TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo do comportamento organizacional

Pesquisas Acadêmicas: O estudo do comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - Unidade 3

Curso – Administração

Disciplina - Comportamento Organizacional

Tutora Presencial

Tutora a Distância

INTRODUÇÃO

Este trabalho refere-se ao desenvolvimento da atividade prática supervisionada (ATPS) que tem como objetivo a aprendizagem sobre o comportamento organizacional.

O estudo sobre o comportamento organizacional se coloca como de grande valia nos dias de hoje, pois, diz respeito a conhecer e entender o grupo de indivíduos - que faz uma organização sobreviver, desempenhar suas funções com eficiência e eficácia e ser mais competitiva no atual mercado globalizado e concorrido.

Chiavenato (2003) lembra, entretanto, que há algumas décadas, a empresa tinha seu valor de mercado estipulado pelo seu patrimônio tangível e contábil, atualmente essa equação comporta um elemento a mais, que é o valor de sua equipe de trabalho, de seu capital intelectual, o qual pode se tornar um verdadeiro diferencial.

A capacidade do administrador em obter mais produtos utilizando a mesma quantidade de produtos ou conseguir bons produtos com menos material e mão de obra é o que chamamos de eficiência, em toda empresa é necessário ter pessoas eficientes, principalmente, para melhorar custos.

A eficácia por outro lado é a capacidade de se produzir o que é solicitado de maneira certa, sendo assim alcançando deu objetivo final.

Tanto a eficácia como a eficiência estão interligadas, a primeira se refere ao resultado final do trabalho, já a eficiência refere-se a como esse trabalho será realizado para se ter sucesso.

Este trabalho é dividido em capítulos, sendo que:

O capítulo 1 trata do conceito de comportamento organizacional, sob o aspecto de Vecchio Robbert e Stephen P. Robbins.

O capítulo 2 apresenta uma análise acerca da inovação tecnológica nas organizações. Este capítulo também possui um relatório com algumas das respostas obtidas de uma entrevista realizada junto a um grupo de vinte pessoas sobre o conceito de inovação.

O capítulo 3 discorre sobre as principais características de uma equipe de trabalho, os estilos de atuação e a importância da liderança para as organizações.

O capítulo 4 constitui uma breve abordagem sobre percepção e comunicação para o contexto organizacional, e por fim, segue a conclusão e as referências bibliográficas.

CAPÍTULO 1

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações, no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Comportamento Organizacional trata-se de uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem em uma empresa.

Segundo Vecchio Robbert, comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.

Já para Stephen P. Robbins, comportamento organizacional é um campo de estudos onde investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização

Basicamente o conceito entre os dois são praticamente o mesmo, eles falam sobre o comportamento do ser humano dentro da organização onde trabalham. Vecchio foca mais no individuo em si mesmo, enquanto, Robbins visa a organização como um todo.

Quadro comparativo de sistemas:

CARACTERÍSTICAS SISTEMA FECHADO SISTEMA ABERTO

Estrutura organizacional Burocrática, rígida e definitiva. Flexível, mutável e adaptativa.

Autoridade Baseia-se na hierarquia e comando. Baseia-se no conhecimento e na consulta.

Desenho do trabalho Cargos estáveis, definidos e definitivos. Provisório e os cargos são mutáveis e constantemente redefinidos. Os trabalhadores são multifuncionais

Processo decisório As decisões são centralizadas na alta administração. As decisões são descentralizadas.

Comunicações Quase sempre verticais Quase sempre horizontais.

Confiabilidade Às regras e regulamentos formalizados por escrito. Às pessoas e comunicações informais entre elas.

Ambiente Estável, rotineiro e previsível. Instável, dinâmico e mutável.

Fonte de pesquisa para o quadro: Chiavenatto, Idalberto = Introdução à teoria geral da administração

CAPÍTULO 2

Conforme pesquisa feita com 20 pessoas entre 25 á 40 anos percebe-se que a inovação faz parte do cotidiano das pessoas, ela está no dia a dia de todos, tanto nos estudos como no trabalho; Noventa por cento das pessoas que participaram da nossa pesquisa disseram que não conseguiriam mais trabalhar sem os métodos inovadores que tem no ambiente de trabalho, como programas específicos, aparelhos tecnológicos, entre outros, e no ambiente de estudo a inovação tecnológica ajuda em todos os aspectos, pois age como uma ferramenta facilitadora no que se refere a pesquisas e aprendizado; Os outros dez por cento das pessoas preferem trabalhar sem a presença de inovações por não confiarem tanto assim na tecnologia e, por diversas vezes, acreditam que a inovação e tecnologia andam juntos, sem que se possa desassociá-las. Os entrevistados disseram que na vida pessoal a inovação faz a diferença principalmente no campo da saúde, nas descobertas, nos estudos avançados, nas técnicas cirúrgicas, que a cada dia alcança maiores níveis tecnológicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com