TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE ESCOPO POR GESTÃO DE CONTRATO EM UM EMPREENDIMENTO INDUSTRIAL DE GRANDE PORTE MODELO TURN-KEY

Por:   •  1/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.633 Palavras (23 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 23

O Trabalho de Conclusão de Curso

GERENCIAMENTO DE ESCOPO POR GESTÃO DE CONTRATO EM UM EMPREENDIMENTO INDUSTRIAL DE GRANDE PORTE MODELO TURN-KEY

Elaborado por Ana Beatriz Lindenberg de Campos Bicudo e aprovado pela Coordenação Acadêmica foi aceito como pré-requisito para a obtenção do MBA em Gerenciamento de Projetos Curso de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, do Programa FGV Management.

Data da aprovação: 22 de Julho de 2014

Assinatura do Coordenador Acadêmico

Edimarson Mota

Assinatura do Professor Orientador do TCC

Denise Basgal

RESUMO

Escopo é todo o trabalho necessário para se cumprir um contrato, o seu desconhecimento ou mal gerenciamento pode trazer impactos aos prazos, custos e qualidade do projeto. Estes impactos podem impetir o sucesso do projeto o inviabilizando através de um cancelamento do contrato por parte do cliente ou trazendo prejuízos a contratada. Isto faz com que o gerenciamento de escopo deva ser realizado com muita dedicação e envolvimento de todos as partes do contrato. O presente trabalho demonstra através de um estudo de caso de sucesso como pode ser realizado um gerenciamento de escopo por contrato em um empreendimento industrial de grande porte modelo turn-key, com conscientização e envolvimento de todos os colabores do empreendimento.

Palavras-chave: escopo; gerenciamento de ecopo; contrato; turn-key

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. REFERENCIAL TEÓRICO 7

2.1. Definições 7

2.2. Gerenciamento do projeto 7

2.3. Gerenciamento de escopo 11

2.3.1. Planejamento de escopo 13

2.3.2. Definição do escopo 15

2.3.3. Criar EAP 16

2.3.4. Verificação do escopo 17

2.3.5. Controle do escopo 18

3. ESTUDO DE CASO 21

3.1. Gerencia de Administração de Contrato 22

3.1.1. Escopo..... 24

3.1.2. Registros contratuais 25

3.1.3. Resultados 26

4. CONCLUSÃO 27

5. REFERÊNCIAS 28

6. ANEXOS 30

ANEXO A - FLUXOGRAMA DO PROCEDIMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTRATO 30

ANEXO B – EAP DE ADMINISTRAÇÃO CONTRATUAL 31

1. INTRODUÇÃO

Uma das áreas de conhecimento que mais apresentam problemas em projetos de engenharia e sem dúvida é uma das mais essenciais para o seu sucesso é a área de escopo.

Um escopo mal definido ou mal controlado pode ocasionar impactos imprevisíveis em custo prazo e qualidade, podendo inclusive inviabilizar um projeto trazendo prejuízos a projetista e ao cliente.

É de conhecimento na área de engenharia no Brasil que um projeto, a menos que seja cancelado, nunca acaba no prazo e custo previsto, e um dos principais motivos é a má gestão de controle de escopo ou falta de definição clara do mesmo no início do projeto.

Para uma boa definição do escopo é necessário entender a real necessidade do cliente para não cairmos na expressão: eu queria uma Ferrari mas estão me oferecendo uma Fusca, não vou aceitar esta entrega, e assim ter retrabalhos e maiores custos e prazos do que o previsto para atender ao escopo que foi mal definido ou até perder o negócio. E mesmo com uma definição inicial clara do escopo este pode ir se alterando de acordo com o detalhamento do projeto e aparecimento de novas demandas.

Quanto maior o porte e a complexidade do empreendimento mais difícil é controlar o escopo pois o número de pessoas envolvidas no projeto é muito maior, ficando mais difícil identificar uma modificação de escopo.

Atualmente os projetos precisam ser concluídos em prazos cada vez mais curtos e com orçamentos cada vez menores, portanto uma alteração de escopo realizada e não registrada com certeza trará impactos ao sucesso do projeto.

As equipes de projeto, que estão cada vez mais demandadas devido aos curtos prazos, acabam recebendo solicitações de mudanças diretamente do cliente e por não conhecerem ou não possuírem um processo claro e simples de controle de mudanças acabam atendendo à solicitação do cliente, sem realizarem o registro desta solicitação.

Diante do exposto acima, o objetivo geral desse artigo é demostrar a importância do controle de escopo para o sucesso de um projeto. O estudo de caso foi escolhido como metodologia com a finalidade de alcançar o objetivo proposto.

Para realizar esta demonstração foi necessário a realização de um levantamento teórico sobre gerenciamento de escopo em projetos e seus processos.

Posteriormente foi apresentado um estudo de caso de um empreendimento industrial de grande porte, com contrato turn-key, onde foi realizada o controle de escopo através de uma gestão por contrato. Foi também implantada uma cultura de gerenciamento de escopo com participação de todas as equipes do projeto, para assim se obter um melhor entendimento das necessidades do cliente e registro de alterações solicitadas, evitando assim a inviabilização do projeto por altos custos ao cliente e prejuízos a projetista pelo não mapeamento de extra escopos realizados.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Definições

Para facilitar o entendimento do artigo citarei algumas definições:

• Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem principalmente no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com