TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções administrativas

Projeto de pesquisa: Funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 7

1 Introdução:

O contexto empresarial, é influenciado por várias forças (competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, ações administrativas, entre outras), o que torna o processo de tomada de decisão bastante complexo. Numa organização, a implementação de processos de melhoria sem um entendimento total do impacto que as alterações irão causar, pode ter consequências imprevisíveis. Daí a importância do uso de ferramentas, que auxiliam os gestores a compreenderem os seus processos de negócio e como é que as mudanças nesses processos vão refletir em toda a organização.

2 Desenvolvimento:

2-1 As Funções Administrativas:

As funções administrativas definidas por Henry Fayol são de extrema valia na administração de qualquer instituição que tenha como objetivo principal se fixar no mercado e obter lucros. Sendo elas: Planejamento, Organização, Direção e Controle. O planejamento é o que define aonde toda e qualquer organização quer chegar e como fazê- lo da melhor forma. A organização é o processo de definir e dividir o trabalho e os recursos necessários para realizar os objetivos. Implica na atribuição de responsabilidades e autoridades a pessoas e grupos, e também saber seguir o planejamento. A direção esta diretamente relacionada a maneira pela qual os objetivos devem ser realizados por meio de atividades das pessoas que compõem a organização. O controle tem a finalidade de assegurar os resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigido para que possa obter-se o melhor rendimento possível desse processo.

2-2 A Macroeconomia e suas variáveis:

A Macroeconomia é o estudo do funcionamento da economia em geral, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados. O ambiente macroeconômico é dominado pela atuação do governo através de suas politicas econômicas. As variáveis macroeconômicas interferem seriamente nas atividades empresariais, são exemplos dessas variáveis: a inflação, o cambio e os juros.

Citando primeiramente a inflação que é definida como: um processo no qual o nível de preços esta subindo e o dinheiro esta perdendo valor, interfere nas atividades empresariais por se tornar mais difícil renegociar alguns preços e particularmente contratos e salários ficando assim mais difícil a aquisição de estoques e matéria- prima, consequentemente tornando-se mais difícil a venda de seus produtos e serviços. O câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro pais. A valorização do cambio reduz a competividade dos produtos brasileiros, diminui a rentabilidade das exportações e inibe investimentos para a exportação. Com isso, prejudica um vetor fundamental para o crescimento do país, que são as exportações. Juro é a remuneração cobrada pelo empresário de dinheiro. Influencia sobre os investimentos, consumo e poupança: se as taxas de juros estiverem elevadas, inibirão os investimentos, pois os empresários tenderão a manter seus recursos em aplicações financeiras. Por seu lado, com taxas de juros elevadas, os consumidores tendem a consumir menos e aplicar seus recursos para auferirem ganhos financeiros.

2-3 A importância do Controle Contábil sobre o patrimônio da empresa:

Controle Contábil é um processo operado pelo conselho de administração, pela administração e outras pessoas, desenhado para fornecer segurança razoável quanto à consecução de objetivos nas seguintes categorias:

a) confiabilidade de informações financeiras; b) obediência às leis e regulamentos aplicáveis; eficácia e eficiência de operações.

A importância do Controle Contábil fica evidente no momento em que se torna impossível criar e desenvolver uma empresa que não tenha nenhum controle sob seus bens, procedimentos e garanta informações precisas e confiáveis.

O tema Controle Contábil é um destaque na mídia, entidades reguladoras e outros formadores de opiniões, aparentemente por ser vinculada com excessiva ênfase em fraude. Na verdade o Controle Contábil tende a favorecer o processo de gestão nas empresas e uma dessas ajudas é a prevenção de fraudes, mas não unicamente, pois é uma ferramenta de planejamento além de corrigir falhas também as previne, assegurando que os objetivos da empresa sejam alcançados.

2-4 As Gestões Sociais Interna, Externa e a Cidadã:

O tema Responsabilidade Social Empresarial nos últimos anos tem sido abordado de forma regular e urgente, em virtude dos acontecimentos que estão impactando violentamente o meio ambiente, as empresas e principalmente o ser humano, num cenário de mudança contínua, favorecido por diversos fatores como a abertura de mercados entre as nações, a competitividade e o avanço tecnológico. Conseqüentemente, as organizações foram mergulhadas em uma aldeia global de negócios, propiciada pela revolução tecnológica que fez expandir as informações. Surge então uma população de consumidores mais exigente, conhecedora de seus direitos e não mais fiel a uma marca, como outrora, diante de tantas ofertas similares em um mercado aberto, a opção é para aquelas que têm seu nome associado a projetos de responsabilidade social. Em muitas organizações esses programas se restringem a ações isoladas e periféricas ao negócio da organização, enquanto que em outras, a responsabilidade social é considerada estrategicamente e permeia todo o negócio da empresa como é o exemplo da empresa citada no primeiro texto .

A Responsabilidade Social Interna consiste em proporcionar um bom ambiente de trabalho, motivando os colaboradores para a produtividade e contribuindo para o bem estar da coletividade. São muitas as maneiras de se desenvolver um bom clima na empresa, exemplos disso são os programas de benefícios sociais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com