TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO CLINICA

Por:   •  6/3/2016  •  Resenha  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde do Hospital do Coração - LIGRESS

Curso on line de Aperfeiçoamento em Gestão Clínica e Coordenação Médica

MODULO V – INSTRUMENTOS DE GESTÃO CLÍNICA

NOME: ELIZABETE MARIA FERREIRA        

TUTOR (A): ANTONIO CLAUDIO DE OLIVEIRA

ESTADO/MUNICÍPIO: ALAGOAS/ MACEIÓ

Data:    20/12 /2015

[pic 3]

O planejamento estratégico permite aos gestores traçarem metas e objetivos que desejam alcançar. A elaboração permite a visualização situacional da instituição e a onde ela precisa chegar baseando os princípios da qualidade total para atingir a satisfação do cliente e a qualidade no atendimento prestado com uma melhoria continua no processo. A atividade do processo está ligada ao alcance de resultados que beneficie os usuários e possa permitir que a instituição busque a excelência na assistência.

Os processos coordenam, avaliam, controla e elaboram ferramentas que possam mensurar os resultados que são mostrados em dados e indicadores. Formula-se as estratégias com base na missão e visão da instituição e planeja em cima das metas e objetivos tendo sempre como referência seu pontos fortes e as oportunidades e melhoria nos pontos fracos e as ameaças.

Dentro do planejamento estratégico o gestor irá colocar sua missão e visão, seus objetivos e metas gerais e específicos, de curto e longa duração, e entender o posicionamento do qual a instituição se encontra através de uma análise de seus pontos forte e fracos, das ameaças e oportunidades. As informações que são obtidas dentro do planejamento estratégico deve ser passadas para a equipe de forma clara real. Os acompanhamentos através de painéis de controle permite saber os pontos de melhoria da organização.

        Os processos de gestão têm como ponto principal a resolubilidade e a satisfação do cliente. Visa a melhoria da qualidade da assistência à saúde através da adoção de uma gestão pautada nas evidencias cientificas em busca da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços. Necessita do envolvimento de todos no planejamento e execução dos planos de ação da instituição com metas bem definidas e atribuições bem desenhadas para alcance dos resultados. Todo o processo acaba impactando de forma positiva, se for bem planejada, permitindo um custo/ benefício no geral (organização, profissionais e pacientes).

Dentro do Hospital um processo de gestão que possibilita uma melhor eficiência nas necessidades dos pacientes sem dúvida é uma Núcleo Interno de Regulação (NIR) onde permita um conjunto de ações organizativas das demandas hospitalares por meio de estudos da oferta e demanda e observância dos indicadores para garantir uma melhoria dos fluxos, por exemplo dos leitos de internação hospitalar, sempre obedecendo a um planejamento estratégico. Uma pratica de gestão dentro de um NIR permite atender a demanda em cima dos protocolos assistências, regular leitos de internamento e tratamento clínico, utilizar de referência e contra referência através da ligação dentro das redes de atenção, pactuar leitos de retaguarda, orientar o fluxo do paciente, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (141.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com