TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: IMPACTOS QUE O ESTRESSE PODE CAUSAR NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  11/9/2018  •  Artigo  •  4.808 Palavras (20 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 20

GESTÃO DE PESSOAS E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: IMPACTOS QUE O ESTRESSE PODE CAUSAR NO AMBIENTE DE TRABALHO

__________________________________________________

Jôde Vecturine Vieira de Araújo Castro[1]

Marcos Diêgo Feitosa do Nascimento²

Resumo: No desempenho das atribuições do trabalhador no ambiente corporativo, a Gestão de Pessoas possui fator preponderante, com isso, o estresse no trabalho pode ser um empecilho enorme no desenvolvimento dessas atribuições, a pessoa que sofre com esse problema pode afetar não somente o seu desempenho, mas também o dos demais colegas de profissão, contribuindo para a nocividade dentro das instituições. Problemas relacionados ao estresse no trabalho serão analisados, discutidos e apresentados através das funções que a Gestão de Pessoas possui institucionalmente.  O presente artigo apresenta o seguinte problema: quais fatores são de fato motivos para que o desempenho laboral fique prejudicado e entenda-se como estresse no ambiente de trabalho, verificados sobre a égide da Gestão de Pessoas? O objetivo geral dessa pesquisa é investigar a contribuição da Gestão de Pessoas para o combate a esses fatores, identificando-os e apresentando possíveis soluções para o problema em questão. Os objetivos específicos resumem-se em absorver o conhecimento necessário na identificação desses fatores e avaliar os seus impactos e soluções para que o trabalhador possa desenvolver suas atividades de modo mais proativo em consonância com sua vida particular. A metodologia aplicada será a exploratória/descritiva que terá por base a investigação do tema buscando cognição suficiente para descrever os fatores do estresse e seus impactos no ambiente corporativo, em acordo com os fundamentos que a Gestão de Pessoas possui diante de tal situação. A pesquisa foi realizada na seguinte base de dados: https://www.ibccoaching.com.br/;http://www.saudeevida.com.br/;http:www.significados.com.br/estresse/; Biblioteca da Universidade Estadual do Piauí, Biblioteca do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC e Biblioteca da Universidade Federal do Piauí. Essa pesquisa pretende demonstrar que o conhecimento das funções  que a Gestão de Pessoas desenvolve dentro do ambiente corporativo, auxilia no combate a males que podem se apresentar nos trabalhadores (como o estresse), independente de qual função venha desempenhar ou em qual instituição venha prestar serviços, correlacionando elos de intervenção que a Gestão de Pessoas possa apresentar e representar ao que tange soluções de problemas nesse aspecto, construindo pensamento críticos e observadores. Finaliza-se com a percepção imprescindível que a Gestão de Pessoas possui dentro das instituições, avaliando, mensurando e aplicando seus métodos para o bom desempenho das funções entre e dentre o espaço laboral.

Palavras-Chave: Gestão de Pessoas. Estresse. Desempenho laboral. Impactos no ambiente corporativo.

  1. INTRODUÇÃO

O estresse hoje em dia é considerado um acontecimento quase que unânime entre os trabalhadores, pois vivemos em um mundo onde o resultado tem se tornado mais importante e precípuo nas realizações das atividades, sem, com isso, ter a tão desejada preocupação no bem-estar e qualidade de vida daqueles. O acometimento desse mal pode causar danos físicos, mentais e até mesmo financeiros quando correlacionados ao ambiente de trabalho, pois aquele que desempenha suas funções laborais sofrendo desse mal, pode não apenas prejudicar sua saúde como também oferecer problemas imensuráveis nos resultados esperados diante de suas atividades.

Estatísticas recentes de cientistas conferem que 80% das doenças sofridas pelos trabalhadores são originárias do fator emocional, muito desse fato se deve ao estresse que a pressão por resultados no âmbito laboral costuma exigir, ou até mesmo à dificuldade que esses profissionais têm em lidar quando fazem relação entre trabalho e vida particular. Nesse sentido, a Gestão de Pessoas procura intervir para a descoberta das causas que afluem para o estresse dos trabalhadores e, assim, possam realizar estudos que viabilizem soluções para esse mal dentro das instituições.  

Para lidar com situações atuais e as causas para o acometimento do estresse em ambientes corporativos, as instituições depositam em sua Gestão de Pessoas a confiança para que possam fazer análises no intuito de combaterem com eficiência esse fator negativo dentro das instituições, em que pese, aprofundar o conhecimento das realidades de seus trabalhadores, como vivem, como desenvolvem capacidades de lidar com conflitos, intolerâncias, mudanças e adaptações. Tais fatores contribuem para o desenvolvimento de outras atitudes que podem aumentar a nocividade contributiva laboral, como o absenteísmo e as licenças médicas indevidas. Com isso, a gestão de Pessoas busca compreender o estresse e seus efeitos no espaço laborativo.    

O desenvolvimento das atividades organizacionais dar-se através de procedimentos que exigem foco para se atingir os objetivos corporativos. Dito isto, a qualidade de vida no trabalho é fundamental para esse desenvolvimento, onde as atividades possam fluir e acontecer de forma natural e prazerosa, com excelência. A Gestão de Pessoas identifica alguns fatores que podem ser causas para a geração do estresse trabalho, por exemplo: a pressão exagerada por resultados, muito percebida em instituições que visam tão somente os lucros e metas imensuráveis; a competitividade exacerbada gera conflitos e desânimos quando do não alcance; sobrecarga de funções e atividades que afetam o aspecto psicofisiológico; uso inadequado de tecnologia, oferecendo distração e retrabalhos. Nota-se bem que uma dessas causa pode ser consequência de outras, gerando assim um efeito dominó negativo e, por vezes, fatal ao que concerne a carreira do indivíduo.

    O trabalho é digno em todas as suas formas, e dessa maneira deve ser compreendido como algo que dê como retorno algo positivo para nossas vidas. Com esse pensamento, a Gestão de Pessoas deve averiguar as diversas formas que o trabalho possa contrapor às atividades desenvolvidas pelos trabalhadores, organizando as tarefas, identificando conflitos e problemas, solucionando-os. Assim, a Gestão de Pessoas se define como a seção que desenvolve ações prioritárias que visem o bem-estar das pessoas dentro e fora de uma corporação laborativa.

Nesse sentido, essa pesquisa apresenta como problema: quais os fatores que são de fato motivos para que o desempenho laboral fique prejudicado e entenda-se como estresse no ambiente de trabalho, verificados sobre o respaldo da Gestão de Pessoas?  Compreende ser um fator atual dentro das instituições, onde vários pesquisadores já contribuíram e contribuem nessa análise.  Tem-se como objetivo geral, investigar a contribuição que a Gestão de Pessoas pode ter para o combate a esses fatores, identificando-os e apresentando possíveis soluções para o problema em questão, e os objetivos específicos, em absorver o conhecimento necessário na identificação desses fatores e avaliar os seus impactos e soluções para que o trabalhador possa desenvolver suas atividades de modo mais proativo, em consonância com sua vida particular.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com