TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GATT OMC

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas

NOME

Paula Ancilago

RA

6621341455

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas.

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Gestão de Negócios Internacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Joana Carolina Dorea a Cherri.

Anhanguera Educacional

2015

Responda:

  1. O que foi o GATT?

GATT significa Acordo Geral de Tarifas e Comércio, foi criado para estabeleçer regras para conduzir as negociaçoes de redução de barreiras comerciais entre as nações. Criado em 1947 a fim de reduzir as tarifas efetivas no pós-guerra, a qual tinha a liderança dos Estados Unidos e Inglaterra. Entrou em vigor somente em 1848 para os 23 países fundadores e permaneceu ao longo de 47 anos como o unico instrumento multilateral com normas de conduta comercial dos países no comércio internacional.

  1. Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

A OMC surgiu do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) sendo um importante marco na ordem internacional que começou a ser delineado no fim da Segunda Guerra Mundial. O GATT foi o unico instrumento multilatelar a tratar do comércio internacional de 1956 até o estabelecimento em 1970 da OMC.

O GATT continuou a operar por mais quase meio século como um mecanismo semi-institucionalizado. Após uma serie de negociações frustradas, na Ronda do Uruguai foi criada a OMC, de carácter permanente substituindo a GATT.

As regras da OMC protegem os países da discriminação, do proteccionismo e da dominação dos mais fortes no comercio mundial, tendo ajudado no crescimento e desenvolvimento mundial.

A OMC: Gerencia os acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, serve de fórum para comércio nacional, e supervisiona a adoção dos acordos e implementação pelos membros da organização.

Referências Bibliográficas 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_Geral_de_Tarifas_e_Com%C3%A9rcio

http://www.infopedia.pt/$acordo-geral-de-tarifas-e-comercio-(gatt)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (302.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com