TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PEDIDOS

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO UMA

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Gestão de pedidos

Disciplina: Gestão de Rec. Materiais

Professor: Luis Francisco Chabot Olmo

Curso: 4° Modulo de Administração / Noite

Integrantes do Grupo:

Clenir Antunes

Grazielle Aparecida Silva

Lorena de Oliveira Mendes

Rosana Rosa

Simone Dutra

                                      Belo Horizonte

                                     2013

RESUMO

Gestão de pedidos no processo logístico é fundamental para que as empresas possam manter-se em condição competitiva no mercado. Dessa forma, a montagem do pedido pode representar um ganho efetivo para as empresas no que relaciona ao tempo de atendimento dos clientes, manutenção dos fatores qualificadores e na criação de diferenciais competitivos para as organizações. Fatores como custos de serviço podem ser diretamente afetados pela montagem de pedidos, sendo assim, o estudo apresentado visa demonstrar os ganhos que podem ser obtidos com o processo através de uma gestão de pedidos bem estruturada.

Palavras Chaves: Logística; Pedidos.

  1. INTRODUÇÃO

Para Ballou, a logística "trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até ao ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável".

A gestão de Pedidos é necessária para a organização ter sucesso com o cliente. Por isso, a Logística tem que ter uma boa administração com o transporte e armazenamento das mercadorias.

Através do pedido do cliente que começa a desencadear o processo logístico. Sendo assim, as informações tem que ser processadas com agilidade e qualidade para não ocorrer impactos diretos nos custos, tais como matéria prima, frete, etc., e não afetar a eficiência do atendimento.

É importante ter uma boa gestão no processamento dos pedidos, pois assim o cliente terá retorno do serviço e atendimento desejado.  

2. GESTÃO DE PEDIDOS

Conforme Ballou (2005:100) são inúmeros os fatores com peso suficiente para acelerar ou retardar o tempo de Processamento de Pedidos. O autor apresenta fatores influentes no tempo de processamento de pedidos vistos adiante.  Prioridades no processamento: Muitas organizações processam o pedido de acordo com a ordem de entrada, esquecendo de que pode gerar atrasos para os clientes que podem estar precisando da mercadoria com mais urgência.

Processamento paralelo x sequencial: Para não ocorrer atrasos as tarefas tem que ser realizas simultaneamente, pois assim reduz o tempo do processamento.

Exatidão no atendimento do pedido: Ficar atento ao ciclo do pedido evitando erros no seu processo para minimizar o tempo do processamento.

Padrão das condições dos pedidos: Com tudo devemos ter atenção ao giro do produto, estabelecendo o procedimento de devolução e reposição de produtos trocados e danificados, e junto às medidas para monitorar a qualidade dos pedidos.  

Verificando os fatores que influenciam no processamento de pedidos, notamos que podem ser minimizados utilizando a tecnologia de informação com o auxilio de sistema.

2.1 O CICLO DO PEDIDO

O ciclo do pedido é constituído por atividades desde a colocação do pedido até o recebimento e pagamento do solicitante. Segundo Ballou (2005, p.122) o Processamento de Pedidos é representado por uma variedade de atividades incluídas no ciclo de pedido do cliente.

 A figura  a seguir mostra o papel das informações no desempenho dos sistemas logísticos é através do sistema de processamento de pedidos através do conceito de logística integrada.

[pic 2]

FIGURA 1: Modelo do Ciclo do Pedido.

PRIMEIRA ETAPA – Preparação do Pedido: É processada a partir da identificação da necessidade de aquisição de produtos ou serviços e a seleção de fornecedores.

SEGUNDA ETAPA – Transmissão do Pedido: Devido aos avanços tecnológicos a transmissão do pedido vem tendo uma revolução no seu processo, reduzindo os erros e ganhando agilidade no atendimento ao cliente.

TERCEIRA ETAPA – Entrada do Pedido: Recebimento do pedido do cliente por parte do fornecedor. Ele pode ser efetuado via internet ou digitado, dependendo do sistema utilizado pela organização.

VERIFICAÇÃO – Crédito e Estoque: É feita após a entrada do pedido na organização.

Através dessas verificações que será feito a programação da data de entrega do pedido e se terá algum pedido pendente.

Após confirmação da disponibilidade de estoque e a existência de crédito, o vendedor desce para a expedição o pedido processado. A expedição faz a separação dos materiais e embalam.  Em conjunto com essas atividades, é feito a programação do transporte com a transportadora, a emissão da nota fiscal e conhecimento de cargas.

O ciclo se completa com a entrega da mercadoria ao cliente e o pagamento da nota fiscal por parte do cliente

ESTUDO DE CASO: GESTÃO DE PEDIDOS FIAT  

Este estudo foi elaborado através de pesquisas com o objetivo de entender o processo de gestão de pedidos da FIAT automóveis. Segundo artigo divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção. O sistema FIAT é perfeitamente caracterizado como um sistema MRP (Material Requirements Planning).  A função do SAP Fiat é o de planejar a produção de acordo com os pedidos dos Clientes dentro do prazo estabelecido bem como elaborar uma programação de materiais para os fornecedores, informando a quantidade e o momento em que cada material será utilizado. O sistema FIAT também pode ser definido como sistema legado. Os sistemas legados têm capacidade analítica muito restrita porque se concentram mais no acúmulo de informações do que na análise das informações para a tomada de decisões. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (293 Kb)   docx (210.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com