TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções administrativas

Tese: Funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Tese  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá abordar todo contexto empresarial na área da contabilidade, administração e economia.

Iremos apresentar vários tópicos onde mostra a importância da administração e economia para que uma organização alcance seus objetivos.

Vamos definir as funções administrativas mostrando a influência da filosofia, os autores, as mudanças ocorridas e as teorias que foram surgindo com a necessidade das organizações.

O conceito do patrimônio, as fontes de recursos onde mostraremos oque se definem capital social e capital de terceiros. A importância da análise de mercado para que o empreendedor conheça melhor a concorrência e até mesmo o seu produto.

Vamos abordas as diferentes estruturas de mercado onde mostraremos as características básicas dos principais tipos de mercado, vamos definir também demanda oferta e equilíbrio de mercado.

Por final, falaremos sobre a contabilidade social, veremos que as organizações observem atentamente todas as suas ações e verifiquem qual o tipo de impacto essas atividades exercem sobre as pessoas, lugares e sobre o meio ambiente. Ela visa colocar em prática atitudes que contribuam para a sustentabilidade do planeta e para o bem estar da humanidade.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Toda organização precisa ser administrada, pois existem objetivos a serem atingidos.

A administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.

Assim, como a contabilidade a administração já era exercida muito antes de estudarmos ela como ciência. Todo tipo de empreendimento precisa ser administrado.

Desde o tempo da antiguidade a administração recebeu influência da filosofia com a participação dos filósofos Sócrates (470 a.C 399 a.C), Platão (429 a.C 347 a.C), Aristóteles onde ele distingue três formas de administração pública: Monarquia, aristocracia e democracia, Francis Bacon (1561 – 1626) considerado o fundador da lógica moderna, René Descartes (1569 – 1650) considerado o fundador da filosofia moderna, Thomas Hobbes (1588 – 1679), Jean Jacques Rousseau (1712 – 1778) onde desenvolveu a teoria do contrato social, Karl Marx (1818 – 1883), propõem uma teoria da ordem econômica do estado.

Com o início da filosofia moderna, a administração deixa de receber influências e contribuições. O surgimento da máquina a vapor e a revolução industrial tornou-se um ponto histórico importante onde modificou as relações de trabalho e produção, surge a necessidade de aprimorar as relações e os processos.

Com o tempo várias teorias foram nascendo em decorrência da necessidade das organizações em buscar novas estratégias para enfrentar as mudanças.

Definidas por Fayol, as funções administrativas são os cinco elementos do processo administrativo:

- Planejamento: coloca-se as atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.

- Organização: estão às atividades de definição da estrutura, unidades orgânicas a serem criada, definição das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com