TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Teoria Organizacional

Por:   •  22/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

2.DESENVOLVIMENTO        

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional        

2.1.1 Os três principios de Ford.        

2.1.2 Exemplo de trabalho informal.        

2.2 Comunicação e Linguagem        

2.2.1 Relação homem com o trabalho nos tempos atuais.        

2.2.2 Caracteristicas do fordismo na empresa Mc Donald’s.        

2.3 Homem, Cultura e Sociedade        

2.3.1 A Ideologia de Marx e a vinculação entre ideologia e cultura.        

2.3.2 O novo capitalismo.        

2.4 Comportamento Organizacionais        

2.4.1 Informacionalismo.        

2.4.2 Exigencias  da linguagem e comunicação.        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

Ao desenvolver este trabalho com o objetivo de aprofundar o conhecimento teórico sobre as disciplinas do semestre. Ressaltarei através de cada análise, que represente o fordismo fora da indústria, o “fordismo" informal, que apresenta o método do século XIX com o trabalho da atualidade. A partir da leitura feita sobre a um artigo cientifico: “ Da rotina à flexibilidade: análise das características do fordismo fora da indústria”.

O mesmo trata-se da transição do “fordismo” ao “ pós-fordismo”, da produção em massa para produção flexível, e das mudanças no mundo do trabalho. O autor cita que características do fordismo passam a ser verificadas, no mercado de trabalho atual, no setor informal da economia, para usar conceitos de Bauman, determinadas características da modernidade sólida passam a fazer parte da modernidade, mas em outros setores que não mais o da indústria.

Citarei nesse trabalho também o relacionamento homem e, os desejos, necessidades satisfação e sofrimentos, como homem tem enfrentado esse mundo tecnológico, o mundo globalizado onde se tornamos consumistas.

O mercado de trabalho atual, demostra as características do fordismo, agora empregadas no setor de serviços e no setor informal, usando como exemplos, o Mc Donald’s e comercialização de alimentos em ponto de ônibus.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional

2.1.1 A teoria administrativa foi criada pelo americano Frederick Taylor no fim do sec. XIX e iniciou vários seguidores entres eles o que mais destacou foi Henri Ford que é considerado o pai da produção em massa.

Ford desenvolveu três princípios, o princípio da produtividade, intensificação e economicidade. O princípio da produtividade consiste em aumentar, sucessivamente, a capacidade de produção de cada elemento produtor. Se o funcionário consegue, num mesmo período, com a mesma jornada de trabalho, produzir o dobro da produção inicial e ao mesmo tempo receber o dobro do seu salário, terá sua vantagem e proporciona vantagens ao empregador, por aumentar a produção, e ao consumidor, a possibilidade de redução do preço de custo e fácil distribuição das despesas para produção maior. O princípio da intensificação se houver redução do tempo de fabricação, se for acelerado o ritmo do trabalho, o processo de produção será mais rápido, portanto o retorno do investimento será imediato. O princípio da economicidade tem com finalidade diminuir o tempo desde a fabricação da matéria prima até a chegada do produto no mercado.

Dessa forma, o modelo fordista pode ser entendido por uma série de características “meticulosa separação entre projeto e execução, iniciativa e atendimento a comandos, liberdade e obediência, invenção e determinação, com o estreito entrelaçamento dos opostos dentro de cada uma das oposições binárias e a suave transmissão de comando do primeiro elemento de cada par ao segundo” (Bauman, 20001:68).

Esses princípios permanecem na atualidade com o objetivo de reduzir o custo, colocando um preço mais acessível, dessa forma comercializando mais produtos.

2.1.2 O tempo é essencial para os vendedores de milho assado, pamonha, salgados e bebidas em ponto de ônibus em rodovias, portanto os vendedores ambulantes embarcam no ônibus, enquanto o ônibus está parado no ponto, os vendedores comercializam seus produtos alimentícios nesse curto período de embarcação dos passageiros. Os vendedores possuem uma grande agilidade e passam por todos as poltronas entregando o produto e recolhendo o dinheiro em questão de minutos.

2.2 Comunicação e Linguagem

2.2.1 Sob o ponto de vista econômico, a globalização pode ser definida como a acelerada e crescente internacionalização dos mercados de bens, serviços e capitais induzidos pelo movimento recente de redução das tarifas de exportação e pela padronização das operações mercantis.

O fenômeno seja um processo de rápida a adaptações dos hábitos de consumo decorrente a oferta internacional, em grande demanda, de bens e serviços afetados pela expansão dos mercados. Bem com à crescente fragmentação e dispersão em diferentes países, das etapas do processo produtivo que até então permaneciam concentrados no interior da linha de montagem do processo produtivo da grande indústria fordista e taylorista. A relação de trabalho, apresenta mudanças na medida em que a flexibilização da produção e automização dos processos exige um emprenho crescente dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com