TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DO PROJETO

Por:   •  21/4/2019  •  Artigo  •  3.773 Palavras (16 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 16

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DO PROJETO

Francisca Mendonça Martins Almeida

Professor - Tutor Externo João Mario Pinheiro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Administração (ADG 0654) – Prática do Módulo VIII

15/09/2017

RESUMO

As organizações são formadas por pessoas que compartilham de objetivos em comum, e os projetos são empreendimentos temporários que precisam destes indivíduos trabalhando em conjunto para atingirem os resultados esperados. O tema trabalhado aqui foi a gestão dos recursos humanos do projeto, onde aplicou-se a metodologia de pesquisa documental. Como objetivo geral definido: esclarecer a importância do capital humano para a efetividade dos objetivos do projeto que trouxe os objetivos específicos: explanar os pontos a serem observados no planejamento dos recursos humanos do projeto; analisar o desenvolvimento da equipe de projeto e compreender a gestão da equipe do projeto. Onde se pode concluir que as pessoas são a razão de existir das organizações, possuem diferenças que precisam ser trabalhadas para o trabalho em equipe; que o planejamento defini as funções com as respectivas responsabilidades de cada pessoa dentro do projeto a fim de evitar conflitos; que também é preciso desenvolver as competências dos membros da equipe, motivando e utilizando as ferramentas e técnicas adequadas às situações para alcance de uma equipe de alto desempenho; e que o gerenciamento da equipe do projeto é parte significativa prevista no plano da gestão de pessoas, onde o gerente de projeto tem que entender como os recursos humanos são aplicados para evitar incerteza e sobre os projetos futuros.

Palavras-chave: Capital Humano. Equipe do Projeto. Recursos Humanos.

  1. INTRODUÇÃO

Quando falamos em organização, estamos nos referendo também as pessoas que a compõem, pois esta não existe sem os indivíduos que a formam, eles são responsáveis pelas funções que levam ao alcance dos objetivos e metas empresariais. Para montar uma equipe de projetos é preciso cautela, é uma tarefa complexa, pois estamos lidando com seres humanos cada um com suas próprias necessidades, desejos e expectativas. Gerenciar os recursos humanos do projeto não é simples, inclui a execução de diversas tarefas, conhecer as habilidades e competências dos membros da equipe, bem como suas responsabilidades, papéis e como usar este recursos de forma eficiente.

O tema do estudo tem por título, gestão de recursos humanos do projeto a metodologia utilizada neste é a de pesquisa documental, visando à compressão das questões relacionados a este assunto, que nos foi proposto. Para nortear este trabalho temos como objetivo geral esclarecer a importância do capital humano para a efetividade dos objetivos do projeto e como objetivos específicos: explanar os pontos a serem observados no planejamento dos recursos humanos do projeto; analisar o desenvolvimento da equipe de projeto e compreender a gestão da equipe do projeto.

Para desenvolver o tema proposto apresentamos os seguintes tópicos, após esta introdução onde destacamos os objetivos deste trabalho, no segundo tópico mostramos alguns dos aspectos relacionados ao capital humanos e os objetivos do projetos; num terceiro momento falaremos do planejamento do gerenciamento dos recursos humanos; na sequência explanaremos questões do desenvolvimento da equipe do projeto; num quinto tópico tratamos da gestão da equipe do projeto; por ultimo, apresentam-se as considerações finais.

  1. O CAPITAL HUMANO E O OBJETIVO DO PROJETO

As organizações são formadas por pessoas que compartilham de objetivos em comum, por isso é um organismo vivo, formada para atender as necessidades de transformação de matérias-primas em produtos e serviços. Para Giovanela e Beiler (2013, p. 5) “As organizações são, portanto, grupos de pessoas que se unem com um objetivo de transformação de diferentes sistemas, através de recursos, a fim de obter um resultado positivo interno e satisfatório externo”.

A interação das pessoas umas com as outras proporciona a cooperação e alcançar objetivos individuais e coletivos, partindo dessa ideia os projetos são organizações temporárias que visão a produção de um produto ou serviço único. “uma organização somente existe quando: há pessoas capazes de se comunicarem e que estão dispostas a contribuir com ação conjunta, a fim de alcançarem um objetivo comum” (CHIAVENATO, 1999 p. 23).

Por isso as pessoas que compõe o projeto são tão importantes, são elas que fazem acontecer e saber gerenciar esses recursos é o maior fator de sucesso dentro de uma organização. Entender a função e a capacidade de gerar resultados de cada membro da equipe sabendo que estas podem ser tratadas como recursos produtivos e também tratando-as como parceiras na divulgação dos resultados e sobre essa diferença o quadro abaixo nos mostra como faze-la.

 

QUADRO 1: COMPARATIVO ENTRE RECURSO E PARCEIRO

PESSOAS COMO RECURSOS

PESSOAS COMO PARCEIRAS

Empregados isolados nos cargos

Horários rigidamente estabelecidos

Preocupação com normas e regras

Subordinação ao chefe

Fidelidade à organização

Dependência da chefia

Alienação à organização

Ênfase na especialização

Executora de tarefas

Ênfase nas destrezas manuais

Mão-de-obra

Colaboradores agrupados em equipes

Metas negociadas e compartilhadas

Preocupação com resultados

Atendimento e satisfação do cliente

Vinculação à missão e à visão

Interdependência com colegas e equipes

Participação e comprometimento

Ênfase na ética e na responsabilidade

Fornecedores de atividades

Ênfase no conhecimento

Inteligência e talento

FONTE: Chiavenato (2006 apud TRAVASSOS, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com