TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SÓCIOAMBIENTAL

Por:   •  24/9/2018  •  Artigo  •  3.298 Palavras (14 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 14

GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SÓCIOAMBIENTAL: COMO AS EMPRESAS COMPREENDEM A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL?

RESUMO

Levando-se em consideração que as empresas são capazes de influenciar e transformar o contexto social local através de pequenas ações que são inseridas no cotidiano da organização, sabemos o quanto estas ações são de grande importância, não só para o meio em que a empresa está inserida, mas para a empresa em si, para o seu desenvolvimento de uma maneira sustentável. Assim, é necessário que haja um equilíbrio entre o lucro e a consciência dessas empresas enquanto organizações que são responsáveis também pelo desenvolvimento do meio em que estão localizadas. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender como as empresas compreendem a importância da responsabilidade socioambiental, para a redução do impacto que as mesmas provocam no meio ambiente, uma exigência que a cada dia vem aumentando e sendo cobrada pelas políticas públicas e pelas comunidades em geral. No intuito de atingir as metas e objetivos de maneira mais sustentável possível, a maior parte das empresas já possui em vigência, ações que contemplam a responsabilidade socioambiental podendo, porém, incrementar ainda mais a sua atuação socialmente responsável.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão Empresarial. Responsabilidade Socioambiental.

ABSTRACT

Taking into account that companies are able to influence and transform the local social context through small actions that are inserted from the organization's daily life, we know how important these actions are, not only for the environment in which the company is inserted, but for the company itself, for its development in a sustainable way. There must be a balance between the profit and the awareness of these companies as organizations that are also responsible for the development of the environment in which they are located. Thus, this research was carried out with the objective of understanding how companies understand the importance of socio-environmental responsibility, in order to reduce the impact they cause to the environment, a requirement that is increasing every day and being charged by public policies and communities in general. In order to achieve the goals and objectives in a more sustainable way, most companies already have actions that take into account the socio-environmental responsibility, but can further increase their socially responsible performance.

KEY WORDS: Business Management. Social and Environmental Responsibility.

  1. INTRODUÇÃO

No mundo em que vivemos, passamos por constantes mudanças. Em todos os contextos estamos sujeitos a tais transformações, sejam elas no nosso estilo de vida, comportamento, nas nossas relações, nas questões tecnológicas, nos estudos, etc. O mundo tem avançado, e com esses avanços, muitas outras coisas têm sido modificadas. Em consonância com tais mudanças há alterações nas relações sociais entre os seres, que muitas vezes são intermediadas por organizações. Essas organizações, por terem grande influência na sociedade em geral, passam a ser mais cobradas e precisam se tornar cada vez mais responsáveis pelos seus atos.

Independentemente de seu porte ou atividade, as empresas ou organizações são instituições sociais e atuam na realização das demandas da sociedade em que se encontram inseridas. Desta forma, devem agir de maneira a garantir tanto o seu sustento e desenvolvimento quanto o sustento e desenvolvimento desta sociedade e do meio ambiente.

O papel das empresas deve pautar-se não somente na produção de bens e serviços, mas também na preocupação com aspectos sociais e ambientais, que estão atrelados ao público com o qual estão interligados.

A produção exacerbada, a busca por lucros, o capitalismo de maneira geral pode trazer consequências drásticas ao nosso planeta. Quanto maior a empresa, maior o impacto que esta pode causar sobre a natureza e por isso passou-se a ter uma crescente preocupação por amenizar tais impactos.

Segundo Schommer (2008), há bastante riqueza sendo gerada em paralelo à má distribuição de renda e à pobreza. Há bastante exploração da natureza, que tem como consequência a instabilidade das condições de vida no planeta, a inconstância social, a escassez dos recursos naturais, a extinção das espécies, os impactos sociais e econômicos. Tudo isso nos leva à discussão de como as organizações devem colaborar com o bem estar socioambiental.

Com o intuito de analisar como as empresas de um modo geral compreendem a importância da responsabilidade socioambiental para o seu pleno desenvolvimento, esta pesquisa, de caráter bibliográfico, busca embasamento teórico em diversos autores, assim como revistas e artigos a respeito da temática. Com base nas leituras realizadas, será feita uma abordagem a respeito de como a prática da sustentabilidade socioambiental vem sendo tratada pelas organizações no âmbito nacional.

Desta maneira, a problemática a ser abordada nesta pesquisa é a seguinte: Como as empresas compreendem a importância da responsabilidade socioambiental? Como as organizações mais conhecidas nacionalmente buscam garantir a sustentabilidade ambiental, sem perder lucros e a produção necessária para o seu desenvolvimento?

Assim sendo, com base em diversos autores e teorias, compreende-se que para estas empresas ser social e ambientalmente corretos é uma maneira de garantir não só os seus clientes e investidores com o marketing realizado através dessas ações. Mais importante do que isso é a garantia da sobrevivência daqui a alguns anos. Quando uma empresa leva a sério o conceito da sustentabilidade, ela garante não só uma maior credibilidade social, mas uma imagem positiva perante a sociedade. Isso é sabido tanto pela empresa quanto pelos consumidores de seus produtos.

Desta maneira, no decorrer deste artigo vamos analisar como se dá esta busca por uma imagem mais responsável e por práticas sustentáveis por parte de algumas organizações empresariais pesquisadas.

  1. O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL?

A discussão sobre responsabilidade é uma questão coletiva, que envolve desde os indivíduos até as grandes organizações. Além de um conceito, Responsabilidade Socioambiental é uma postura, que pode ser adotada tanto individual como coletivamente, buscando-se práticas que beneficiem a sociedade e o meio ambiente, abrangendo vários aspectos: social, ambiental, cultural, econômico, todos estes interligados. Aqui, trataremos sobre a responsabilidade das empresas, partindo do ponto de visa socioambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com