaz, atendendo às necessidades de um mercado consumidor, que vem se tornando cada vez mais exigente, tem sido a fórmula do sucesso deste perfil empresarial.

Tendo como base esse novo perfil apresentado, nos apropriando das contribuições fornecidas por estudiosos no assunto, leitura de artigos e entrevistas com atores desse processo, e passaremos a estudar o comportamento organizacional.

1. Comportamento Organizacional.

É o estudo do comportamento humano de forma individual ou em grupo; avalia também o impacto que ambos têm sobre o comportamento das organizações com o objetivo de trazer benefícios para a empresa.

Segundo Caravantes apud DereK (2009), Comportamento Organizacional é: “O estudo da estrutura do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

Chiavenato (1999, p. 304), conceitua o Comportamento Organizacional como:

O estudo da dinâmica das Organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.

Fica claro que o comportamento organizacional, estuda as atitudes dos indivíduos dentro das organizações, avaliando o que os mesmos trarão de beneficio para empresa, dessa forma, cada ser influenciará de forma positiva ou negativa nas organizações; essa influência terá inicio nos grupos.

Toda organização é dotada de um sistema de gerenciamento, esse sistema pode ser: fechado ou aberto.

2 - Conceitos de Inovação

2.1 Inovação é qualquer mudança na busca de melhores resultados, tipo: inovação tecnologica; inovar a forma de atendimento, como rodízio de atendentes; criar ouvidoria etc.

2.2 Fazer diferente, implementar alguma mudança, nós seres humanos somos resistentes às mudanças, mas elas são necessárias principalmente no campo profissional.

2.3 Inovação é um método de renovação, ou seja, atualização e traz boa imagem para a empresa.

2.4 Desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com