TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções administrativas

Tese: Funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Tese  •  1.828 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

A realização deste trabalho tem como objetivo criar uma produção textual interdisciplinar que integre os conteúdos e saberes das disciplinas trabalhadas ao decorrer deste semestre tendo a função de se pesquisar e ampliar o conhecimento e enriquecer as áreas que se referem às disciplinas.

Sendo assim pretende se analisar a respeito do conceito de funções administrativas abordando também quem foi o teórico que a desenvolveu de modo que se identifiquem quais as principais mudanças que ocorreram ao longo do tempo com relação às funções administrativas. Assim como também analisar o conceito de patrimônio usando como base a teoria já definida de três autores com pontos de vista semelhantes ou ate mesmo diferentes para que se possa obter uma compreensão mais alargada com relação aos conceitos de patrimônio.

Pretende se também produzir uma ampla analise sobre capital social e capital de terceiros para que se entenda a atuação de ambas junto à contabilidade será feita também uma analise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio de mercado assim como suas estruturas com o objetivo de analisar tais citações no mercado. Por fim se abordara também a contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

De modo geral a realização deste trabalho pretende citar os temas trabalhados ao decorre do semestre através de pesquisas e analises que possam deixar clara a ligação de todos os temas que foram citados na orientação para a matéria de ciências contábeis.

DESENVOLVIMENTO

Contexto empresarial

As funções administrativas se dividem em quatro:

Planejamento, organização, direção e controle. Alguns debatem se a função de organização não poderia ser considerada como parte da função de planejamento sendo que a organização precisa do planejamento assim como o planejamento precisa de organização. Serão descritas abaixo as características das funções da administração:

Planejamento

Esta função esta totalmente voltada para o futuro de modo que tem o objetivo de se tentar ter algum tipo de controle sobre o futuro de sertã forma planejar o dia de amanha. Estão relacionadas ao planejamento atividades como a elaboração de previsões, fixações de objetivos entre outras atividades que estão presentes no planejamento.

Organização

Nesta função estão presentes as atividades de definições da estrutura na qual se englobam unidades organizadas a serem criadas com o intuito de se desempenhar as diversas finalidades da organização que define as responsabilidades a serem atribuídas às unidades assim ambas funcionam hierarquicamente.

Direção

Esta função aborda atividades como a tomada de decisão e principalmente a comunicação entre os sujeitos do ambiente de trabalho para que haja uma melhor motivação e desenvolvimento entre todos.

Controle

Esta função prioriza a presença do controle nas organizações o controle representa a garantia de que o planejamento seja bem executado e os objetivos possam ser alcançados de maneira adequada, pois o controle esta relacionado à maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através das atividades realizadas pelos indivíduos que compõem a organização.

Na administração Fayol desenvolveu seis grupos de operações que poderiam ser encontrados em toda empresa econômica como foi dito por Ferreira (2006, p59 grifo nosso) esses seis grupos são dividido em função técnica, função comercial, função financeira, função segurança, função contábil e função administrativa.

Com estes seis grupos Fayol cria a estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente partindo da organização e da estrutura para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas na organização. Sobre as funções administrativas Fayol definiu elementos da administração, ou funções do administrador, a saber, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar com estes elementos a organização exerceria excelência em seu desenvolvimento.

Fayol propôs se a escrever sobre a função administrativa com o objetivo de diferencialas das funções técnicas e comercial, a função administrativa se divide por todos os níveis da empresa, ou seja, não era restrita a poucos e sim era valida a todos. Das principais mudanças a serem citadas que ocorreram ao longo do tempo devido às funções administrativas estão os grandes avanços proporcionados pelas funções administrativas dentre estas mudanças estão:

Melhorias na organização da empresa, melhor planejamento, facilidade de comunicação entre os colaboradores da empresa, melhor desenvolvimento tanto na maneira de se trabalhar quanto nos lucros. Através mudanças citadas acima pode se concluir que as funções administrativas foram e são de fundamental importância para o desenvolvimento empresarial.

Ao trabalhar e analisar o contexto empresarial deve se levar em consideração também o conceito de patrimônio. Não se pode definir um conceito isolado com relação a patrimônio seu conceito só existe com relação a alguma coisa pode se afirmar que patrimônio e o conjunto de bens materiais e ou imateriais o patrimônio pode ser classificado em histórico, cultural e ambiental para Padoveze (2000, p. 36) “ e o conjunto de riquezas de propriedade de alguém […]” assim ele diz que patrimônio e algo referente a bens ou a valores de alguém O Conselho Federal de Contabilidade (2006, p. 19) os patrimônios fundamentais de contabilidade se dividem em dois aspectos com relação a patrimônio que são o qualitativo e o quantitativo com relação ao qualitativo ele e entendido como “[…] entende se a natureza dos elementos que o compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expresso em moeda, maquina estoques de materiais ou de mercadorias, etc.”

Deste modo o patrimônio qualitativo e entendido como a natureza dos elementos pelos quais o patrimônio qualitativo e composto como dinheiro ou valores a receber como estes citados fazem parte do patrimônio são considerados parte de sua natureza. De maneira que o patrimônio qualitativo e de modo geral e a própria natureza do patrimônio. Quanto ao patrimônio quantitativo “[…] refere se à expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja valor […]” assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com