TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fusoes e Aquisiçõesem Administração

Por:   •  20/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.306 Palavras (18 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 18

Estudo de Caso: Tractebel Energia S/A

1) A Empresa

A Tractebel Energia é uma empresa, controlada da franco-belga SUEZ, de geração e comercialização de energia. Através de sua controlada Tractebel Energia Comercializadora, a empresa é capaz de fornecer energia a preços competitivos e customizados aos clientes. É uma companhia líder em geração de energia elétrica privada no Brasil, responsável por aproximadamente 8% da geração total do país, com sede localizada em Florianópolis (SC). No Setor privado, a companhia representa 6,1 GW de capacidade instalada e no Brasil, representa 6% da capacidade instalada total.

[pic 1]

A visão da companhia é “ser, de modo sustentável, a melhor empresa de energia do Brasil”, enquanto sua missão é “gerar energia para a vida”.

Histórico

Em Maio de 1995 Eletrosul e as outras empresas da Eletrobrás foram incluídas no Programa Nacional de Desestatização (PND).  

Em Dezembro de 1997 a Eletrosul, subsidiária regional da Eletrobrás, é parcialmente cindida. A atividade de geração e comercialização de energia elétrica foram transferidas para uma nova sociedade chamada Centrais Geradoras do Sul do Brasil (Gerasul), enquanto a Eletrosul ficou responsável exclusivamente pela transmissão de energia elétrica. As duas empresas ficaram sob controle da Eletrobrás.

Em Janeiro de 1998, o controle acionário da Gerasul passou para a Eletrobrás Geração (Eletroger) que no mesmo ano incorporou a Gerasul. Neste mesmo ano, a companhia foi registrada como companhia aberta na CVM.

Em Setembro de 1998, a Suez Energy South America Participações, empresa sob controle da
Suez Tractebel Sociètè Anonyme, adquiriu o controle acionário da Gerasul (50,01% do capital social votante) através de leilão realizado na Bolsa de Valores do Rio de Jeneiro.

No ano de 2002, a Gerasul passou a se chamar Tractebel Energia em função da mudança de sua razão social.

A Tractebel preocupou-se em aprimorar questões de governança corporativa, fazendo com que em novembro/2005 a companhia aderisse ao Novo Mercado da BOVESPA.

Clientes

Existem basicamente três tipos de clientes: as distribuidoras, as comercializadoras e os clientes livres. As distribuidoras compram energia das geradoras através de leilões promovidos pelo governo e detêm a concessão para distribuir energia em determinada localização geográfica. Todos os consumidores cativos (residenciais, comerciais e indústrias de pequeno porte), que utilizam carga inferior a 3MW, são obrigados a adquirir energia através das distribuidoras. O preço a ser pago é determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Uma outra categoria de consumidores (chamados de consumidores livres) são aqueles que consomem pelo menos 3MW (inclusive) e que estão conectados em tensão igual ou superior a 69 KV (para os consumidores que se conectaram à rede após 07-07-1995 não há restrição de tensão). Participam da categoria de consumidores livres indústrias de médio e grande porte. Estes clientes podem escolher se desejam comprar energia das distribuidoras, comercializadoras ou diretamente da geradora. Adicionalmente, consumidores com demanda contratada igual ou maior que 500 kW (em tensão igual ou superior a 2,3 kV), chamados de consumidores especiais, também podem escolher sobre seu fornecedor, desde que contratem energia de fontes alternativas.  A vantagem de escolher ser um cliente livre é que os preços não são determinados pela ANEEL, havendo maior flexibilidade para negociar preço e condições dos contratos. Vale ressaltar que toda a energia é transferida pelas linhas das distribuidoras que recebem pelo uso de suas redes.

No caso da Tractebel Energia, seus maiores clientes são as distribuidoras, as comercilizadoras e os clientes livres, situados nos Sistemas Elétricos Sul e SudesteCentro-Oeste  do Brasil, que abrangem os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Os principais clientes industriais são as empresas dos setores de papel e celulose, fertilizantes, gases industriais, automobilístico, petroquímico e alimentício, que são atendidos por Contratos Flexíveis quanto ao volume e tempo de duração. É estratégia da companhia aumentar sua participação no segmento industrial. Com esse objetivo, a companhia procura fidelizar seus clientes, sendo flexível na venda de energia de modo a se adequar a cada cliente. No seu portfolio de clientes podemos encontrar: Aracruz, Cargill, Michelin, Petroflex, Schincariol, Procter & Gamble, dentre outros.

Dessa forma, podemos observar que a empresa é bem posicionada no mercado competitivo, sempre a busca de novos clientes com prestação de serviços customizados para criar relacionamentos comerciais duradouros.  Os números mostram que esses objetivos têm sido alcançados. As consumidores livres que praticamente não existiam em 2000, representaram cerca de 15% em 2004, 22% em 2005 e 29% em 2006. Em 2007, 46% da energia contratada foi vendida para as distribuidoras, 34% paras os clientes livres, 18% paras as comercializadoras e o restante foi exportado. Para 2008 a estimativa é de que as distribuidoras tenham participação ainda maior (47%), enquanto os consumidores livres ficariam com participação de 35% e o restante vendido para as comercializadoras, conforme tabela abaixo.

[pic 2]

Parque Gerador e Projetos de Investimento

O parque gerador da Tractebel tem capacidade total de 6.094MW sendo composto por 12 usinas da quais 7 são usinas hidrelétricas e 5 são usinas termelétricas, localizadas nos Estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Goiás.

[pic 3]

Fonte: Tractebel

A Tractebel possui adicionalmente duas usinas hidrelétricas em construção: a Usina Hidroelétrica (UHE) São Salvador e a UHE Estreito. A UHE São Salvador teve início de sua construção no terceiro trimestre de 2006, devendo entrar em operação em 2009. O investimento estimado da usina é de R$ 866 milhões. A capacidade instalada da será de
243 MW, com 148 MW médio de energia assegurada. Já a UHE Estreito adicionará 435 MW à capacidade instalada da Tractebel Energia, que correspondem a 40,1% da capacidade instalada total transferida da Suez Energy South America Participaçãoes (SESA), controladora da Tractebel, para a Tractebel. O início da construção ocorreu em 2007 e o fim da construção está previsto para 2011. Entretanto, a usina deve entrar em operação em 2010. A energia Assegurada da usina é de 641 MW médio dos 1.087 MW de capacidade instalada da usina. O investimento estimado do projeto é de R$ 1.250 milhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (711.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com