TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Administrativas

Resenha: Funções Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Resenha  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 8

Funções Administrativas

Planejamento, Organização, Direção, Coordenação e Controle.

De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE. Certos autores discutem se a função de ORGANIZAÇÃO que, embora não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada como parte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seu trabalho é plano permanente da Organização, na forma de organogramas, definições de relações hierárquicas e funcionais, descrições de cargos e funções etc. É através da função de ORGANIZAÇÃO que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de Funções das diversas unidades orgânicas do SISTEMA-EMPRESA. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnica se administrativas. O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre o subsistema técnico, ou operacional, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados. O Subsistema Gerencial As funções administrativas estão relacionadas com o subsistema de Gerência das .Organizações, também denominado subsistema gerencial. Basicamente esse subsistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais. Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme as particularidades de cada empresa, as funções administrativas se aplicam sem exceção a qualquer tipo de organização. Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de Planejamento que por definição, precede a ação. De fato, no princípio de grande parte das ações humanas, individuais ou coletivas, está algum tipo de planejamento. O planejamento pode ser sistemático ou assistemático, externa lizado ou internalizado e a curto, médio ou longo prazo. Planejamento sistemático é aquele que se realiza através de técnicas apropriadas e em prazos regulares. Ele é externa lizado quando participam de sua elaboração as pessoas envolvidas no processo e seu prazo dependendo horizonte de tempo que a organização pretende ter algum tipo de controle. Em seguida, identifica-se a função de Organização, que de corre de algum tipo de Planejamento. De fato, ao se planejar uma ação através de uma coletividade de pessoas, cooperando de forma permanente, define-se também a forma como as pessoas estarão agrupadas e a forma como irão trabalhar. A forma de organizar depende em grande parte dos pressupostos que o organizador tem sobre o comportamento das pessoas, sua capacidade de se envolver com o trabalho, de assumir responsabilidades, motivação etc. Definidos o plano e a estrutura, vem a função de Direção, ou seja: fazer com que a coisa se faça. É a função que conduz a ação. Finalmente, identifica-se a função de Controle, que tem como objetivo garantir que o trabalho executado corresponda ao que foi planejado.

Teórico que desenvolveu

segundo Chiavenato O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo. O processo administrativo, consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, tático e operacional.

A função de planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático. Chiavenato afirma que a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um plano. Esses planos são traçados na função planejamento. Apesar de haver planos operacionais, estes planos não tem grande peso nas funções administrativas pois lidam com variáveis bastante limitadas.

Principais Mudanças ao Longo do Tempo

Se analisarmos o contexto histórico, vamos encontrar fatos que justificam essa demora na sistematização das práticas de administração. Na antiguidade existia um preconceito em relação ao trabalho, que era vinculado á atividade escrava. A própria palavra trabalho tem sua origem ligada a um instrumento usado para torturar os escravos, que em latim era chamado de “tripaliu” pois era formado por três (tri) paus (paliu).

A ideia de que o campo material era destinado aos escravos e o intelectual aos cidadãos fazia com que as ciências aplicadas em problemas práticos fossem coordenadas. Assim, na Antiguidade encontramos na filosofia contribuições que influenciaram a administração. Sócrates (470a.C – 399a.C), Platão (429a.C – 347ªa.C) e Aristóteles (384a.C – 322a.C) analisaram principalmente as formas de governo, como a aristocracia, a monarquia e a democracia, e os seus reflexos na administração pública.

A Idade média sofre a influência do misticismo, a visão era de que todas as coisas eram controladas por Deus e somente ele poderia muda-las, permanece o preconceito em relação ao trabalho. No início da Idade média, as famílias produziam para o seu consumo próprio.

Na Idade moderna, as principais contribuições vieram de Francis Bacon (1561 – 1626) e René Descartes (1596 – 1650). Bacon contribui com seus fundamentos para uma base científica da administração, com a ideia de que é preciso separar oque é essencial do que é acidental. Enquanto Descartes tem nos princípios do método cartesiano os fundamentos do que conhecemos hoje como O&M (organização e métodos.)

A administração sofreu também grande influência de duas instituições fortes nessa época: a Igreja e o exército. Com relação á igreja, podemos destacar a sua estrutura hierárquica de autoridade e grande capacidade de liderança exercida por uma só autoridade. Esse modelo foi copiado pelas organizações. As contribuições do exército estão relacionadas à escala hierárquica, as unidades de comando e a s questões estratégicas. Os escritórios sobre a guerra e os seus princípios, como do general prussiano Karl Von Clausewitz (1780 – 1831), destacam a necessidade de planejamento, organização, e a base científica das decisões.

Um dos grandes marcos para a administração foi, sem dúvida, a Revolução Industrial, pois a invenção da máquina a vapor possibilitou uma nova forma de organização do trabalho, como destaca Chiavenato.

Conceito de Patrimônio

o patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.

O patrimônio como objeto científico da contabilidade, foi proposto pelos seguidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com