TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções administrativas

Seminário: Funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Seminário  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 5

O planejamento, a organização a direção e o controle, considerados separadamente, constituem as funções administrativas; quando visualizadas no conjunto para o alcance dos objetivos, elas formam o processo administrativo.

Processo é qualquer fenômeno que apresente mudanças contínuas no tempo, fazendo com que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, e não uma coisa parada, estática. Deve ser móvel, não tendo começo, nem fim, nem seqüência fixa de eventos. Os elementos do processo agem uns sobre os outros, e cada um pode afetar todos os demais.

Os elementos do processo administrativo, (as funções), não são entidades separadas, mas parte integral de uma entidade maior. O processo administrativo quando visto de forma simplista apresenta as funções do administrador apenas como um processo seqüencial:

Planejamento organização direção controle: Formular Objetivos; Definir Planos.Veremos a seguir, cada uma dessas funções separadamente.

Planejamento Organização Direção Controle p/alcançá-los; - Programar atividades.

- Designar as atividades

- Agrupá-las em órgãos e cargos; - Alocar os recursos

- Definir a autoridade e

- Designar as pessoas - Coordenar os esforços

- Liderar Orientar

- Monitorar o desempenho

- Avaliar o desempenho - Ação corretiva

O Processo Administrativo: Planejamento, organização, direção e controle

1. Importância do Planejamento

Uma das principais funções administrativas, o Planejamento, o “P” do PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar), como função é fundamental para as organizações, é desta função que parte todas as ações previstas da organização, é a dela também que temos a oportunidade de fazer uma análise mais profunda do mercado e da própria organização. Outro ponto é a elaboração dos objetivos organizacionais.

As organizações nascem com propósitos às vezes não tão claros, nascem da vontade dos seus fundadores, que nem sempre estão comungadas com o mercado, e isto é que na maioria das vezes leva uma organização a uma morte prematura. O planejamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos organizacionais, e estes está ligada a visão desta organização, aos seus propósitos futuros

1.1. O que é Planejamento?

O planejamento é um processo permanente e contínuo o Para alguns autores, o planejamento é muito mais uma questão de mentalidade voltada para o futuro do que um elenco de planos e programas de ação. • O planejamento é sempre voltado para o futuro.

O planejamento é uma relação entre coisas a fazer e o tempo disponível para tanto; o como o passado se foi e o presente está andando, é com o futuro que o planejamento se preocupa.

O planejamento visa à racionalidade da tomada de decisão o Ao estabelecer esquemas para o futuro, o planejamento funciona como um meio de orientar o processo decisório, dando-lhe maior racionalidade e subtraindo a incerteza inerente a qualquer tomada de decisão; o Se por um lado, o planejamento limita as alternativas e retira razoável parcela para decidir, por outro, imprime maior dose de segurança e de consistência nas escolhas feitas.

O planejamento visa selecionar entre várias alternativas um curso de ação o curso de ação selecionado pode ter duração variável, mas sempre sua escolha deve ser baseada tanto em função das conseqüências futuras como em função das possibilidades de sua execução e realização.

1.2. Quais os Tipos de Planejamento?

Planejamento Estratégico – é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente.

Relacionam-se os objetivos de longo prazo e com maneiras e ações par alcançá-los, que afetam a empresa como um todo.

Planejamento Tático – relacionam-se os objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa.

Tem como eixo central aperfeiçoar determinadas áreas de resultados, e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposição dos objetivos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

Planejamento Operacional – pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escrito das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas.

Portanto, nesta situação, têm-se basicamente os planos de ação, ou planos operacionais.

CAPÍTULO II

ORGANIZAÇÃO: COMO FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO

2. Projeto Inclusão Digital e Reciclagem Ambiente de Equipamentos de Informática.

Objetivo

Promover a inclusão digital de jovens no mercado de informática, conscientização da prevenção do meio ambiente e cidadania, através de reciclagem de equipamentos de informática.

O projeto esta dividido em três fases, cidadania, meio ambiente e técnicas de informática.

Fase um: CIDADANIA

Nesta primeira fase o aluno obterá conhecimento sobre cidadania, direitos e cidadão, Ética profissional, governabilidade, viver em comunidade, com duração de 02horas/aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com