TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e sociedade, Comportamento Organizacional.

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  1.279 Visualizações

Página 1 de 9

RESPOSTA: 01

A sociedade estar em constante evolução, e quando se fala do mundo do trabalho esse quadro não é diferente, os mecanismos de organização da força de trabalho têm sofrido alterações imagináveis há décadas atrás, quem poderia imaginar que alguém poderia exercer um trabalho e ser bem remunerado, chegando a ganhar milhões sem se quer nunca ter visto o rosto do seu contratante, pois é exatamente isto que tem acontecido nos últimos anos.

Se há tempos atrás estávamos acostumados com as burocracias que cercavam as grandes empresas quanto à contratação e permanência dos funcionários nestas instituições, que obrigava os funcionários a passar por um processo burocrático e rotineiro, de obediência de regras quanto ao cumprimento dos horários, das funções e das hierarquias empresarial, sem nenhuma perspectivas de mudanças ao longo da prática profissional, seguindo de forma padronizada todas as regras e formalidades previamente estabelecidas pelos gestores empresariais.

No entanto a história tem mostrado que a empresas de grande porte tem conseguido conciliar lucro financeiro e flexibilidade na carga horária de seus funcionários, que podem em um curto prazo de tempo exercer as suas atividades profissionais favorecendo as empresas que os contratou temporariamente, nesse processo não há um vinculo empregatício formal entre empresa e funcionário.

No caso especifico da empresa IBM, os contratos chegam a durar a penas algumas horas, bastando apenas que o contratado atenda as necessidades da empresa num determinado momento. O processo se dar por meio da utilização das tecnologias disponíveis no mercado sem haver a necessidade de contratante e contratado, se encontrem pessoalmente, nem se quer necessitam morar em um mesmo país ou falar o mesmo idioma. Tudo acontece de forma virtual, inclusive a formação, que acorre através da rede mundial de computadores onde ao mesmo tempo centenas de profissionais recebem instruções de como proceder em suas funções.

Esse quadro demonstra que estamos vivendo um novo tempo nas relações profissionais, não tem como dizer que as instituições burocráticas foram totalmente extintas, mas não tem como negar que as transformações tecnológicas têm proporcionado mudanças significativas no modo administrativo empresarial nos dias atuais.

RESPOSTA: 02

O modelo clássico de administração vem trazer uma proposta administrativa que deve seguir as seguintes funções: Básicas que toda empresa deve seguir a risca, entre estas funções destaca-se a técnica que atende a capacidade de produção da empresa; a comercial que tem por objetivo disseminar os produtos da empresa por meio de venda, compra e troca de mercadorias ou serviços oferecidos. A função financeira diz respeito ao controle do capital financeiro. A segurança cabe a proteção tanto dos recursos humanos quanto os materiais das organizações. A função contábil cabe a responsabilidade de manter sobre controle as contas das empresas. E por ultimo e mais importante estar a função administrativa que tem por objetivo: organizar, comandar, coordenar, controlar e prever todas as funções anterior.

Portanto a teoria clássica da administração segue um sistema rigoroso quanto as funções a serem desenvolvidas, as pessoas são valorizadas como sendo apenas uma “peça” que gera a maquina de produção; as atenções a elas destinadas devem atender em primeiro lugar as necessidades da empresa ,pois o principal objetivo deste modelo é o aumento da produção independentemente da satisfação dos seus funcionários. Estes estão condicionados a cumprirem tarefas e obedecerem à ordem; aliás, tem-se a idéia de que quanto mais o trabalhador se manter ocupado maior será o desempenho de produção, a empresa deve se preocupar especialmente apenas com o incentivo salarial, as especificidades individuais não se caracteriza uma preocupação da empresa, com tanto que haja um espírito de grupo e a disciplina. Ou seja, basta que o funcionário se comporte, cumpra suas funções e tudo esteja em perfeita ordem. Inclusive os trabalhadores devem ser punidos caso desobedeça algumas normas da empresa.

Já o modelo contemporâneo de administração o foco também é o aumento continuo da produção, entretanto esse objetivo é buscado através do desenvolvimento da qualidade em todos os aspectos da empresa, inclusive o bem estar dos seus funcionários, dessa forma eles investem fortemente na qualidade de vida de quem trabalha em sua organização.

Como por exemplo, desse atual modelo administrativo temos a Google e o facebook empresas ligadas a ploriferação do acesso a rede mundial de computadores; tem uma administração pautada no que há de mais moderno quando se fala em comodidade para o funcionário.

A empresa Google, por exemplo, tem uma estrutura organizacional que se caracteriza em um sonho para qualquer trabalhador, pois tem como prioridade o bem estar dos seus funcionários, possui uma estrutura invejável, com diversas mordomias, entre elas, áreas de descanso, área de alimentação, sala de massagem, academia e etc. a convivência com os colegas de trabalho é algo incentivado pela empresa, afinal de contas todos estão sempre se divertindo juntos, conversando e trocando idéias entre si, a convivência é muito mais prazerosa de que em uma empresa tradicional; esse modelo de gestão vem mostrar que não é preciso muitas regras para que o trabalho seja executado. Na Google não existe um horário fixo para nada nem para ninguém, os funcionários tem prazo de entrega para o desenvolvimento e produção e cada funcionário sabe exatamente a meta que tem a alcançar.

A empresa facebook também disponibiliza de algumas regalias para os seus funcionários; para começar a empresa oferece plano de saúde medica odontológica e seguro de vida, além de reembolso de 50% da mensalidade nas academias que os funcionários frequentam, a saúde daqueles que prestam serviço para a empresa é uma prioridade. Os funcionários também dispõem de um cardápio grátis, os almoços são temáticos e a cada dia são encontradas refeições inspiradas nas comidas típicas de diferentes países, o cardápio fica disponível na fan Page da cozinha do facebook onde eles podem acessar para ver o prato do dia e, além disso, pode fazer sugestões.

Para aqueles que possuem filhos pequenos (até cinco anos de idade) UU$3mil/ano são aplicados na conta do funcionário, para cobrir despesas com babás. Essa iniciativa da empresa faz com que o funcionário trabalhe com mais tranquilidade, refletindo assim uma maior produtividade e para aqueles que decidirem adotar uma criança tem apoio total da empresa, recebem uma colaboração de UU$4 mil para cobrir as despesas do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com