TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Teoria Organizacional

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

SUMÁRIO

  1. Introdução..............................................................................................4
  2. Desenvolvimento...................................................................................5
  1. Fundamentos e Teoria Organizacional...........................................5
  2. Comunicação e Linguagem.............................................................5
  3. Homem, Cultura e Sociedade...........................................................6
  4. Comportamento Organizacional......................................................6
  1. Considerações Finais............................................................................7
  2. Referências.............................................................................................8

1.INTRODUÇÃO

O trabalho pretende tratar os assuntos relacionados as organizações Modernas, realizando um comparativo entre teóricas administrativas e como elas estão empregadas nas organizações atuais.Para entendermos como funciona a administração hoje , é preciso voltar ao passado e descobrir quais foram os principais influenciadores da criação da administração, enquanto ciência .

O formato de texto escrito busca a compreensão de assuntos específicos, que estão separados em subtítulos para cada assunto tratado, utilizando de textos base para análise, e pesquisas na internet para embasamento teórico e prático de situações rotineiras, presentes nos meios de trabalho.Procurando entender que a Administração são recursos e processos de uso disponíveis e de atuação , planejada ,supervisionada , organizada e controlada , com a finalidade de alcançar resultados previamente estabelecidos.

São objetivos deste trabalho, detalhar os processos e modificações encontrados no Fordismo, seja ele Formal ou informal, através de conceitos adquiridos no estudo da teoria cientifica criada por Frederick Winslow Taylor, e seus métodos de trabalho executados nas organizações tradicionais e a forma que esses processos impactam as organizações até hoje,  analisando também profissões tipicamente informais que abordam conceitos de Henry Ford considerado o modernizador da teoria cientifica colocando na prática os conceitos de padronização para produção em massa em sua linha de produção de automóveis.

Analisaremos a relação entre Homem e o Trabalho, e a forma que essa relação convive com a sociedade, detalharemos a estrutura organizacional do McDonald's e o modelo de trabalho desta organização

Por fim, Avaliaremos o pensamento social de Karl Marx e como o mesmo enxerga a ideologia e cultura na formação do caráter do indivíduo, e as constantes transformações tecnológicas implementadas na era do informacionalismo, e como essas transformações mudam a metodologia de trabalho das organizações Modernas.Analisaremos também na comunicação e linguagem a definição das competências lingüísticas necessárias para a efetividade da comunicação;compreender o texto enquanto uma unidade de sentido; avaliar as propriedades de um texto , abordar aspectos relacionados á adequação das práticas de escrita .Neste sentido ainda na segunda metade do século XIX, Taylor se defrontava com a idéia da natureza sagrada do Homem.Mais outros obstáculos para a investigação das leis da natureza humana surgem das considerações metafísicas e teológicas.A noção popular do livre arbítrio humano envolve não somente a liberdade de agir de acordo com motivações , mas também o poder de quebrar a continuidade e de agir sem causa .

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional

Por meio da racionalização da produção, idealizou a linha de montagem, o que lhe permitiu a produção em série, isto é, método moderno que permite fabricar grandes quantidades de um determinado produto padronizado. Na produção em série ou em massa, o produto é padronizado em seu material, mão-de-obra, desenho e ao mínimo custo possível.

- Principio da intensificação

Diminuir o tempo de duração com emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado (redução do ciclo de tempo).

- Principio da Economicidade

Reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria-prima em transformação.. Conseguiu que o automóvel fosse pago á empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima e dos salários. A velocidade de produção deve ser rápida.

- Principio da Produtividade

Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período por meio da especialização da linha de montagem. O operário ganha mais e a empresa tem maior produção.

Um grande exemplo é o feirante, um vendedor informal, que trabalha com três princípios: diminuir o tempo de duração, reduzir o volume de estoque, e aumentar a capacidade de produção.

2.2 Comunicação e Linguagem

 O mundo do trabalho acontece a Revolução Industrial, em grande ponto de referencia na historia do trabalho. A sociedade mercantilista já esta desenvolvida, que compraram sua liberdade e se dedicaram ao comercio e que começa pela primeira vez na historia do mundo, a modificar o sentido do trabalho. Até então, sua conotação era negativa, o trabalho era considerado uma atividade inferior e sem valor algum, destinados aos escravos. A partir daí se inicia um processo de industrialização. Busca-se com as pesquisas sobre comprometimento que os trabalhadores podem experimentar e como eles se articulam na determinação do seu comportamento no trabalho.

Ao encarar expectativas, desejos, satisfação, e as organizações que partem em busca de tecnologia para maximizar o envolvimento dos trabalhadores. Sendo um grande indicador de produtividade no trabalho.

Em 1954 Ray Kroc, aos 52 anos, vendia batedeiras para Milk-shake e durante uma vista comercial ficou fascinado com a popularidade dos irmãos  Dick e Maurice Mc Donald, que administravam com considerável eficiência na cidade de San Bernadino, Califórnia. Os irmãos prezavam a qualidade dos produtos, e a higiene ao estabelecimento, que devido a esses fatores e a rapidez no atendimento vivia lotado. Não perdendo a padronização, obtendo seu avanço, com sua cultura que é o conjunto de hábitos, crenças, normas, valores, compartilhados por todos os membros da empresa, ela distingue uma organização das demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com