TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO, O ESTRESSE E SEUS IMPACTOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Por:   •  19/11/2019  •  Tese  •  3.545 Palavras (15 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 15

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO, O ESTRESSE E SEUS IMPACTOS NO AMBIENTE DE TRABALHO

** Nome do aluno

Marcelo Augusto da Silva

** Nome do orientador

Prof.

RESUMO

Este estudo teve como objetivo descrever a importância da Qualidade de Vida no Trabalho numa empresa, o estress e impacto que a falta da mesma causa no ambiente de trabalho e na produtividade do colaborador. Descreve também algumas práticas motivacionais que as empresas estão utilizando cada vez mais, a fim de reverter esse quadro .A qualidade de vida no trabalho reflete de maneira positiva, na comunicação, na confiança entre as pessoas e na imagem da empresa para seus clientes e empregados. A criação de um ambiente de trabalho estimulador, satisfatório e produtivo trará benefícios, tanto para a organização como para seus colaboradores. Um ambiente de trabalho desmotivador faz com que o colaborador leve para a sua casa toda a frustração sentida em seu horário de trabalho. Para o desenvolvimento do trabalho fez-se uma revisão da bibliografia disponível em livros, e sites, o que possibilitou um melhor entendimento do tema em estudo. tendo como base os períodos de 1995-2008. Conclui-se que, as empresas estão cedendo mais espaço às ações que visam à melhora da qualidade de vida no trabalho e redução de estresse, gerando confiança entre os colaboradores e a empresa além de um perceptível aumento da produtividade e redução de custos com a saúde do trabalhador.

Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho. Motivação. Estresse. Comunicação 2


RESUMEN

Este estúdio tuvo como objetivo descrever La importância de La calidad de vida en el trabajo en una empresa, el estrés y el impacto que la falta de la misma causa en el ambiente de trabajo y en la productividad del colaborador. Se describe también algunas prácticas motivacionales que las empresas están utilizando cada vez más para revertir ese cuadro. La calidad de vida en el trabajo refleja de manera positiva, en la comunicación, en la confianza entre las personas y en la imagen de la empresa para sus clientes y empleados . La creación de un ambiente de trabajo estimulador, satisfactorio y productivo traerá beneficios tanto para la organización y para sus colaboradores. Un ambiente de trabajo desmotivador hace que el colaborador lleve a su casa toda la frustración sentida en su horario de trabajo. Para el desarrollo del trabajo se hizo una revisión de la bibliografía disponible en libros, y sitios, lo que posibilitó un mejor entendimiento del tema en estudio, teniendo como base los períodos de 1995-2008. Se concluye que las empresas están cediendo más espacio a las acciones que apuntan a la mejora de la calidad de vida en el trabajo y reducción de estrés, generando confianza entre los colaboradores y la empresa además de un perceptible aumento de la productividad.

Keywords: Calidad de vida en el trabajo. Motivación. Estrés. Comunicación

1. INTRODUÇÃO

O mercado está cada vez mais competitivo e exigente movido pelos avanço da tecnologia e assim faz do trabalhador a verdadeira potência. Motivação e o comprometimento são os combustíveis dessa potência. Muitas empresas com o título de “as melhores em gestão de pessoas” têm se destacado em aumento da produtividade, baseando-se na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), ao inserirem-na em seu planejamento e gerenciamento dos recursos humanos (NISHIMURA, 2008). A qualidade de vida dentro das empresas gera inúmeros benefícios. Exemplificando a redução de custos com a saúde dos trabalhadores é considerável, apresentando diminuição dos níveis de estresse, menor incidência e prevalência de doenças ocupacionais, e isso ainda, associado ao ganho secundário no aumento de 3


Produtividade (ANGELUCI; COPACHESKI; CIESLAK, 2005). Atualmente, muitas empresas têm buscado incorporar programas padronizados de qualidade de vida no trabalho de forma imediatista, sem planejamento e sem os devidos investimentos, obtendo resultados contrários aos esperados. Isto por que não existe um padrão quando se trata de qualidade de vida no trabalho. Cada programa deve ter um direcionamento, pois cada empresa tem o seu diferencial. Deve haver um diagnóstico dos problemas e limitações, assim como dos recursos físicos e humanos, para possível o planejamento e execução das ações. Ainda existem empresas, onde há funcionários bem pagos, mas que são cobrados diariamente e excessivamente pelos seus dirigentes que visam somente o lucro a todo custo, a competitividade, pontualidade a produtividade. Neste tipo de ambiente o estress e as doenças do trabalho são figuras totalmente presentes. Nas condições atuais da economia brasileira, muitos trabalhadores suportam este tipo de ambiente, pois o desemprego também é um gatilho para o estresse.

2. DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO

A pior coisa que pode acontecer a uma empresa é a falta de comunicação entre funcionários e gestores. A empresa precisa se atualizar e implementar meios que ajudem seus funcionários a interagirem. Segundo RODRIGUES (1999), “quando o trabalho é compartilhado, os resultados aparecem mais facilmente, os erros podem ser minimizados, reduzidos e até mesmo eliminados”.

Qualidade de Vida no Trabalho pode ser definida como um programa que tem como base facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades nas organizações, com a idéia básica do fato de que as pessoas produzem mais quando estão satisfeitas e envolvidas com o trabalho. É baseada no princípio de que o compromisso com a qualidade ocorre de forma mais natural nos ambientes em que os colaboradores estão interagindo com as atividades. De acordo com Chiavenato (2008): Qualidade de vida no Trabalho representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com suas atividades dentro da organização.

Na década de 60 o movimento da Qualidade de vida no trabalho foi impulsionado pela conscientização da importância de se buscarem melhores formas de organizar o trabalho a fim de diminuir os efeitos negativos do mesmo na saúde e bem-estar dos trabalhadores. Somente no início da década de 70 que o tema foi introduzido 4


Publicamente, devido à preocupação com a competitividade internacional e o grande sucesso dos programas de produtividade japonesa, centrado nos empregados.

Havia uma tentativa de integração entre os interesses dos empregados e empregadores através de práticas gerenciais capazes que reduziam os conflitos. Outra tentativa era a de causar maior motivação nos empregados, embasando suas filosofias nos trabalhos dos autores da escola de Relações Humanas, como Maslow, Herzberg e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com