TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Trabalho acadêmico: GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.103 Palavras (13 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 13

UNIDERP - ANHANGUERA INTERATIVA

POLO PADRÃO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

ALUNOS:

CAMPO GRANDE MS, 16 DE SETEMBRO DE 2014.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 04

SISTEMA DE PRODUÇÃO .........................................................................................05

EMPRESA VISITADA ..................................................................................................06

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO ................................................07

PREVISÃO DE DEMANDA ........................................................................................08

SISTEMAS ATUALMENTE UTILIZADOS NO PCP .................................................08

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ..........................................................................10

CONCLUSÃO .............................................................................................................. 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..........................................................................13

INTRODUÇÃO

Este desafio irá permitir aos alunos o entendimento dos conceitos e das técnicas de planejamento e controle de projetos, sendo importante o trabalho em grupo para o desenvolvimento do assunto.

Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço.

SISTEMA DE PRODUÇÃO

Sistema de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outputs). Tradicionalmente os sistemas de produção são agrupados em três categorias:

Sistemas de Produção Contínua: Os sistemas de produção contínua, também chamado de fluxo em linha apresentam uma sequência linear para se fizer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa sequencia prevista. Por exemplo, o processo de engarrafamento de uma empresa de bebidas.

Sistemas de Produção Intermitente: A produção é feita em lotes. Terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos. Por exemplo, em metalúrgicas que dividem as operações em etapas e na mesma máquina, faz-se o primeiro processo, para-se a máquina e começa a produção do segundo processo, quando terminado volta-se ao primeiro processo.

Sistema de Produção para Grandes Projetos: Tem-se uma sequencia de tarefas ao longo do tempo, geralmente de longa duração, com pouca ou nenhuma repetitividade. Caracteriza-se por ter um alto custo e dificuldade de gerenciamento nas fases de planejamento e controle.

EMPRESA VISITADA

Abaixo veremos como uma empresa fictícia e a utilização do Sistema de Produção:

Empresa: Usinagem Futura LTDA.

Rua: Joana Roncaglio Bertoldi, 1140, Curitiba, Paraná.

Segmento: Produção de produtos e peças para o setor de indústria e maquinário.

Responsável: Alexsander Vasconcellos – Chefe de produção.

Missão: A Usinagem Futura é uma empresa focada na eficiência de seu serviço, levando ao cliente o melhor produto com urgência e atenção que todos merecem.

Visão: A empresa busca crescer em vendas e superar os mercados onde atua através do desenvolvimento e crescimento de seus negócios.

Valores: Compromisso com o cliente; Oferecer o melhor serviço; Ver os funcionários como um colaborador amigo; Saber tomar decisões e resolver problemas.

Produtos: São produtos para indústria e maquinário.

Publico alvo: Indústria, lojas de materiais de construção, elétricos e hidráulicos.

Demanda:

22.000 peças/mês para cada produto.•.

Previsões de demandas: Através de reuniões entre as equipes comercial, industrial e financeira, onde são discutidas as previsões de demanda do produto para um horizonte de 4 meses.

Aspectos sazonais da demanda:

O mercado apresenta sazonalidade com baixa de demanda no primeiro semestre e alta no segundo semestre com aumento aproximado de 30%. Desta forma, o planejamento de material e produção leva em consideração a sazonalidade para planejar o estoque e disponibilidade de máquina / recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com