TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções administrativas

Tese: Funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Tese  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O mundo tem presenciado uma enorme mudança nos últimos anos, cada vez mais pequenas e médias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que a um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual proporcionando assim uma proposta de administração em parceria com a contabilidade a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O processo administrativo constitui-se das funções básicas do administrador, a saber: Planejamento, Organização, Direção e Controle. Este processo assume uma forma sequencial, cíclica e sempre realimentada por informações novas, as quais norteiam os possíveis reajustes na gestão empresarial.

As funções administrativas quando consideradas em um todo integrado formam o Processo Administrativo, mas quando consideradas isoladamente, são simples atividades gerenciais de rotina. Fica evidente que o Processo Administrativo, assim definido pelos principais teóricos integrantes da Era Neoclássica, é inerente àquele individuo que se propõe atuar administrativamente, ou seja, exercendo profissionalmente, ou não, o gerenciamento de algo.

Tão evidente quanto à inerência do Processo Administrativo aos gerentes, está às mudanças pelas quais as funções administrativas passaram nos últimos anos, especialmente a partir dos anos 80, data que marca o início da Era da Informação. Até então, as funções administrativas, definidas como atividades ligadas ao Planejamento, Organização, Direção e Controle, eram realizadas de forma rústica, pouco eficientes quanto a seus propósitos e o mais importante, sem o auxilio da tecnologia da informação, o que restringia a eficácia das ações gerenciais.

Com o advento da tecnologia aplicada ao efetivo uso corporativo, inúmeras mudanças ocorreram no campo da ciência administrativa, em especial ao que concernem as atividades tidas como básicas ao administrador. Essas mudanças ocorreram de forma súbita em um curto espaço de tempo, e ainda continuam acontecendo gradativamente, à medida que a tecnologia se desenvolve e fornece ferramentas capazes de agilizar, simplificar e reduzir incertezas no Processo Administrativo.

É importante ressaltar que o Processo Administrativo é resultado da soma das funções básicas do administrador, quando estas são consideradas e visualizadas num todo, ou seja, em conjunto. A partir desta premissa, toda vez que mencionamos as atividades de Planejamento, Organização, Direção e Controle de determinada organização, estamos nos referindo ao seu Processo Administrativo.

Para um melhor detalhamento e entendimento a cerca das principais mudanças ocorridas no Processo Administrativo pós - Era da Informação, torna-se necessário uma exposição das características de cada função básica do administrador antes e depois da referida Era.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com