TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Administrativas

Resenha: Funções Administrativas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Resenha  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  326 Visualizações

Teórico que desenvolvel foi faiol Funções Administrativas

Planejamento, Organização, Direção, Coordenação eControle.

De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas:PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE.

Planejamento

Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo decontrole sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração deprevisões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definiçãode políticas e procedimentos.

Organização

Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidadesorgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; adefinição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessasunidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Direção

Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicaçãocom os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação edesenvolvimento de pessoal.

Controle

Como as organizações não operam na base da improvisação e nem aoacaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requeremconsiderável esforço de controle em suas várias operações e atividades. Ocontrole constitui a última das funções administrativas, vindo depois doplanejamento, da organização e da direção.Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e queos objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

vTeórico que desenvolveu

O engenheiro Jules Henri Fayol, nascido em Istambul em 29-07-1841, filho de pais franceses. Seu pai, André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaide Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph.

Formado em engenharia de Minas em St. Etienne, aos 19 anos, passou a trabalhar em uma empresa de minas, metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu sua carreira de engenheiro administrador e como teórico de gestão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com