TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Teoria Organizacional...

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  2.113 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Fundamento e Teoria Organizacional        

2.2        Comunicação e Linguagem        

2.3        Homem, Cultura e SOCIEDADE.        

2.4        Comportamento Organizacional        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

ANEXOS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com a finalidade de constatar de forma clara e objetiva, as disciplinas estudadas durante o semestre e suas relações.

No Fundamento e Teoria Organizacional serão abordados os conceitos necessários para atingir os objetivos em comum, e alguns conceitos básicos e o significado de Administração.

Comunicação e Linguagem verão o que é Comunicação, quais são os processos comunicativos e alguns exemplos de linguagem.

Homem, Cultura e Sociedade, vamos levantar ideia dos primeiros filósofos e veremos também essa ideia aplicada nos dias atuais.

Comportamento Organizacional, vemos como ela funciona como é aplicado no dia a dia em uma empresa, e suas teorias que estuda o comportamento dentro das organizações e investiga o impacto do indivíduo ou grupo no mesmo.

Além de vermos o que todas as disciplinas nos mostra, veremos também a relações delas, e como podemos identificar ela nos dias de hoje.


  1. DESENVOLVIMENTO

A administração é o ato de gerenciar ou administrar negócios, pessoas ou recursos, com objetivo de alcançar metas definidas, para que isso ocorra e necessários o conhecimento e a aprendizagem continuam, nesse semestre demos mais um passo para a preparação de profissionais qualificada e com conhecimento nas mais diversas teorias que pode ser aplicada no seu dia a dia.

Mas com a sociedade atual, temos que estar atento na globalização, pois a modernidade esta alterando a maneira que conhecemos de trabalho, onde se trabalha conforme o ritmo do equipamento e não de si próprio, os estudos, cada vez mais exigentes nas indústrias, e isso tem um peso importante na possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho formal e de progredir nele.

  1. Fundamento e Teoria Organizacional

Nessa disciplina estudamos bastante a abordagem cientifica, por exemplo, a criada por Taylor, onde ele baseava seus estudos nas tarefas, onde a organização das empresas começa de baixo para cima na visão de uma pirâmide hierárquica, conforme observada por Taylor, para tentar aumentar a eficiência e a produtividade nas fabricas onde atuava, foi destacados cinco tópicos nesta fase: a remuneração, o combate aos desperdícios, à racionalização do trabalho, a padronização de métodos e equipamentos e os princípios da administração.

Tivemos também um estudo posterior a de Taylor que é a abordagem clássica criada por Fayol, onde ele analisava a estrutura organizacional com uma visão oposta de Taylor, assim a empresa deveria começar de cima para baixo, nesta faze que surge os níveis hierárquicos. Para Fayol a quatorze princípios básicos na administração, vamos mostrar aqui os cinco mais importantes, que são: divisão de trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, entre outros. Segundo (MAXIMIANO 2011), “Fayol tinha uma visão de que a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócio, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle...”. Em suas contribuições destacam-se as funções administrativas.

Outra interessante descoberta surgiu com a experiência de Hawthorne, feita por Mayo, foi onde surgiu a abordagem humanística. Através desse estudo concluiu-se que: o nível de produção é resultante da integração social, o comportamento social dos empregados, as recompensas e sanções sociais, existem grupos informais, as relações humanas, o conteúdo do cargo ocupado e a ênfase nos aspectos emocionais; este movimento teve muitas críticas dos empresários, como pode ser identificado neste trecho destacado por (MOTTA E VASCONCELOS 2006)... "Tudo isto é muito interessante, mas o que psicólogos e teóricos em geral parecem esquecer é que tenho que obter lucro e produzir bens. O bem-estar é muito justo no devido lugar, mas é, no final das contas, um problema secundário na indústria, e não a função principal...”

Então como oposição as escolas antecedentes, a abordagem neoclássica surgiu em virtude das críticas das abordagens anteriores, sendo quase uma junção das ideias humanísticas e científica. Então seria uma releitura do que fora discutido, mas os princípios são basicamente os mesmo, porém, os objetivos são mais importantes do que os meios ou métodos utilizados. Peter Drucker (1905-2005). Apud (CHIAVENATO 2010) salienta que uma organização tem três aspectos organizacionais: objetivos, administração e desempenho organizacional.

Segundo (CHIAVENATO 2010)... Os neoclássicos afirmam que a administração é uma técnica social, pois toda a organização é constituída por pessoas. A administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum;... O ser humano cada vez mais necessita cooperar com outras pessoas para atingir seus objetivos. Nesse sentido a administração é basicamente a coordenação de atividades coletivas e grupais...

  1. Comunicação e Linguagem

Esse processo e o que as pessoas utilizam para se comunicar umas com as outras, seja ela por fala, gestos, imagens, ou seja, verbais e não verbais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com