TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções administrativas

Projeto de pesquisa: Funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 QUESTÃO 1 3

2 QUESTÃO 2 5

3 QUESTÃO 3 6

4 QUESTÃO 4 7

5 QUESTÃO 5 8

6 QUESTÃO 6 9

1 QUESTÃO 1

Levando em consideração o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:

a) Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar). Utilize como auxílio o livro da disciplina e a biblioteca digital.

De maneira conceitual, o PODC significa a maneira de governar as organizações ou parte delas para se alcançar o objetivo / meta.

O planejar é tomar as decisões necessárias para se chegarem os objetivos e metas, e, quais os recursos serão necessários para realizá-los.

O organizar consiste na tomada de decisão sobre a divisão do trabalho, levando em conta as autoridades e responsabilidades que as mesmas terão para a realização das tarefas, isso, levando em conta o objetivo pré-estabelecido.

Já a direção, são as decisões que acionam recursos, seja materiais ou pessoais, para a realização das tarefas a fim de alcançar a meta.

O controle é agir para realização do trabalho/tarefas e assegurar a realização dos objetivos.

b) Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.

Na escola de samba o planejamento é de responsabilidade do presidente e da carnavalesca, Rosa. São eles quem determina o objetivo e o resultado final da obra. A pessoa que ocupa o cargo de carnavalesco é o grande responsável pela gestão da criatividade numa escola de samba. É ele quem elabora os croquis das fantasias, adereços e bonecos que vão enfeitar os carros alegóricos.

A organização, na escola, também, é de Rosa, pois não deixa de lado a administração da operação. A mesma tem respeito e consideração a todos os funcionários. O estilo de liderança é democrático e há uma relação de aprendizado entre os subordinados e os chefes de setores. Aliado à baixa hierarquia, a comunicação se torna extremamente simples e eficaz.

A direção é delegada aos chefes de setores, e, é explicados detalhes dos esboços a serem seguidos pelos demais colaboradores, sendo que comunicação é pontual e específica, sempre relacionada à tarefa a ser realizada.

O controle não é aparente, não há prestação de contas nem relatórios, há uma consciência generalizada de que todos podem realizar seus trabalhos de forma competente e dentro do prazo, uma vez que, o estilo de atuação da carnavalesca contribui, e muito, para o comprometimento de todos os envolvidos com o resultado final.

É importante ressaltar que Peter cita, no texto, a palavra “desorganização” como um paradigma de mudança, visto as escolas estarem ajustadas as novas tendências, trazendo ótimos resultados.

A comunicação é rápida e sem intermediários, os funcionários têm autonomia e trabalham num esquema flexível em que podem usar sua própria criatividade para resolver problemas inesperados. Além disso, não há padrões pré-formatados.

Não há indicativos de status ou espaços físicos privilegiados que permitam diferenciar os chefes de seus subordinados. Os responsáveis pelos setores têm uma preocupação grande em reconhecer os que têm interesse ou habilidades acima da média. Há uma preocupação de fazer os funcionários mais interessados passarem por várias atividades, tornando-os generalistas no barracão.

.

2 QUESTÃO 2

No que se refere ao Direito Empresarial e do Consumidor, reflita, pesquise, estude e responda as seguintes perguntas:

a) Um visitante vai ao barracão de uma das escolas de samba e, em razão dos funcionários desta não terem isolado a área próxima onde estavam

trabalhando, acaba se ferindo gravemente. Diante desta situação e do que

prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC - lei 8078/1990), pode-se

considerar aí uma relação de consumo? Se sim, descreva os elementos desta relação e esclareça se a pessoa ferida poderá ser indenizada pelos prejuízos com base nas disposições do CDC.

DICA: Leia alguns artigos do CDC, em especial os artigos 1º a 3º, 6º, 17,

etc encontrado em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm.

Pesquise em livros, biblioteca digital, internet, etc, sobre os elementos

que caracterizam uma relação de consumo.

A relação de consumo é a negociação entre o fornecedor e comprador.

Desta forma, conforme o texto fica explicita a relação entre ambas às partes, visitante e a escola, e por esse motivo é considerada uma relação de consumo, pois conforme estabelecido no Art. 2º, o consumidor é toda a pessoa física ou jurídica que adquire do produto ou serviço como destinatário final. Além disso, o produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.

Pelo fato de se tratar de uma escola de samba, o visitante pode ser tratado como um produto, visto que a escola dependerá exclusivamente dele para alcançar os objetivos propostos pelos mesmos.

Ele, visitante, também é quem vai consumir todo o serviço executado pela escola de samba trazendo lucro para a empresa.

No que se refere ao caso da pessoa ferida ser indenizada, o Art. 6º esclarece perfeitamente os diretos, das quais a cláusula I diz que a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos. Sendo assim, a escola de samba, por se tratar de uma empresa, como qualquer outra, tem seus direitos e deveres, e com isso, haveria de ter delimitação da área restrita para visitantes. Por esse motivo, a pessoa ferida pode ser indenizada pelo fato da empresa não se importar com os riscos dos trabalhos que estavam sendo executados no momento do acidente.

Para finalizar, o Art. 17º informa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com